dc.creator.ID |
FRANÇA, R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5935596024133593 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, M. J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este estudo visou analisar as questões envolvidas nas atividades em sala de aula utilizando o jogo de Xadrez como instrumento pedagógico, tendo em vista identificar de que forma essa pratica vem a proporcionar o desenvolvimento intelectual do educando, bem como a interdisciplinaridade. Para essa analise, fez-se necessário o envolvimento de sujeitos com idade escolar de 9 a 12 anos, do 5° ano da escola escolhida para sua realização. A metodologia
usada, para isso foi um estudo de caso, na perspectiva da pesquisa qualitativa, cuja a
observação da atuação dos sujeitos envolvidos e uso de entrevistas com estes, veio a
proporcionar subsídios de significativa valia para essa analise. Para o embasamento desse
trabalho foi feito um aparato metodológico baseado na teoria piagetiana, tomando como
referencias estudos realizados por profissionais e teóricos da educação no Brasil, bem como publicações da imprensa acerca de experiencias com o jogo nas escolas desse pais. Os resultados dessa pesquisa, parecem indicar que o uso do Xadrez como instrumento pedagógico pode viabilizar o aprimoramento da capacidade cognitiva dos sujeitos envolvidos, alem de oferecer condições para facilitar suas formas de estudar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
O jogo de xadrez como instrumento pedagógico. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008-04-05 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13190 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-08T10:45:33Z |
|
dc.date.available |
2020-07-08 |
|
dc.date.available |
2020-07-08T10:45:33Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ludicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Jogo de xadrez |
pt_BR |
dc.subject |
Instrumento pedagógico |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinaridade |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria Piagetiana |
pt_BR |
dc.subject |
Xadrez e a escola |
pt_BR |
dc.subject |
Playfulness |
pt_BR |
dc.subject |
Chess game |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical tool |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinarity |
pt_BR |
dc.subject |
Piagetian theory |
pt_BR |
dc.subject |
Chess and the school |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FRANÇA, Rejaneide de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The game of chess as a pedagogical tool. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FRANÇA, Rejaneide de. O jogo de xadrez como instrumento pedagógico. 2008. 35f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. |
pt_BR |