DSpace/Manakin Repository

Leitura: uma complexa atividade de aprendizagem.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GOMES, M. J. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, M. J. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 pt_BR
dc.description.resumo Este estudo desenvolvido na E. E. E. I. E. F. Cônego Manoel Jácome, localizada na cidade de São João do Rio do Peixe - PB, tem como escopo mostrar a relevância da leitura no desenvolvimento intelectual dos indivíduos, dando enfase a sua influencia na aprendizagem dos alunos. Partiu-se do pressuposto de que os conceitos de leitura, geralmente difundidos na escola, restringem o papel desta atividade na vida dos alunos, fazendo com que surjam muitos obstáculos para o pleno desenvolvimento de suas capacidades intelectuais. Com o objetivo de fornecer um conceito amplo de leitura e de modificar as praticas de leitura desmotivadoras, dentro e fora da escola. O presente estudo pretende indicar quais as metodologias, atividades e materiais que proporcionam uma péssima visão sobre leitura e que acabam prejudicando a vida dos indivíduos. Para isso, utilizou-se da pesquisa de campo e da analise quantitativa e qualitativa de dados, assim como também da revisão bibliográfica de autores como Foucambert, Martins, Zilberman e muitos outros. Primeiro, realizou-se um apanhado sobre diversos aspectos da atividade de leitura, a fim de apresentar a leitura como fundamento do conhecimento, e em seguida, foram averiguados os dados colhidos através de questionários e observações, e feita uma analise dos seus resultados. Ao final, é possível entender que uma visão mais ampla sobre a atividade de leitura pode ajudar os indivíduos a desenvolver suas potencialidades intelectuais e que, portanto, esta atividade, merece uma atenção especial por parte de educadores e alunos, que precisam compreender que apesar de complexa, esta atividade e indispensável para quem anseia uma educação de qualidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Leitura: uma complexa atividade de aprendizagem. pt_BR
dc.date.issued 2008-04-05
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13186
dc.date.accessioned 2020-07-08T09:57:43Z
dc.date.available 2020-07-08
dc.date.available 2020-07-08T09:57:43Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura - metodologia de ensino pt_BR
dc.subject Prática de leitura pt_BR
dc.subject Aprendizagem de leitura pt_BR
dc.subject Reading - teaching methodology pt_BR
dc.subject Reading practice pt_BR
dc.subject Learning to read pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOMES, Maria José Lourenço.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading: a complex learning activity. pt_BR
dc.identifier.citation GOMES, Maria José Lourenço. Leitura: uma complexa atividade de aprendizagem. 2008. 73f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta