dc.creator.ID |
SILVA, R. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CAMPOS, Maria de Lourdes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CAMPOS, M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/709435374248625 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A importância do tema leitura e escrita na vida do homem da sociedade capitalista vigente
suscitam inúmeras discussões. Estas discussões foram analisadas e reconhecidas através da
pratica educativa que teve lugar na escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental
Costa e Silva, Cajazeiras - PB. Com o objetivo de analisar a deficiência do ato de ler e
escrever na l a serie do ensino fundamental, estas discussões se fazem objeto de estudo deste
trabalho, que certamente contribuirá para conscientizar o profissional em educação, da
necessidade de redimensionar os procedimentos metodológicos que envolvem a construção
deste saber. Neste estudo, priorizou-se como fundamentação teórica, vários estudiosos do
tema, tais como: Paulo Freire, Maria Helena Martins, Ana Teberosky e Teresa Colomer,
Emilia Ferreiro. Nukacia Almeida, Aurea Zavan e Luis Carlos Cagliari. Para a realização
desta pesquisa, optamos pela utilização do questionário como instrumento de coleta de dados.
As perguntas inseridas neste instrumento de pesquisa, voltaram-se para a compreensão dos
procedimentos utilizados pelos educadores no sentido de tornar eficaz o processo do ensino aprendizagem
do ato de ler e escrever. Os resultados, mostram a deficiência e a necessidade
urgente de que sejam tomadas medidas eficazes no sentido de superar as dificuldades que
permeiam este aprendizado. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
O Processo de construção da leitura e da escrita na escola. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13200 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-08T16:11:38Z |
|
dc.date.available |
2020-07-08 |
|
dc.date.available |
2020-07-08T16:11:38Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura e escrita- ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Ler- dificuldades |
pt_BR |
dc.subject |
Escrever- dificuldades |
pt_BR |
dc.subject |
Prática educativa- leitura e escritas |
pt_BR |
dc.subject |
Reading and writing - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Read- difficulties |
pt_BR |
dc.subject |
Writing difficulties |
pt_BR |
dc.subject |
Educational practice - reading and writing |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Roseane Braga da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The process of building reading and writing at school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Roseane Braga da. O Processo de construção da leitura e da escrita na escola. 49f.
Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
pt_BR |