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Redimensionando o processo da leitura e da escrita na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Alves Farias.

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dc.creator.ID MOREIRA, M. A. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1 TORRES, Antônia Lis de Maria Martins.
dc.contributor.advisor1ID TORRES, A. L. M. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0290068964313599 pt_BR
dc.contributor.advisor2 CAMPOS, Maria de Lourdes
dc.contributor.advisor2ID CAMPOS, M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/709435374248625 pt_BR
dc.description.resumo A temática "Redimensionando o Processo da Leitura e da Escrita na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Alves de Farias" aborda informações sobre as praticas pedagógicas dos docentes e discentes em relação a leitura e escrita, e como a mesma precisa ser trabalhada nas series iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal Antonio Alves de Farias, na cidade de Baixio - Ceara, com o objetivo analisar a importância da diversidade metodológica na pratica da leitura em sala de aula, visando compreender a relevância desse tema nos dias atuais na vida das pessoas. Dessa forma, nosso trabalho e fundamentado teoricamente na visão de vários autores, como Freire, Foucambert, Martins, Ferreiro, Zilberman, dentre outros que defendem a leitura e a escrita como um dos mecanismos que auxiliam na aquisição do conhecimento e na formação de cidadãos críticos. Os dados foram coletados através de questionário como forma melhor compreender a atuação dos docentes em sala de aula e assim analisar o desempenho dos discentes. Observamos que os professores ainda enfrentam dificuldades para trabalhar a temática em questão, porque hoje existem vários fatores que interferem no desenvolvimento desse processo, como a mídia, locadoras e ate mesmo a família que na maioria das vezes não favorece o exercício dessa pratica. Portanto, este estudo possibilitou a nossa compreensão em relação ao desempenho do aluno, que esta diretamente relacionado com o meio em que este educando esteja inserido. Desse modo, cabe a nos educadores desenvolvermos uma pratica pedagógica que mobilize a sociedade "demonstrando que e possível mudar". Freire (1996; p. 112). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Redimensionando o processo da leitura e da escrita na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Alves Farias. pt_BR
dc.date.issued 2008-04-03
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13194
dc.date.accessioned 2020-07-08T14:19:04Z
dc.date.available 2020-07-08
dc.date.available 2020-07-08T14:19:04Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura e escrita pt_BR
dc.subject Escola e leitura pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Reading and writing pt_BR
dc.subject School and reading pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MOREIRA, Maria Aparecida Gomes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Resizing the reading and writing process at the Antônio Alves Farias Municipal Elementary School. pt_BR
dc.identifier.citation MOREIRA, Maria Aparecida Gomes. Redimensionando o processo da leitura e da escrita na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Alves Farias. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. pt_BR


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