dc.creator.ID |
SILVA, M. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AMARAL, M. G. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O trabalho de monografia que se desenvolve a seguir objetiva analisar a pratica avaliativa
vivenciada na sala de aula, para a partir de então, buscar subsidies que possibilitem ao
docente repensar e reorientar sua ação. Para melhor compreender como se da o processo de
avaliação na sala de aula, alem de frequentes observações, contamos também como
instrumentos de coleta de dados, a aplicação de um questionário de 12 perguntas subjetivas,
que contou com a colaboração das professaras da E. E E. I. E. F São Sebastião. A partir da
analise das respostas obtidas foi possível perceber a imediata relação que os professores
fazem entre avaliação e notas, bem como a dicotomia existente entre a teoria que
apresentaram e a pratica que realmente vivenciam. Pratica esta que enfrenta grandes
dificuldades como falta de material didático e apoio pedagógico, escola com estrutura física
adequada, uma remuneração condizente com sua responsabilidade e importância social, que
não lhe obriga a enfrentar a duplas ou ate mesmo triplas jornadas de trabalho, de modo que
não disponha de tempo para planejar e avaliar sua ação, alem da ausência dos pais que pouco
ou nada participam do processo de aprendizagem dos filhos, mas que por outro lado exigem
da escola o que realmente lhes interessa: BOAS NOTAS. Mediante o exposto, acreditamos na
possibilidade de contribuir para um refletir acerca da ação docente e dos desafios vivenciados
na busca por uma avaliação que priorize a aprendizagem e não a mera aquisição de notas, que
vise a descoberta de potencial, o desenvolvimento de um educando reflexivo que exerça sua
cidadania de forma critica, mas participativa e não a seleção e exclusão destes. Esperamos
com este trabalho abrir uma discussão acerca da avaliação de modo a contribuir de maneira
significativa aos docentes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação da aprendizagem: ressignificando a prática avaliativa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2007-05-10 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13246 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-13T14:59:14Z |
|
dc.date.available |
2020-07-13 |
|
dc.date.available |
2020-07-13T14:59:14Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação da aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Prática avaliativa |
pt_BR |
dc.subject |
Learning assessment |
pt_BR |
dc.subject |
Evaluative practice |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Michelly Braz da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Learning assessment: giving a new meaning to evaluative practice. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Michelly Braz da. Avaliação da aprendizagem: ressignificando a prática avaliativa. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
pt_BR |