DSpace/Manakin Repository

A gestão democrática do ensino: o papel dos conselhos escolares.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALENCAR, A. F. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2645378814847663 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.advisor1ID AMARAL, M. G. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 pt_BR
dc.description.resumo Atualmente os debates academicos e governamentais sobre o sistema escolar e as politicas educacionais, apontam a gestao escolar como objetivo final para a realizacao e concretizaeao dos objetivos e metas do sistema educacional, visando proporcionar nesses ambientes educativos, um espaco de formacao de cidadania e saber constituido pelos seus componentes. Neste contexto, a presente monografia tem como objetivo principal analisar ate que ponto o Conselho Escolar contribui ou nao para a demoeratizacao e autonomia tecno-administrativa da escola, procurando conhecer como sua atuacao influencia ou nao na melhoria da qualidade do ensino na escola. Alem disso, buscaremos identificar sua repercussao, a nivel do trabalho pedagogico. Os dados dessa monografia serao embasados por alguns diferentes tipos de fontes, a primeira delas seria uma pesquisa bibliografica e documental. Alem disso, para o aprofundamento da discussao foi realizado um estudo de caso e observacoes em sala de aula. Esta monografia sera dividida em tres partes. Na primeira parte, faremos uma breve retrospectiva historica dos Conselhos Escolares no processo de constituieao dos sistemas educacionais brasileiros. Este capitulo contera uma subdivisao onde buscaremos analisar a atuacao do Conselho de forma contextualizada, ligando-o aos acontecimentos sociais e as questoes educacionais. Na segunda parte, nos iniciaremos uma discussao sobre o importante papel dos Conselhos Escolares e o principio constitucional da gestao democratica da educacao, destacando processos como a participacao, a autonomia, e os processos de escolha dos dirigentes escolares. No terceiro e ultimo capitulo nos relataremos as experiencias vivenciadas na escola, desde as primeiras visitas ate o Estagio Supervisionado. A partir dos resultados desta pesquisa, conclui-se que as dificuldades e obstaculos, evidenciados nos dados obtidos no questionario, podem e devem ser superados na medida em que os responsaveis por esse processo se empenhem mais, como foi enfatizado nas falas dos sujeitos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A gestão democrática do ensino: o papel dos conselhos escolares. pt_BR
dc.date.issued 2007-05-10
dc.description.abstract Currently academic and governmental debates about the school system and policies educational goals, point to school management as the ultimate goal for the realization and of the objectives and goals of the educational system, aiming to provide in these environments educational activities, a space for the formation of citizenship and knowledge constituted by its components. In this context, the main objective of this monograph is to analyze the extent to which School Council contributes or not to demoeratization and techno-administrative autonomy of the school, seeking to know how its performance influences or not in improving the quality teaching at school. In addition, we will seek to identify its repercussions, at the level of work pedagogical. The data of this monograph will be based on some different types of sources, the first one would be a bibliographic and documentary research. Furthermore, for the deepening the discussion a case study and classroom observations were carried out. This monograph will be divided into three parts. In the first part, we will make a brief historical retrospective of the School Councils in the process of constituting the systems Brazilian educational institutions. This chapter will contain a subdivision where we will seek to analyze the the Board's performance in a contextualized way, linking it to social events and the educational issues. In the second part, we will start a discussion about the important role of School Councils and the constitutional principle of democratic management of education, highlighting processes such as participation, autonomy, and choice processes school leaders. In the third and last chapter we will report on the experiences experienced at school, from the first visits to the Supervised Internship. Starting from results of this research, it is concluded that the difficulties and obstacles, evidenced in the data obtained in the questionnaire, can and must be overcome to the extent that those responsible for this process to be more committed, as was emphasized in the subjects' statements. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13185
dc.date.accessioned 2020-07-07T22:09:34Z
dc.date.available 2020-07-07
dc.date.available 2020-07-07T22:09:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Conselho escolar pt_BR
dc.subject Gestão democrática pt_BR
dc.subject School management pt_BR
dc.subject child education pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject School board pt_BR
dc.subject Democratic management pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALENCAR, Adriana Fernandes Silva de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Democratic teaching management: the role of school councils. pt_BR
dc.identifier.citation ALENCAR, Adriana Fernandes Silva de. A gestão democrática do ensino: o papel dos conselhos escolares. 2007. 62f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2007. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta