dc.creator.ID |
SILVA, G. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5087650671887680 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, M. J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A intenção deste trabalho e evidenciar a possibilidade de articulação de varias
atividades de ação educativa que se pretende nas series iniciais do Ensino Fundamental,
isto e, o aprofundamento dos estudos relativos a leitura. Ler se aprende lendo. O
professor e o patrocinador dos atos de leitura na escola, cabe a ele o papel de
direcionador, do mestre que vai explorando as possibilidades do leitor ate transforma-lo
em critico e autônomo. De acordo com a realidade da Escola Estadual de Demonstração
de Sousa - PB, foi possível perceber que existem inúmeras dificuldades de
aprendizagem referente a leitura nas series iniciais do Ensino Fundamental, parte-se do
principio de que para desenvolver o processo de leitura, faz-se necessário conhecer o
trabalho dos professores e sua metodologia de trabalho, A pratica de leitura proporciona
a criança elevar seu lado reflexivo, independentemente do contexto escolar, permite
ainda compreender e valorizar melhor cada passo do aprendizado na vida e nas práticas
sociais. Qualquer leitura exige o domínio da língua e suas nuances, alem de tempo e
concentração, determinação e conhecimento sobre o tema ou vontade para aprender e
descobrir. O texto lido e um dos objetivos do ensino de Português. E uma forma de
demonstrar o texto como um facilitador para a criança entender como funciona a língua,
como também, para interpretar melhor os atos de leitura e criar novos atos, por
exemplo, a produção textual. E na leitura que as crianças desvendam outras culturas,
que hábitos e historia diferentes se revelam para elas, compreendendo, de fato, o sentido
da expressão diversidade de ideias, vivencias, sonhos e experiencias. Quanto mais lerem mais aprendem sobre a leitura. Por isso que ler e talvez a coisa mais importante que a escola tem a ensinar, e não só aos alunos, mas a todos os envolvidos numa instituição escolar. Neste sentido, este trabalho tem sua importância, uma vez que representou uma tentativa de colocar em pratica uma reflexão sobre o tema da leitura junto aos professores e as demais pessoas que se interessarem por este trabalho. A leitura gera a atividade coletiva e cooperativa, permitindo a criança vivenciar múltiplas relações com as outras, planejando suas ações, assumindo responsabilidades, sendo agente de seus aprendizados e produzindo algo com sentido. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Leitura: uma viagem fascinante do real ao imaginário. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2007 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13215 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-09T22:12:56Z |
|
dc.date.available |
2020-07-09 |
|
dc.date.available |
2020-07-09T22:12:56Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura - educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil e leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura na escola |
pt_BR |
dc.subject |
Reading - early childhood education |
pt_BR |
dc.subject |
Early childhood education and reading |
pt_BR |
dc.subject |
Reading at school |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Gleide Gomes da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading: a fascinating journey from the real to the imaginary. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Gleide Gomes da. Leitura: uma viagem fascinante do real ao imaginário. 2007. 77f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007 |
pt_BR |