dc.creator.ID |
LIMA, P. N. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AMARAL, M. G. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A Educação de Jovens e Adultos começa a se apresentar de forma mais
definida com a crescente industrialização do Brasil e principalmente apos a segunda
guerra mundial que abre horizontes para a formação de um mundo mais igualitário e
democrático. A Declaração dos Direitos Humanos, promulgada pela Organização das
Nações Unidas -ONU, vai afirmar a importância de uma educação voltada para a
solidariedade e para a paz. Dessa forma, temos no Brasil o inicio de uma politica
publica preocupada com a alfabetização de jovens e adultos. Nesse sentido, grande foi a
contribuição de educadores como Paulo Freire. Neste trabalho, analisamos um pouco do
método de alfabetização do educador pernambucano, bem como um pouco de sua
contribuição politica e pedagógica na educação. O processo de alfabetização vem
sofrendo profundas transformações desde o inicio do seculo passado aos dias atuais, por
isso analisamos também a contribuição de Emília Ferreiro ao processo de alfabetização.
Nesse sentido, na perspectiva de ir nos tornando um professor reflexivo, buscaremos a
luz da teoria obtida nesta investigação, refletir a minha própria pratica docente em
turmas de Educação de Jovens e Adultos - EJA e a de outros professores, no intuito de
identificar praticas que deverão ser fortalecidas (por serem condizentes com as
exigências contemporâneas) e praticas que precisam serem (re)significadas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Educação de jovens e adultos: um breve olhar sobre a prática da alfabetização de adultos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2007-05-10 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13247 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-13T15:19:34Z |
|
dc.date.available |
2020-07-13 |
|
dc.date.available |
2020-07-13T15:19:34Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Dialogicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas avaliativas |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
School evaluation |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.subject |
Dialogicity |
pt_BR |
dc.subject |
Evaluative practices |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical evaluation |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Pablo Neruda Farias de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Youth and adult education: a brief look at the practice of adult literacy. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Pablo Neruda Farias. 59f. Educação de jovens e adultos: um breve olhar sobre a prática da alfabetização de adultos. Monografia - (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
pt_BR |