dc.creator.ID |
CARDOSO, C. M. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MARTINS, Antônia Lis de Maria. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MARTINS, A. L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0290068964313599 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O trabalho que realizamos surgiu da necessidade de compreender e
analisar como ocorre o processo de ensino - aprendizagem da Matemática nas
series iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e
Fundamental Matias Duarte Rolim, Cajazeiras - PB. Para tanto, aplicamos um
questionário com cinco professoras dessas series, a fim de conhecer como elas
percebem a matemática em sala de aula, quais os limites e possibilidades de
trabalho com a disciplina, como as crianças lidam com as atividades propostas
durante a aula e de que modo o ensino da Matemática aconteceu na vida estudantil
dessas professoras. A seguir, fizemos a analise dos questionários a partir da nossa
compreensão e através de fundamentação teórica a partir da leitura de diferentes
autores como: BORGES NETO, Hermínio & DIAS, Ana Maria Jório, Julho /95;
D'Ambrosio, Ubiratan, 1996; MASIN, 1995; Tania Michel Pereira, 1989; NETO,
Ernesto Rosa, 1994; SCHLIEMANN, Analucia Dias, 1995.
Realizamos ainda um trabalho de campo com os alunos da segunda serie, com o
intuito de colocar em pratica algumas propostas dos autores com os quais fizemos a
fundamentação teórica. Diante desse trabalho constatamos que as crianças
possuem muito conhecimento matemático trazido da sua vida cotidiana, porem ainda
não conseguem fazer bem a relação entre este e o saber da escola. E necessário
que a escola faga valer a questão de trabalhar a relação vida cotidiana e vida
escolar. Com relação ao trabalho com as atividades lúdicas percebemos o quanta foi
proveitoso, pois as crianças se mostraram bastantes participativas durante a
realização das mesmas. Enfim, todo o percurso do nosso trabalho de pesquisa foi
enaltecedor para nossa formação e pratica docente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Educação matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2007 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13207 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-09T11:44:44Z |
|
dc.date.available |
2020-07-09 |
|
dc.date.available |
2020-07-09T11:44:44Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática - ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática - séries iniciais |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática - teoria e prática |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematical education |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics - elementary school |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics - initial series |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics - theory and practice |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CARDOSO, Carlene Maria de Souza. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Mathematical education in the early grades of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CARDOSO, Carlene Maria de Souza. Educação matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. 2007. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
pt_BR |