DSpace/Manakin Repository

Os recursos tecnológicos em sala de aula: uma aproximação necessária.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MENDES, M. E. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6877218191402862 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.advisor1ID AMARAL, M. G. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho e constituído do relato de uma pesquisa que foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Infantil e Fundamental Desembargador Boto, localizada na cidade de Cajazeiras no alto sertão da Paraíba. Este estudo tem como temática, os RECURSOS TECNOLÓGICOS E A SALA DE AULA: uma aproximação necessária. A referida pesquisa teve como objetivo evidenciar a relevância da utilização dos recursos tecnológicos no processo ensino-aprendizagem, orientar educadores e educandos na utilização correta desses recursos e demonstrar as vantagens e desvantagens que as tecnologias podem trazer para a vida dos docentes e discentes. Para concretizar essa investigação, procuramos definir um melhor caminho para atingir os objetivos almejados. Sendo assim, iniciamos com observações em sala de aula, em seguida, fizemos pesquisas bibliográficas, fichamentos e produção textual. Trabalhamos ainda com a aplicação de um questionário, buscando assim, fazer um estudo mais aprofundado, com o intuito de descobrir as maiores dificuldades que professores e alunos possuem em manusear os recursos tecnológicos. A partir desse diagnostico, passamos a trabalhar no sentido de amenizar essas dificuldades. Iniciamos a nossa pesquisa falando primeiramente da sociedade tecnológica, a qual compõe a sociedade contemporânea, a tecnologia no dia - a- dia das pessoas e a tecnologia e o mercado de trabalho. Em seguida, demos continuidade ao nosso trabalho escrevendo sobre a tecnologia no campo educacional que engloba a tecnologia e a escola, a tecnologia e os professores e a tecnologia e os alunos. Alem disso, descrevemos o trabalho que desenvolvemos na escola e por fim tecemos algumas considerações conclusivas. Este trabalho foi muito importante tanto para a nossa formação, como para as dos professores e alunos, pois através dele conseguimos ter uma visão mais ampla da inserção tecnológica no nosso meio social e da sua influencia na nossa vida. Alem disso, aprendemos a utilizar os recursos tecnológicos de forma adequada e obtivemos conhecimentos sobre a importância desses recursos para nos, ou seja, quais as vantagens e desvantagens que eles nos proporciona. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Os recursos tecnológicos em sala de aula: uma aproximação necessária. pt_BR
dc.date.issued 2007-09-25
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13242
dc.date.accessioned 2020-07-13T14:02:58Z
dc.date.available 2020-07-13
dc.date.available 2020-07-13T14:02:58Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Recursos tecnológicos pt_BR
dc.subject Tecnologia na educação pt_BR
dc.subject Prática de ensino pt_BR
dc.subject Technological resources pt_BR
dc.subject Technology in education pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MENDES, Maria Elizete Batista.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Technological resources in the classroom: a necessary approach. pt_BR
dc.identifier.citation MENDES, Maria Elizete Batista. Os recursos tecnológicos em sala de aula: uma aproximação necessária. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta