DSpace/Manakin Repository

Leitura: uma viagem fascinante do real ao imaginário.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, G. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5087650671887680 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, M. J. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 pt_BR
dc.description.resumo A intenção deste trabalho e evidenciar a possibilidade de articulação de varias atividades de ação educativa que se pretende nas series iniciais do Ensino Fundamental, isto e, o aprofundamento dos estudos relativos a leitura. Ler se aprende lendo. O professor e o patrocinador dos atos de leitura na escola, cabe a ele o papel de direcionador, do mestre que vai explorando as possibilidades do leitor ate transforma-lo em critico e autônomo. De acordo com a realidade da Escola Estadual de Demonstração de Sousa - PB, foi possível perceber que existem inúmeras dificuldades de aprendizagem referente a leitura nas series iniciais do Ensino Fundamental, parte-se do principio de que para desenvolver o processo de leitura, faz-se necessário conhecer o trabalho dos professores e sua metodologia de trabalho, A pratica de leitura proporciona a criança elevar seu lado reflexivo, independentemente do contexto escolar, permite ainda compreender e valorizar melhor cada passo do aprendizado na vida e nas práticas sociais. Qualquer leitura exige o domínio da língua e suas nuances, alem de tempo e concentração, determinação e conhecimento sobre o tema ou vontade para aprender e descobrir. O texto lido e um dos objetivos do ensino de Português. E uma forma de demonstrar o texto como um facilitador para a criança entender como funciona a língua, como também, para interpretar melhor os atos de leitura e criar novos atos, por exemplo, a produção textual. E na leitura que as crianças desvendam outras culturas, que hábitos e historia diferentes se revelam para elas, compreendendo, de fato, o sentido da expressão diversidade de ideias, vivencias, sonhos e experiencias. Quanto mais lerem mais aprendem sobre a leitura. Por isso que ler e talvez a coisa mais importante que a escola tem a ensinar, e não só aos alunos, mas a todos os envolvidos numa instituição escolar. Neste sentido, este trabalho tem sua importância, uma vez que representou uma tentativa de colocar em pratica uma reflexão sobre o tema da leitura junto aos professores e as demais pessoas que se interessarem por este trabalho. A leitura gera a atividade coletiva e cooperativa, permitindo a criança vivenciar múltiplas relações com as outras, planejando suas ações, assumindo responsabilidades, sendo agente de seus aprendizados e produzindo algo com sentido. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Leitura: uma viagem fascinante do real ao imaginário. pt_BR
dc.date.issued 2007
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13215
dc.date.accessioned 2020-07-09T22:12:56Z
dc.date.available 2020-07-09
dc.date.available 2020-07-09T22:12:56Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura - educação infantil pt_BR
dc.subject Educação infantil e leitura pt_BR
dc.subject Leitura na escola pt_BR
dc.subject Reading - early childhood education pt_BR
dc.subject Early childhood education and reading pt_BR
dc.subject Reading at school pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Gleide Gomes da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading: a fascinating journey from the real to the imaginary. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Gleide Gomes da. Leitura: uma viagem fascinante do real ao imaginário. 2007. 77f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta