dc.creator.ID |
ALVES, M. V. D. V. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, M. J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Nos últimos tempos, o processo da leitura tem sido motivo de muitas especulações
tendo em vista que o domínio da leitura concerne num importante passo para que o
individuo possa viver plenamente no mundo letrado. O objetivo principal deste estudo e
expor e percorrer o processo da leitura os anos iniciais do ensino fundamental, dando
um norte aos docentes que trabalham nestes anos para que haja uma compreensão do
que ocorre com os alunos em desenvolverem essa habilidade. A partir dessa
compreensão enseja a discussão sobre a viabilidade de meios que possam superar tais
dificuldades, contribuindo dessa forma para a transformação da ação dos docentes
perante o interesse de enfatizar a aprendizagem da leitura, levando-os a reconhecer a
importância do ato de ler. Este estudo norteia ainda para a nova pedagogia da leitura que
ressalta a leitura espontânea, com leituras desafiadoras que levem os alunos a
construírem hipóteses, construindo dessa forma seu próprio conhecimento e o professor
um mediador nesta construção. Exterminando das escolas, aquela leitura silabada do
método tradicional que proporcionava aos alunos a simplesmente repetir o que o
professor transmitia. A leitura deixa de ser vista como mera decodificação mecânica de
palavras e passa a ser conhecida como um processo amplo de ação-reflexão, que
desenvolva a capacidade cognitiva dos educandos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
O processo da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva sócio - construtivista. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13188 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-08T10:28:02Z |
|
dc.date.available |
2020-07-08 |
|
dc.date.available |
2020-07-08T10:28:02Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Processo de leitura - séries iniciais |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.subject |
Reading process - initial series |
pt_BR |
dc.subject |
Learning to read |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES, Maria Verônica Duarte Vital. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The reading process in the early years of elementary school: a socio - constructivist perspective. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALVES, Maria Verônica Duarte Vital. O processo da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva sócio - construtivista. 2008. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. |
pt_BR |