dc.creator.ID |
BENEDITO, A. L. G. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AMARAL, M. G. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A presente investigação tem como objetivo primordial desenvolver junto aos alunos,
atividades que suscitem a descoberta do prazer da Ieitura e o despertar do senso crítico.
Portanto, optei como metodologia por desenvolver uma pesquisa exploratória, iniciando
de um levantamento bibliográfico aponderando-se por base em autores renomados
como: Bagno, Breves Filho, Cagliari, Dias, Ferreiro & Teberosky, Freire, Gonçalves,
Jolibert, Martins e Matos entre outros, que tornou possível um maior aprofundamento
da temática. Optei como instrumento de coleta de dados a analise das observações
vivenciadas em sala de aula, o que favoreceu uma visão panorâmica dos principais
desafios encontrados pelos professores e alunos na aquisição da Ieitura. O que norteou a
próxima ação da pesquisa com possíveis intervenções. Da qual passei a desenvolver um
projeto de Ieitura com estrategias diversificadas, procurando envolver todos os discentes
e docentes de forma espontânea e prazerosa, considerando sempre a razão primordial
dessa pesquisa em redirecionar as ações pedagógicas desenvolvidas em sala de aula,
como também proporcionar possíveis soluções para o ensino-aprendizagem da Ieitura e
da escrita. A partir dos estudos realizados torna-se cada vez mais evidente a necessidade
de se investir no capital humano, tanto dos docentes, quanto da equipe de apoio
pedagógico, para juntos sermos conhecedores das mudanças propostas no âmbito
educacional, oferecendo um desenvolvimento coletivo e reflexivo ligando a realidade
do educador, educando e comunidade para juntos vivenciarmos acoes para toda
formação educacional do estudante e para a formação de cidadãos no mundo. Só assim
podemos formar sujeitos conscientes, críticos e reflexivos da sua atuação e participação
ativa no mundo em que vivemos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Leitura e escrita: os desafios vivenciados pelos professores no processo de formação e leitores. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2007-05-10 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13205 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-09T10:49:50Z |
|
dc.date.available |
2020-07-09 |
|
dc.date.available |
2020-07-09T10:49:50Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura e escrita-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de leitores |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente - leitura e escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura - linguagem |
pt_BR |
dc.subject |
Reading and writing-learning |
pt_BR |
dc.subject |
Readers training |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice - reading and writing |
pt_BR |
dc.subject |
Reading - language |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BENEDITO, Ana Lúcia Gomes Braga. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading and writing: the challenges experienced by teachers in the training process and readers. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BENEDITO, Ana Lúcia Gomes Braga. Leitura e escrita: os desafios vivenciados pelos professores no processo de formação e leitores. 2007. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia). Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
pt_BR |