dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, Maria Janete de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho teve o objetivo de proporcionar aos professores da Escola Estadual de
Ensino Fundamental Genésio Araujo uma reflexão critica da pratica pedagógica no ensino de
Historia e Geografia a partir da concepção de Jean-Jacques Rousseau. Pois de acordo com ele,
a educação deve ser antes de tudo, para a vida, priorizando o método em que a criança vai
aprender através de suas próprias experiencias e que o educador terá a função de conselheiro,
tendo sempre a preocupação de criar para ela situações de aprendizagem conforme suas
possibilidades. Por isso, trabalhamos o ensino de Historia e Geografia na sua perspectiva, pois
a sua experiencia, no seculo XVIII, com a educação conservadora de sua época, o leva a
propor uma educação afastando a ideia de um ensino permanentemente livresco e repetitivo.
Para isto utilizamos uma amostra composta por todos os docentes, que correspondem a 08
professoras, pertencentes a rede publica da cidade de São Jose da Lagoa Tapada - PB, e
foram consultadas através de questionários para se saber de que forma lidam e repassam os
conhecimentos sobre Historia e Geografia. Nesse sentido, pode-se perceber as divergências
entre a teoria e a pratica, denunciadas nas concepções das professoras, pois essas
"reconhecem" a importância de se trabalhar a educação conforme a natureza, aprendendo com
a experiencia, no entanto, não inclui em suas praticas essa forma de lecionar. Esperamos que
este estudo tenha contribuindo para a conscientização da importância do pensamento de
Rousseau, de refletir a respeito de suas praticas e que não continuem alimentando uma pratica
mediocre que só informa e não produz conhecimento nem vincula aquilo que e proposto pela
escola e a experiencia de vida das crianças que frequentam esta escola. Por fim observamos
que as professoras assim como os alunos, no que se refere as concepções de Rousseau a
respeito do ensino de Historia e Geografia, constatamos que foram bem aceitas,
compreendidas e que não só na teoria como também na pratica tivemos resultados excelentes,
mostrando, contudo a eficacia dos escritos de Rousseau. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de história e geografia na perspectiva de Rousseau. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2007-05 |
|
dc.description.abstract |
This work aimed to provide teachers at the State School of
Elementary School Genésio Araujo a critical reflection of pedagogical practice in the teaching of
History and Geography from the conception of Jean-Jacques Rousseau. Because according to him,
education must be, above all, for life, prioritizing the method in which the child goes
learn through their own experiences and that the educator will have the role of counselor,
always taking care to create learning situations for her
possibilities. Therefore, we work with the teaching of History and Geography in its perspective, because
his experience, in the 18th century, with the conservative education of his time, leads him to
to propose an education removing the idea of a permanently bookish and repetitive teaching.
For this we use a sample composed of all teachers, which correspond to 08
teachers, belonging to the public network of the city of São Jose da Lagoa Tapada - PB, and
were consulted through questionnaires to find out how they deal with and pass on
knowledge about History and Geography. In this sense, one can perceive the divergences
between theory and practice, denounced in the teachers' conceptions, because these
"recognize" the importance of working with education according to nature, learning from
experience, however, does not include this form of teaching in its practices. We hope
this study has contributed to the awareness of the importance of the thinking of
Rousseau, to reflect on his practices and not continue to feed a practice
mediocre that only informs and does not produce knowledge or link what is proposed by
school and the life experience of children who attend this school. Finally we observe
that teachers as well as students, regarding Rousseau's conceptions of
regarding the teaching of History and Geography, we found that they were well accepted,
understood and that not only in theory but also in practice we had excellent results,
showing, however, the effectiveness of Rousseau's writings. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13217 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-10T08:44:51Z |
|
dc.date.available |
2020-07-10 |
|
dc.date.available |
2020-07-10T08:44:51Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de história |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Rosseau, Jean- Jacques- concepção |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de pedagogia |
pt_BR |
dc.subject |
History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Geography teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Rosseau, Jean- Jacques- conception |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogy practice |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COURA, Aline Sarmento. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching history and geography in Rousseau's perspective. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COURA, Aline Sarmento. O ensino de história e geografia na perspectiva de Rosseau. 2007. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2007. |
pt_BR |