Repositorio Dspace/Manakin

Portadores sociais de textos e o processo de aquisição da leitura e da escrita.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID QUEIROGA, A. M. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1 TORRES, Antônia Lis de Maria Martins.
dc.contributor.advisor1ID TORRES, A. L. M. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0290068964313599 pt_BR
dc.description.resumo Este estudo objetivou a analise das metodologias e praticas educativas em relação a leitura e escrita com os Portadores Sociais de Textos. Buscou-se também através das atividades propostas orientar e refletir junto aos docentes outros níveis de conhecimentos, considerando a leitura e escrita como um processo continuo e interativo. Primeiramente foram fornecidos pressupostos gerais sobre o ensino nas series inicias, a elaboração da leitura e escrita, as teorias, as discussões e reflexões dentro do espaço escolar. Em seguida, abordamos a linguagem, suas concepções acerca da oralidade e escrita, e seus aspectos discursivos e características. Tentamos dentro desse contexto demonstrar a necessidade e a importância de o professor saber identificar as fases da aprendizagem do aluno para posteriormente adequar as atividades de acordo com o desenvolvimento da turma, afim de que os mesmos, através da construção de suas próprias hipóteses, pudessem formar seu concerto do que e a escrita, e de como se escreve. Tratamos também de algumas noções elementares da função social da leitura e escrita, da maneira como a interação entre o leitor e autor, via texto, influencia e estabelece as relações interpessoais. Ainda com a intenção de desenvolver as competências comunicativas dos alunos, realizamos atividades com diversos portadores de textos que circulam em nossa sociedade, posteriormente abordaram-se as dificuldades no processo de aprendizagem da leitura e escrita, ou seja, os pontos negativos que norteiam esse processo, os métodos adotados pelos professores e os livros didáticos, estes tidos como um dos grandes entraves da educação, e que em sua maioria reproduz o conhecimento, desvalorizando as vivencias e experiencias dos alunos. Apos o levantamento de todas as questões pertinentes ao desenvolvimento da temática, destacamos as opiniões e sugestões dos professores, estes grandes responsáveis pelo desenvolvimento do processo de elaboração de conhecimento. Outro elemento fundamental que esse estudo buscou, foi o de evidenciar a relação do aluno no grupo, visando a elaboração coletiva do conhecimento e a relação dialógica entre a criança e o professor. Esse estudo, portanto, remete-nos a uma proposta de ensino-aprendizagem significativa entre o sujeito-aprendiz e o objeto de conhecimento, mediatizada pelo professor, onde a leitura e a escrita devem ser pensadas como um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção de conhecimento, de modo a favorecer o desenvolvimento de sua aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Portadores sociais de textos e o processo de aquisição da leitura e da escrita. pt_BR
dc.date.issued 2007
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13206
dc.date.accessioned 2020-07-09T11:03:40Z
dc.date.available 2020-07-09
dc.date.available 2020-07-09T11:03:40Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Aquisição da leitura pt_BR
dc.subject Aquisição de escrita pt_BR
dc.subject Leitura e escrita pt_BR
dc.subject Funções sociais de leitura pt_BR
dc.subject Reading acquisition pt_BR
dc.subject Acquisition of writing pt_BR
dc.subject Reading and writing pt_BR
dc.subject Social reading functions pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator QUEIROGA, Ana Maria de Morais.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Social carriers of texts and the process of acquisition of reading and writing. pt_BR
dc.identifier.citation QUEIROGA, Ana Maria de Morais. Portadores sociais de textos e o processo de aquisição da leitura e da escrita. 2007. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta