dc.creator.ID |
ARAÚJO, R. A. T. |
pt_BR |
dc.creator.ID |
XAVIER, M. S. F. |
|
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, M. J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho tem por tema: Avaliação da aprendizagem: um processo diagnostico. Partindo da compreensão de que a avaliação e processo complexo, ou seja, um problema que aflige tanto os professores quantos aos alunos, portanto requer preparo para lidar com ele, visto que, a escola utiliza-se deste processo para verificar a eficacia do ensino aprendizagem, enfrentando os desafios na busca por melhores formas de avaliar seus alunos. Nessa perspectiva e que sentimos a necessidade de aprofundarmos o estudo a cerca
dessa temática para tanto escolhermos a Escola Normal Estadual Ministro Jose Américo de Almeida na cidade de São João do Rio do Peixe - PB. Com oito professores de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental que responderam o questionário. Os dados foram obtidos através de entrevistas, observação e regência. Nos capítulos I e II fazemos uma revisão bibliográfica das obras mais importantes sobre o ato de avaliar que e essencial na construção do estudo. Esta revisão foi complementada por um estudo de caso sobre a
avaliação na escola. No capitulo III consta a analise dos dados da pesquisa realizada. A analise de dados tem como finalidade descobrir o que e realmente relevante para uma tomada de decisões e serve também para mostrar para qual problema, e qual realidade
devem-se direcionar os objetivos desse trabalho. Construindo algumas sugestões que venha amenizar as dificuldades encontradas pelos docentes para desenvolver a avaliação tendo o aluno como sujeito co-responsável pelo sucesso dessas atividades. No capitulo IV, por fim,
fazemos as considerações finais do trabalho realizado junto as professoras sobre a temática a avaliação da aprendizagem. Relatamos os resultados da pesquisa e que contribuições
trouxeram para nossa formação enquanto profissionais da educação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação da aprendizagem: um processo diagnóstico. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008-04-04 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13201 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-08T16:26:28Z |
|
dc.date.available |
2020-07-08 |
|
dc.date.available |
2020-07-08T16:26:28Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Sucesso escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Fracasso escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Educational assessment |
pt_BR |
dc.subject |
Educational learning |
pt_BR |
dc.subject |
School success |
pt_BR |
dc.subject |
School failure |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Rosalia Almeida Tavares. |
|
dc.creator |
XAVIER, Maria Sá Felizmino. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Learning assessment: a diagnostic process. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Rosalia Almeida Tavares; XAVIER, Maria Sá Felizmino. Avaliação da aprendizagem: um processo diagnóstico. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. |
pt_BR |