Mostrar registro simples

dc.creator.ID FRANÇA, R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5935596024133593 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, M. J. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 pt_BR
dc.description.resumo Este estudo visou analisar as questões envolvidas nas atividades em sala de aula utilizando o jogo de Xadrez como instrumento pedagógico, tendo em vista identificar de que forma essa pratica vem a proporcionar o desenvolvimento intelectual do educando, bem como a interdisciplinaridade. Para essa analise, fez-se necessário o envolvimento de sujeitos com idade escolar de 9 a 12 anos, do 5° ano da escola escolhida para sua realização. A metodologia usada, para isso foi um estudo de caso, na perspectiva da pesquisa qualitativa, cuja a observação da atuação dos sujeitos envolvidos e uso de entrevistas com estes, veio a proporcionar subsídios de significativa valia para essa analise. Para o embasamento desse trabalho foi feito um aparato metodológico baseado na teoria piagetiana, tomando como referencias estudos realizados por profissionais e teóricos da educação no Brasil, bem como publicações da imprensa acerca de experiencias com o jogo nas escolas desse pais. Os resultados dessa pesquisa, parecem indicar que o uso do Xadrez como instrumento pedagógico pode viabilizar o aprimoramento da capacidade cognitiva dos sujeitos envolvidos, alem de oferecer condições para facilitar suas formas de estudar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title O jogo de xadrez como instrumento pedagógico. pt_BR
dc.date.issued 2008-04-05
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13190
dc.date.accessioned 2020-07-08T10:45:33Z
dc.date.available 2020-07-08
dc.date.available 2020-07-08T10:45:33Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Jogo de xadrez pt_BR
dc.subject Instrumento pedagógico pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Teoria Piagetiana pt_BR
dc.subject Xadrez e a escola pt_BR
dc.subject Playfulness pt_BR
dc.subject Chess game pt_BR
dc.subject Pedagogical tool pt_BR
dc.subject Interdisciplinarity pt_BR
dc.subject Piagetian theory pt_BR
dc.subject Chess and the school pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FRANÇA, Rejaneide de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The game of chess as a pedagogical tool. pt_BR
dc.identifier.citation FRANÇA, Rejaneide de. O jogo de xadrez como instrumento pedagógico. 2008. 35f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta