DSpace/Manakin Repository

Leitura na escola: ressignificando a prática educativa.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CAVALCANTE, Z. A. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.advisor1ID CAMPOS, M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/709435374248625 pt_BR
dc.description.resumo O estudo da temática, Leitura na Escola: ressignificando a pratica educativa, foi desenvolvido na Escola "Joaquina Amelia de Sá" em Aparecida-PB, com o objetivo de analisar o processo de leitura e os fatores que dificultam o desenvolvimento do ensino da leitura. Para realização do estudo optamos por uma pesquisa de caráter exploratório, objetivando uma primeira aproximação com o tema. Utilizamos como instrumento de coleta de dados o questionário com questões objetivas e subjetivas. Observa-se que as dificuldades de leitura dos alunos vem sendo detectadas desde muitas décadas, e a cada dia percebe-se o quanto e difícil preparar alunos leitores. O estudo aponta que os principais entraves do processo de leitura se dar pela falta de interesse do aluno, pouco incentivo da família, estrategias inadequadas de leituras que não atraem a atenção do aluno, poucos recursos didáticos e a falta de planejamento adequado para superarem estas dificuldades. Esta realidade exige que os educadores não devam camuflar uma problemática tao seria, mas traçar metas que venham estimular e despertar no aluno o prazer e o gosto pela leitura. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Leitura na escola: ressignificando a prática educativa.
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13193
dc.date.accessioned 2020-07-08T11:16:43Z
dc.date.available 2020-07-08
dc.date.available 2020-07-08T11:16:43Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de leitura pt_BR
dc.subject Formação do leitor pt_BR
dc.subject Cidadania pt_BR
dc.subject Reading teaching pt_BR
dc.subject Reader training pt_BR
dc.subject Citizenship pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAVALCANTE, Zuleide Alves Galvão.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading and school: giving a new meaning to educational practice. pt_BR
dc.identifier.citation CAVALCANTE, Zuleide Alves Galvão. Leitura e escola: ressignificando a prática educativa. 2008. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta