DSpace/Manakin Repository

Avaliação no processo de ensino e aprendizagem: implicações e possibilidades no cotidiano da escola.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, M. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.advisor1ID CAMPOS, M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/709435374248625 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho consiste numa investigação teórica e de campo realizada na escola pública do Ensino Fundamental Rômulo Pires, na cidade de Sousa - PB. A partir deste trabalho, objetivamos compreender e refletir sobre as praticas avaliativas docentes, no intuito de contribuir para o alcance dos objetivos do trabalho pedagógico na escola, na busca pela melhor qualidade da Educação. A primeira parte do nosso trabalho destaca os principais pensamentos de alguns teóricos a respeito do tema: Avaliação escolar, destacando suas diferentes posições acerta do assunto. Os subtítulos estão divididos em: Concepções de avaliação; função pedagógico-didática; funções de controle e caracterização da avaliação. Na segunda parte, relatamos sobre as experiencias do estagio, a aplicação dos questionários aos professores da escola, bem como seus posicionamentos referentes a avaliação escolar e suas praticas avaliativas. Destacamos as metodologias utilizadas em cada encontro, que se deu a partir de um planejamento sobre os textos a serem discutidos junto aos professores da referida escola, cujos textos nos subsidiaram na compreensão geral a respeito do tema em questão. Diante da postura dos professores da escola, conseguimos realizar este trabalho de pesquisa mediante o esforço de compreender melhor as questões envolvidas no processo de avaliação escolar. Por fim, apresentamos nossas considerações finais acerca do estudo realizado, que caracterizam os pontos principais e relevantes da investigação de campo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Avaliação no processo de ensino e aprendizagem: implicações e possibilidades no cotidiano da escola. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13187
dc.date.accessioned 2020-07-08T10:09:25Z
dc.date.available 2020-07-08
dc.date.available 2020-07-08T10:09:25Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Avaliação escolar pt_BR
dc.subject Prática avaliativa docente pt_BR
dc.subject Docentes - prática pedagógica pt_BR
dc.subject Trabalho pedagógico pt_BR
dc.subject School evaluation pt_BR
dc.subject Teaching evaluative practice pt_BR
dc.subject Teachers - pedagogical practice pt_BR
dc.subject Pedagogical work pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Maria Teodoro de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Evaluation in the teaching and learning process: implications and possibilities in the daily life of the school. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Maria Teodoro de. Avaliação no processo de ensino e aprendizagem: implicações e possibilidades no cotidiano da escola. 2008. 30f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta