dc.creator.ID |
CAVALCANTE, Z. A. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CAMPOS, Maria de Lourdes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CAMPOS, M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/709435374248625 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O estudo da temática, Leitura na Escola: ressignificando a pratica educativa, foi
desenvolvido na Escola "Joaquina Amelia de Sá" em Aparecida-PB, com o objetivo de
analisar o processo de leitura e os fatores que dificultam o desenvolvimento do ensino da
leitura. Para realização do estudo optamos por uma pesquisa de caráter exploratório,
objetivando uma primeira aproximação com o tema. Utilizamos como instrumento de coleta de dados o questionário com questões objetivas e subjetivas. Observa-se que as dificuldades
de leitura dos alunos vem sendo detectadas desde muitas décadas, e a cada dia percebe-se o quanto e difícil preparar alunos leitores. O estudo aponta que os principais entraves do processo de leitura se dar pela falta de interesse do aluno, pouco incentivo da família, estrategias inadequadas de leituras que não atraem a atenção do aluno, poucos recursos
didáticos e a falta de planejamento adequado para superarem estas dificuldades. Esta
realidade exige que os educadores não devam camuflar uma problemática tao seria, mas
traçar metas que venham estimular e despertar no aluno o prazer e o gosto pela leitura. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Leitura na escola: ressignificando a prática educativa. |
|
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13193 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-08T11:16:43Z |
|
dc.date.available |
2020-07-08 |
|
dc.date.available |
2020-07-08T11:16:43Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Formação do leitor |
pt_BR |
dc.subject |
Cidadania |
pt_BR |
dc.subject |
Reading teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Reader training |
pt_BR |
dc.subject |
Citizenship |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CAVALCANTE, Zuleide Alves Galvão. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading and school: giving a new meaning to educational practice. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CAVALCANTE, Zuleide Alves Galvão. Leitura e escola: ressignificando a prática educativa. 2008. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. |
pt_BR |