dc.creator.ID |
FERREIRA, D. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CAMPOS, Maria de Lourdes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CAMPOS, M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/709435374248625 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
0 presente trabalho tem por terna: Leitura na Escola - desafios e
horizontes e como objetivo analisar as dificuldades de leitura enfrentada no
cotidiano de sala de aula, pelos professores e alunos da Escola Profissional
Monte Carmelo. Optamos pelos métodos de analise qualitativo e quantitativo, a
partir dos critérios sugeridos por Jarry Richardson, evitando assim a separação
entre eles, já que se complementam. Para a obtenção dos dados usamos um
questionário elaborado com doze perguntas e que foi tabulado
percentualmente, nos dando uma clara noção da situação real da escola, dos
discentes e docentes sobre o habito da leitura. Entre os elementos estudados
enfatizamos: os diversos conceitos, a importância, os tipos e níveis de leitura,
etc, tentando perceber qual o valor e o espaço dado a leitura pela escola e
professores e o que aprendizagem desta pode determinar/definir na vida das
crianças. Acreditamos que ao ser alfabetizada, ao aprender a domar as
palavras, ao iniciar um relacionamento com os livros, a criança começa a ser
gradativamente introduzida num mundo de oportunidades mil. Sabemos
também da forte influencia dos professores na formação de seus alunos e, esta
influencia, no que diz respeito ao gosto pela leitura, vai depender do grau de
afetividade do professor com o habito de ler. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Leitura na escola: desafios e horizontes. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2007 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13209 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-09T12:15:22Z |
|
dc.date.available |
2020-07-09 |
|
dc.date.available |
2020-07-09T12:15:22Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Escola profissional monte carmelo |
pt_BR |
dc.subject |
Formação do leitor |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura - tipos |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura - finalidades e importância |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Monte carmelo professional school |
pt_BR |
dc.subject |
Reader training |
pt_BR |
dc.subject |
Reading - types |
pt_BR |
dc.subject |
Reading - purposes and Importance |
pt_BR |
dc.subject |
Child education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERREIRA, Delian de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading at school: challenges and horizons. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERREIRA, Delian de Sousa. Leitura na escola: desafios e horizontes. 2007. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
pt_BR |