dc.creator.ID |
OLIVEIRA, M. T. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CAMPOS, Maria de Lourdes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CAMPOS, M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/709435374248625 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho consiste numa investigação teórica e de campo realizada na
escola pública do Ensino Fundamental Rômulo Pires, na cidade de Sousa - PB. A partir
deste trabalho, objetivamos compreender e refletir sobre as praticas avaliativas
docentes, no intuito de contribuir para o alcance dos objetivos do trabalho pedagógico
na escola, na busca pela melhor qualidade da Educação. A primeira parte do nosso
trabalho destaca os principais pensamentos de alguns teóricos a respeito do tema:
Avaliação escolar, destacando suas diferentes posições acerta do assunto. Os subtítulos
estão divididos em: Concepções de avaliação; função pedagógico-didática; funções de
controle e caracterização da avaliação. Na segunda parte, relatamos sobre as
experiencias do estagio, a aplicação dos questionários aos professores da escola, bem
como seus posicionamentos referentes a avaliação escolar e suas praticas avaliativas.
Destacamos as metodologias utilizadas em cada encontro, que se deu a partir de um
planejamento sobre os textos a serem discutidos junto aos professores da referida
escola, cujos textos nos subsidiaram na compreensão geral a respeito do tema em
questão. Diante da postura dos professores da escola, conseguimos realizar este trabalho
de pesquisa mediante o esforço de compreender melhor as questões envolvidas no
processo de avaliação escolar. Por fim, apresentamos nossas considerações finais acerca
do estudo realizado, que caracterizam os pontos principais e relevantes da investigação
de campo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação no processo de ensino e aprendizagem: implicações e possibilidades no cotidiano da escola. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13187 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-08T10:09:25Z |
|
dc.date.available |
2020-07-08 |
|
dc.date.available |
2020-07-08T10:09:25Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Prática avaliativa docente |
pt_BR |
dc.subject |
Docentes - prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho pedagógico |
pt_BR |
dc.subject |
School evaluation |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching evaluative practice |
pt_BR |
dc.subject |
Teachers - pedagogical practice |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical work |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Maria Teodoro de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Evaluation in the teaching and learning process: implications and possibilities in the daily life of the school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Maria Teodoro de. Avaliação no processo de ensino e aprendizagem: implicações e possibilidades no cotidiano da escola. 2008. 30f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. |
pt_BR |