DSpace/Manakin Repository

Tecendo reflexões sobre a educação inclusiva.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA, F. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, M. J. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho tem por tema: Tecendo Reflexões sobre a Educação Inclusiva e como objetivo, tecer reflexões sobre a educação inclusiva, e trabalhar alternativas a esta problemática. Discutiremos a dimensão politica e as devidas atitudes para com as crianças com necessidades educativas especiais e o trabalho com a sua auto-estima. Serão enfocados alguns casos práticos, como os programas de correção de fluxo serie/idade, a Central de Material Didático e as suas devidas contribuições para a inclusão escolar. Em anexo conta a construção de um projeto para a escola intitulado: O mundo pode ser melhor respeitando as diferenças, com resultado do estagio. A Metodologia se dará a partir de uma pesquisa-ação. A elaboração consta de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, sendo esta através de aplicação de questionário e observação. Socializamos os conhecimentos adquiridos, com a comunidade escolar através das reuniões de estudo durante o estagio supervisionado. A pesquisa foi realizada com alunos, de pais e de professores da referida escola. A pesquisa foi realizada na Escola Profissional Monte Carmelo, tendo como foco os programas de correção de fluxo antes mencionados.Acreditamos que este trabalho se constitui numa contribuição sistematizada sobre os programas citados no sentido de contextual izar a pratica pedagógica do supervisor, necessitando sem duvidas de futuros aprofundamentos para se constituir em analise qualitativa e quantitativa. Mesmo sabendo que esta discursão precisa ser empreendida em todos os âmbitos da sociedade e que a limitamos de certa forma a politica e a educação, e que ainda tem muitos horizontes a transpor acreditamos que um dia as pessoas com deficiência ou diferenças serão atendidas em seus direitos e respeitadas tanto quanta as demais pessoas. Por assim acreditarmos este trabalho veio abrir espaços de debates e de conscientização e ao mesmo tempo inspirar atitudes e compromissos com esta causa afinal "Nem todos que tentaram conseguiram, mas todos que conseguiram, tentaram um dia ". pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Tecendo reflexões sobre a educação inclusiva. pt_BR
dc.date.issued 2007
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13240
dc.date.accessioned 2020-07-13T13:43:59Z
dc.date.available 2020-07-13
dc.date.available 2020-07-13T13:43:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Auto- estima pt_BR
dc.subject Escola Profissional monte Carmelo pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Relação- pai e professores pt_BR
dc.subject inclusive education pt_BR
dc.subject Self esteem pt_BR
dc.subject Monte Carmelo Professional School pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Parent-teacher relationship pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Francinalda Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Weaving reflections on inclusive education. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Francinalda Sousa. Tecendo reflexões sobre a educação inclusiva. 81f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta