DSpace/Manakin Repository

O processo da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva sócio - construtivista.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES, M. V. D. V. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, M. J. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 pt_BR
dc.description.resumo Nos últimos tempos, o processo da leitura tem sido motivo de muitas especulações tendo em vista que o domínio da leitura concerne num importante passo para que o individuo possa viver plenamente no mundo letrado. O objetivo principal deste estudo e expor e percorrer o processo da leitura os anos iniciais do ensino fundamental, dando um norte aos docentes que trabalham nestes anos para que haja uma compreensão do que ocorre com os alunos em desenvolverem essa habilidade. A partir dessa compreensão enseja a discussão sobre a viabilidade de meios que possam superar tais dificuldades, contribuindo dessa forma para a transformação da ação dos docentes perante o interesse de enfatizar a aprendizagem da leitura, levando-os a reconhecer a importância do ato de ler. Este estudo norteia ainda para a nova pedagogia da leitura que ressalta a leitura espontânea, com leituras desafiadoras que levem os alunos a construírem hipóteses, construindo dessa forma seu próprio conhecimento e o professor um mediador nesta construção. Exterminando das escolas, aquela leitura silabada do método tradicional que proporcionava aos alunos a simplesmente repetir o que o professor transmitia. A leitura deixa de ser vista como mera decodificação mecânica de palavras e passa a ser conhecida como um processo amplo de ação-reflexão, que desenvolva a capacidade cognitiva dos educandos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title O processo da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva sócio - construtivista. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13188
dc.date.accessioned 2020-07-08T10:28:02Z
dc.date.available 2020-07-08
dc.date.available 2020-07-08T10:28:02Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Processo de leitura - séries iniciais pt_BR
dc.subject Aprendizagem de leitura pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Reading process - initial series pt_BR
dc.subject Learning to read pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Maria Verônica Duarte Vital.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The reading process in the early years of elementary school: a socio - constructivist perspective. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Maria Verônica Duarte Vital. O processo da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva sócio - construtivista. 2008. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta