dc.creator.ID |
LIMA, F. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, M. J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho tem por tema: Tecendo Reflexões sobre a Educação
Inclusiva e como objetivo, tecer reflexões sobre a educação inclusiva, e trabalhar
alternativas a esta problemática. Discutiremos a dimensão politica e as devidas atitudes
para com as crianças com necessidades educativas especiais e o trabalho com a sua
auto-estima. Serão enfocados alguns casos práticos, como os programas de correção de
fluxo serie/idade, a Central de Material Didático e as suas devidas contribuições para a
inclusão escolar. Em anexo conta a construção de um projeto para a escola intitulado: O
mundo pode ser melhor respeitando as diferenças, com resultado do estagio. A
Metodologia se dará a partir de uma pesquisa-ação. A elaboração consta de pesquisa
bibliográfica e pesquisa de campo, sendo esta através de aplicação de questionário e
observação. Socializamos os conhecimentos adquiridos, com a comunidade escolar
através das reuniões de estudo durante o estagio supervisionado. A pesquisa foi
realizada com alunos, de pais e de professores da referida escola. A pesquisa foi
realizada na Escola Profissional Monte Carmelo, tendo como foco os programas de
correção de fluxo antes mencionados.Acreditamos que este trabalho se constitui numa
contribuição sistematizada sobre os programas citados no sentido de contextual izar a
pratica pedagógica do supervisor, necessitando sem duvidas de futuros
aprofundamentos para se constituir em analise qualitativa e quantitativa. Mesmo
sabendo que esta discursão precisa ser empreendida em todos os âmbitos da sociedade e
que a limitamos de certa forma a politica e a educação, e que ainda tem muitos
horizontes a transpor acreditamos que um dia as pessoas com deficiência ou diferenças
serão atendidas em seus direitos e respeitadas tanto quanta as demais pessoas. Por assim
acreditarmos este trabalho veio abrir espaços de debates e de conscientização e ao
mesmo tempo inspirar atitudes e compromissos com esta causa afinal "Nem todos que
tentaram conseguiram, mas todos que conseguiram, tentaram um dia ". |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Tecendo reflexões sobre a educação inclusiva. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2007 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13240 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-13T13:43:59Z |
|
dc.date.available |
2020-07-13 |
|
dc.date.available |
2020-07-13T13:43:59Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Auto- estima |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Profissional monte Carmelo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Relação- pai e professores |
pt_BR |
dc.subject |
inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Self esteem |
pt_BR |
dc.subject |
Monte Carmelo Professional School |
pt_BR |
dc.subject |
Child education |
pt_BR |
dc.subject |
Parent-teacher relationship |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Francinalda Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Weaving reflections on inclusive education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Francinalda Sousa. Tecendo reflexões sobre a educação inclusiva. 81f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
pt_BR |