dc.creator.ID |
PEREIRA, J. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9907825670701777 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
TORRES, Antônia Lis de Maria Martins. |
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dc.contributor.advisor1ID |
TORRES, M. L. M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0290068964313599 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente estudo surgiu a partir da necessidade de compreender como acontece a
aprendizagem da matemática por parte das crianças de Educação Infantil e series iniciais do Ensino Fundamental, bem como de investigar como esta disciplina e trabalhada pelos
docentes nas referidas series. Assim, foi realizada no período de 2006/2007 uma pesquisa exploratória com alunos e professores da E.E.E.I.E.F. Coronel Joaquim Mates. Esta pesquisa constituiu-se inicialmente de leituras de diferentes autores que tratam do tema. Em seguida foi elaborado e entregue aos professores da referida escola um questionário composto de questões objetivas e subjetivas nas quais os mesmos puderam expor sua compreensão acerca do ensino da matemática. Também foi realizado um trabalho de campo junto aos alunos do 1 ano, antiga alfabetização. A partir das obras estudadas pode-se perceber inicialmente que o ensino da matemática passou por varias ao longo dos anos, a partir das pesquisas de estudiosos como Piaget e Vygotsky. No inicio do seculo XX o ensino da matemática era apoiado na repetição e memorização dos
fatos básicos (tabuada). O professor falava, o aluno memorizava e reproduzia a informação. Nas décadas de 60 e 70, mediante estudos da psicologia genética difundidos por Jean Piaget, surgiu a matemática moderna que tinha como eixo a teoria dos conjuntos. A partir de então, a enfase antes dada a linguagem desloca-se para a ação e a aprendizagem deixa de se apoiar na memorização. Porem, essas tentativas de mudança não levaram em conta o processo de construção da inteligencia proposta pela teoria construtivista de Piaget. Na mesma década e lancada também o conceito da Zona de Desenvolvimento Proximal, difundida por Vygotsky e seus colaboradores que centraram seus estudos nas leis do desenvolvimento e do processo de ensino-aprendizagem a partir da teoria histórico-cultural. Já os estudos de Constance Kamii sobre o aprendizado da matemática, mas precisamente sobre o aprendizado do numero, nos mostra que este e construído pela criança através da abstração reflexiva quando ela coloca objetos, eventos e ações em todos os tipos de relações, não podendo assim ser ensinado através da transmissão social. A autora identificou ainda, três níveis pelos quais passam as crianças em seu processo de construção do numero, que determinam a maneira como estas compreendem e vivenciam a matemática. Em se tratando do ensino da matemática, Kamii destaca que o principal objetivo desse ensino deve ser o de levar as crianças a construírem o conceito do numero dentro de um contexto que
desenvolva sua autonomia e para isto alguns princípios de ensino, como o fato de encorajar a criança apensar ativa e autonomamente em todas as situações que envolvam o pensamento numérico, bem como incentiva-las a trocarem ideias com os colegas, precisam estar presentes no cotidiano da sala de aula, uma vez que facilitam o desenvolvimento do conhecimento lógico- matemático. As situações de sala de aula, os jogos em grupo a resolução de problemas também são apresentadas por kamii como ótimas situações para se estimular o pensamento numérico das crianças. Ao confrontar os estudos realizados, com o posicionamento dos professores frente as questões
que lhes foram propostas, pode-se perceber que estes profissionais possuem uma concepção acerca o ensino da matemática que vai de encontro com as novas teorias difundidas sobre o ensino dessa ciência. No que diz respeito as experiencias vivenciadas com os alunos, estas serviram para confirmar toda a teoria apresentada por Kamii, sobre como acontece a construção do numero pela criança. Enfim, todo esse estudo trouxe uma nova concepção acerca do aprendizado da matemática por parte das crianças, bem como nos proporcionou um novo olhar sobre a prática desenvolvida nas salas de Educação Infantil e series iniciais do Ensino Fundamental. Cabe-nos agora nos aprofundar nessas e em outras pesquisas e a partir delas refletir sobre nossa
pratica buscando aperfeiçoa-la a cada dia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O ensino e a aprendizagem da matemática na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2007 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13214 |
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dc.date.accessioned |
2020-07-09T22:02:47Z |
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dc.date.available |
2020-07-09 |
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dc.date.available |
2020-07-09T22:02:47Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática - educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil - matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematical education |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Math learning |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics - early childhood education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEREIRA, Jakeilane Mendes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching and learning mathematics in early childhood education and early grades of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEREIRA, Jakeilane Mendes. O ensino e a aprendizagem da matemática na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. 2007. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
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