dc.creator.ID |
MOREIRA, M. A. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
TORRES, Antônia Lis de Maria Martins. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
TORRES, A. L. M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0290068964313599 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
CAMPOS, Maria de Lourdes |
|
dc.contributor.advisor2ID |
CAMPOS, M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/709435374248625 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A temática "Redimensionando o Processo da Leitura e da Escrita na Escola
Municipal de Ensino Fundamental Antonio Alves de Farias" aborda informações
sobre as praticas pedagógicas dos docentes e discentes em relação a leitura e
escrita, e como a mesma precisa ser trabalhada nas series iniciais do ensino
fundamental da Escola Municipal Antonio Alves de Farias, na cidade de Baixio -
Ceara, com o objetivo analisar a importância da diversidade metodológica na pratica
da leitura em sala de aula, visando compreender a relevância desse tema nos dias
atuais na vida das pessoas. Dessa forma, nosso trabalho e fundamentado
teoricamente na visão de vários autores, como Freire, Foucambert, Martins, Ferreiro,
Zilberman, dentre outros que defendem a leitura e a escrita como um dos
mecanismos que auxiliam na aquisição do conhecimento e na formação de cidadãos
críticos. Os dados foram coletados através de questionário como forma melhor
compreender a atuação dos docentes em sala de aula e assim analisar o
desempenho dos discentes. Observamos que os professores ainda enfrentam
dificuldades para trabalhar a temática em questão, porque hoje existem vários
fatores que interferem no desenvolvimento desse processo, como a mídia, locadoras
e ate mesmo a família que na maioria das vezes não favorece o exercício dessa
pratica. Portanto, este estudo possibilitou a nossa compreensão em relação ao
desempenho do aluno, que esta diretamente relacionado com o meio em que este
educando esteja inserido. Desse modo, cabe a nos educadores desenvolvermos
uma pratica pedagógica que mobilize a sociedade "demonstrando que e possível
mudar". Freire (1996; p. 112). |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Redimensionando o processo da leitura e da escrita na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Alves Farias. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008-04-03 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13194 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-08T14:19:04Z |
|
dc.date.available |
2020-07-08 |
|
dc.date.available |
2020-07-08T14:19:04Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura e escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Escola e leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
Reading and writing |
pt_BR |
dc.subject |
School and reading |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MOREIRA, Maria Aparecida Gomes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Resizing the reading and writing process at the Antônio Alves Farias Municipal Elementary School. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MOREIRA, Maria Aparecida Gomes. Redimensionando o processo da leitura e da escrita na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Alves Farias. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. |
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