dc.creator.ID |
MENDES, M. E. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6877218191402862 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AMARAL, M. G. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho e constituído do relato de uma pesquisa que foi desenvolvida na
Escola Estadual de Ensino Infantil e Fundamental Desembargador Boto, localizada na
cidade de Cajazeiras no alto sertão da Paraíba. Este estudo tem como temática, os
RECURSOS TECNOLÓGICOS E A SALA DE AULA: uma aproximação necessária.
A referida pesquisa teve como objetivo evidenciar a relevância da utilização dos
recursos tecnológicos no processo ensino-aprendizagem, orientar educadores e
educandos na utilização correta desses recursos e demonstrar as vantagens e
desvantagens que as tecnologias podem trazer para a vida dos docentes e discentes. Para
concretizar essa investigação, procuramos definir um melhor caminho para atingir os
objetivos almejados. Sendo assim, iniciamos com observações em sala de aula, em
seguida, fizemos pesquisas bibliográficas, fichamentos e produção textual. Trabalhamos
ainda com a aplicação de um questionário, buscando assim, fazer um estudo mais
aprofundado, com o intuito de descobrir as maiores dificuldades que professores e
alunos possuem em manusear os recursos tecnológicos. A partir desse diagnostico,
passamos a trabalhar no sentido de amenizar essas dificuldades. Iniciamos a nossa
pesquisa falando primeiramente da sociedade tecnológica, a qual compõe a sociedade
contemporânea, a tecnologia no dia - a- dia das pessoas e a tecnologia e o mercado de
trabalho. Em seguida, demos continuidade ao nosso trabalho escrevendo sobre a
tecnologia no campo educacional que engloba a tecnologia e a escola, a tecnologia e os
professores e a tecnologia e os alunos. Alem disso, descrevemos o trabalho que
desenvolvemos na escola e por fim tecemos algumas considerações conclusivas. Este
trabalho foi muito importante tanto para a nossa formação, como para as dos professores
e alunos, pois através dele conseguimos ter uma visão mais ampla da inserção
tecnológica no nosso meio social e da sua influencia na nossa vida. Alem disso,
aprendemos a utilizar os recursos tecnológicos de forma adequada e obtivemos
conhecimentos sobre a importância desses recursos para nos, ou seja, quais as
vantagens e desvantagens que eles nos proporciona. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Os recursos tecnológicos em sala de aula: uma aproximação necessária. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2007-09-25 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13242 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-13T14:02:58Z |
|
dc.date.available |
2020-07-13 |
|
dc.date.available |
2020-07-13T14:02:58Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos tecnológicos |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia na educação |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Technological resources |
pt_BR |
dc.subject |
Technology in education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MENDES, Maria Elizete Batista. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Technological resources in the classroom: a necessary approach. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MENDES, Maria Elizete Batista. Os recursos tecnológicos em sala de aula: uma aproximação necessária. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
pt_BR |