dc.creator.ID |
ALENCAR, A. F. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2645378814847663 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AMARAL, M. G. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Atualmente os debates academicos e governamentais sobre o sistema escolar e as politicas
educacionais, apontam a gestao escolar como objetivo final para a realizacao e concretizaeao
dos objetivos e metas do sistema educacional, visando proporcionar nesses ambientes
educativos, um espaco de formacao de cidadania e saber constituido pelos seus componentes.
Neste contexto, a presente monografia tem como objetivo principal analisar ate que ponto o
Conselho Escolar contribui ou nao para a demoeratizacao e autonomia tecno-administrativa
da escola, procurando conhecer como sua atuacao influencia ou nao na melhoria da qualidade
do ensino na escola. Alem disso, buscaremos identificar sua repercussao, a nivel do trabalho
pedagogico. Os dados dessa monografia serao embasados por alguns diferentes tipos de
fontes, a primeira delas seria uma pesquisa bibliografica e documental. Alem disso, para o
aprofundamento da discussao foi realizado um estudo de caso e observacoes em sala de aula.
Esta monografia sera dividida em tres partes. Na primeira parte, faremos uma breve
retrospectiva historica dos Conselhos Escolares no processo de constituieao dos sistemas
educacionais brasileiros. Este capitulo contera uma subdivisao onde buscaremos analisar a
atuacao do Conselho de forma contextualizada, ligando-o aos acontecimentos sociais e as
questoes educacionais. Na segunda parte, nos iniciaremos uma discussao sobre o importante
papel dos Conselhos Escolares e o principio constitucional da gestao democratica da
educacao, destacando processos como a participacao, a autonomia, e os processos de escolha
dos dirigentes escolares. No terceiro e ultimo capitulo nos relataremos as experiencias
vivenciadas na escola, desde as primeiras visitas ate o Estagio Supervisionado. A partir dos
resultados desta pesquisa, conclui-se que as dificuldades e obstaculos, evidenciados nos dados
obtidos no questionario, podem e devem ser superados na medida em que os responsaveis por
esse processo se empenhem mais, como foi enfatizado nas falas dos sujeitos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A gestão democrática do ensino: o papel dos conselhos escolares. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2007-05-10 |
|
dc.description.abstract |
Currently academic and governmental debates about the school system and policies
educational goals, point to school management as the ultimate goal for the realization and
of the objectives and goals of the educational system, aiming to provide in these environments
educational activities, a space for the formation of citizenship and knowledge constituted by its components.
In this context, the main objective of this monograph is to analyze the extent to which
School Council contributes or not to demoeratization and techno-administrative autonomy
of the school, seeking to know how its performance influences or not in improving the quality
teaching at school. In addition, we will seek to identify its repercussions, at the level of work
pedagogical. The data of this monograph will be based on some different types of
sources, the first one would be a bibliographic and documentary research. Furthermore, for the
deepening the discussion a case study and classroom observations were carried out.
This monograph will be divided into three parts. In the first part, we will make a brief
historical retrospective of the School Councils in the process of constituting the systems
Brazilian educational institutions. This chapter will contain a subdivision where we will seek to analyze the
the Board's performance in a contextualized way, linking it to social events and the
educational issues. In the second part, we will start a discussion about the important
role of School Councils and the constitutional principle of democratic management of
education, highlighting processes such as participation, autonomy, and choice processes
school leaders. In the third and last chapter we will report on the experiences
experienced at school, from the first visits to the Supervised Internship. Starting from
results of this research, it is concluded that the difficulties and obstacles, evidenced in the data
obtained in the questionnaire, can and must be overcome to the extent that those responsible for
this process to be more committed, as was emphasized in the subjects' statements. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13185 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-07T22:09:34Z |
|
dc.date.available |
2020-07-07 |
|
dc.date.available |
2020-07-07T22:09:34Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Conselho escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão democrática |
pt_BR |
dc.subject |
School management |
pt_BR |
dc.subject |
child education |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.subject |
School board |
pt_BR |
dc.subject |
Democratic management |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALENCAR, Adriana Fernandes Silva de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Democratic teaching management: the role of school councils. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALENCAR, Adriana Fernandes Silva de. A gestão democrática do ensino: o papel dos conselhos escolares. 2007. 62f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2007. |
pt_BR |