DSpace/Manakin Repository

Leitura e escrita: os desafios vivenciados pelos professores no processo de formação e leitores.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BENEDITO, A. L. G. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.advisor1ID AMARAL, M. G. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 pt_BR
dc.description.resumo A presente investigação tem como objetivo primordial desenvolver junto aos alunos, atividades que suscitem a descoberta do prazer da Ieitura e o despertar do senso crítico. Portanto, optei como metodologia por desenvolver uma pesquisa exploratória, iniciando de um levantamento bibliográfico aponderando-se por base em autores renomados como: Bagno, Breves Filho, Cagliari, Dias, Ferreiro & Teberosky, Freire, Gonçalves, Jolibert, Martins e Matos entre outros, que tornou possível um maior aprofundamento da temática. Optei como instrumento de coleta de dados a analise das observações vivenciadas em sala de aula, o que favoreceu uma visão panorâmica dos principais desafios encontrados pelos professores e alunos na aquisição da Ieitura. O que norteou a próxima ação da pesquisa com possíveis intervenções. Da qual passei a desenvolver um projeto de Ieitura com estrategias diversificadas, procurando envolver todos os discentes e docentes de forma espontânea e prazerosa, considerando sempre a razão primordial dessa pesquisa em redirecionar as ações pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, como também proporcionar possíveis soluções para o ensino-aprendizagem da Ieitura e da escrita. A partir dos estudos realizados torna-se cada vez mais evidente a necessidade de se investir no capital humano, tanto dos docentes, quanto da equipe de apoio pedagógico, para juntos sermos conhecedores das mudanças propostas no âmbito educacional, oferecendo um desenvolvimento coletivo e reflexivo ligando a realidade do educador, educando e comunidade para juntos vivenciarmos acoes para toda formação educacional do estudante e para a formação de cidadãos no mundo. Só assim podemos formar sujeitos conscientes, críticos e reflexivos da sua atuação e participação ativa no mundo em que vivemos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Leitura e escrita: os desafios vivenciados pelos professores no processo de formação e leitores. pt_BR
dc.date.issued 2007-05-10
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13205
dc.date.accessioned 2020-07-09T10:49:50Z
dc.date.available 2020-07-09
dc.date.available 2020-07-09T10:49:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura e escrita-aprendizagem pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.subject Prática docente - leitura e escrita pt_BR
dc.subject Leitura - linguagem pt_BR
dc.subject Reading and writing-learning pt_BR
dc.subject Readers training pt_BR
dc.subject Teaching practice - reading and writing pt_BR
dc.subject Reading - language pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BENEDITO, Ana Lúcia Gomes Braga.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading and writing: the challenges experienced by teachers in the training process and readers. pt_BR
dc.identifier.citation BENEDITO, Ana Lúcia Gomes Braga. Leitura e escrita: os desafios vivenciados pelos professores no processo de formação e leitores. 2007. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia). Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta