dc.creator.ID |
GOMES, M. J. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, M. J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este estudo desenvolvido na E. E. E. I. E. F. Cônego Manoel Jácome, localizada na cidade de São João do Rio do Peixe - PB, tem como escopo mostrar a relevância da leitura no desenvolvimento intelectual dos indivíduos, dando enfase a sua influencia na aprendizagem dos alunos. Partiu-se do pressuposto de que os conceitos de leitura, geralmente difundidos na escola, restringem o papel desta atividade na vida dos alunos, fazendo com que surjam muitos obstáculos para o pleno desenvolvimento de suas capacidades intelectuais. Com o objetivo de fornecer um conceito amplo de leitura e de modificar as praticas de leitura desmotivadoras, dentro e fora da escola. O presente estudo pretende indicar quais as metodologias, atividades e materiais que proporcionam uma péssima visão sobre leitura e que acabam prejudicando a
vida dos indivíduos. Para isso, utilizou-se da pesquisa de campo e da analise quantitativa e qualitativa de dados, assim como também da revisão bibliográfica de autores como
Foucambert, Martins, Zilberman e muitos outros. Primeiro, realizou-se um apanhado sobre
diversos aspectos da atividade de leitura, a fim de apresentar a leitura como fundamento do conhecimento, e em seguida, foram averiguados os dados colhidos através de questionários e
observações, e feita uma analise dos seus resultados. Ao final, é possível entender que uma visão mais ampla sobre a atividade de leitura pode ajudar os indivíduos a desenvolver suas potencialidades intelectuais e que, portanto, esta atividade, merece uma atenção especial por
parte de educadores e alunos, que precisam compreender que apesar de complexa, esta
atividade e indispensável para quem anseia uma educação de qualidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Leitura: uma complexa atividade de aprendizagem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008-04-05 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13186 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-08T09:57:43Z |
|
dc.date.available |
2020-07-08 |
|
dc.date.available |
2020-07-08T09:57:43Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura - metodologia de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Reading - teaching methodology |
pt_BR |
dc.subject |
Reading practice |
pt_BR |
dc.subject |
Learning to read |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GOMES, Maria José Lourenço. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading: a complex learning activity. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GOMES, Maria José Lourenço. Leitura: uma complexa atividade de aprendizagem. 2008. 73f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. |
pt_BR |