DSpace/Manakin Repository

Avaliação da educação superior, regulação e controle da produção acadêmica: dinâmicas históricas e seus rebatimentos sobre o trabalho docente.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NASCIMENTO, Elvia Lane Araújo Do pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3191855490668788 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GUERRA, Lemuel Dourado.
dc.contributor.advisor1ID GUERRA, L. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9512363834033518 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, Ramonildes.
dc.contributor.referee2 LADOSKI, Mário Henrique Guedes.
dc.contributor.referee3 CORTELLETI, Roseli.
dc.contributor.referee4 QUEIROZ, Luciano.
dc.contributor.referee5 FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
dc.description.resumo O presente trabalho de tese tem como objetivo principal analisar as políticas públicas de avaliação da educação superior no Brasil e seus rebatimentos sobre o trabalho docente e sobre a produção acadêmica, considerando suas relações com processos internacionais de regulação da atividade universitária, a partir de um recorte temporal que contempla o período que recobre os anos transcorridos entre a década de 1990 até a atualidade, embora considere que os contornos dessa questão tenham sido desenhados desde idos dos anos de 1968 com o advento da Reforma Universitária. Para aceder a essa compreensão, as análises aqui engendradas são pautadas pela inserção deste tema no contexto das intensas transformações observadas na relação capital-trabalho, decorrentes dos processos dinâmicos adotados pelo capital para superar sua crise estrutural e suas implicações nas políticas de avaliação da educação superior. Busca, nesse sentido apontar uma tendência de que as políticas de avaliação são instrumentos utilizados pelo Estado para regular e controlar a educação superior com vistas a atender os interesses do mercado. Os princípios metodológicos que guiaram as análises aportam-se nas bases materialismo histórico-dialético, em sua ênfase nas categorias da totalidade, da contradição e da relação necessária entre essência e aparências dos fenômenos estudados. Quanto ao procedimento técnico e aos instrumentos para coleta e análise de dados, elegeu-se a análise documental dos documentos oficiais referentes à avaliação da educação superior brasileira, quais sejam: PARU, CNRES, GERES, PAIUB e SINAES. Como resultado da pesquisa constatamos que as políticas públicas de avaliação, condicionadas por determinantes que exigem a garantia de padrões de qualidade referendados internacionalmente, cumprem o papel de regulação e controle da produção acadêmica e produz efeitos sobre o trabalho docente, transmutando-o em trabalho adaptado ao produtivismo e ao eficientismo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais pt_BR
dc.subject.cnpq Políticas Públicas pt_BR
dc.title Avaliação da educação superior, regulação e controle da produção acadêmica: dinâmicas históricas e seus rebatimentos sobre o trabalho docente. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract The main objective of this thesis is to analyze public policies for the evaluation of higher education in Brazil and its repercussions on teaching work and on academic production, considering its relations with international processes of regulation of university activity, from a clipping Which considers the period covering the years between 1990 and present, although it considers that the contours of this question have been drawn since the early years of 1968 with the advent of the University Reform. In order to access this understanding, the analyzes generated here are guided by the insertion of this theme in the context of the intense transformations observed in the capital-labor relation, arising from the dynamic processes adopted by capital to overcome its structural crisis and its implications for higher education evaluation policies . It seeks, in this sense, to point out a trend that evaluation policies are instruments used by the State to regulate and control higher education in order to meet market interests. The methodological principles that guided the analysis are based on historical-dialectical materialism, in their emphasis on the categories of totality, contradiction and the necessary relation between essence and appearances of the studied phenomena. As technical procedure and instruments for data collection and analysis, we used the documentary analysis of the official documents concerning the evaluation of Brazilian high education: PARU, CNRES, GERES, PAIUB and SINAES. As a result of the research, we find that the public policies of evaluation, conditioned by determinants that demand the guarantee of internationally endorsed quality standards, fulfill the role of regulation and control of academic production and effects on the teaching work, transmuting it in adapted work to productivism and to efficiency. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1322
dc.date.accessioned 2018-08-02T12:13:59Z
dc.date.available 2018-08-02
dc.date.available 2018-08-02T12:13:59Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Políticas de Avaliação da Educação Superior pt_BR
dc.subject Regulação e Controle pt_BR
dc.subject Qualidade pt_BR
dc.subject High Education Evaluation Policies pt_BR
dc.subject Regulation and Control pt_BR
dc.subject Quality pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Elvia Lane Araújo do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, E. L. A. do. Avaliação da educação superior, regulação e controle da produção acadêmica: dinâmicas históricas e seus rebatimentos sobre o trabalho docente. 2017. 229 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais), Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1322 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta