dc.description.resumo |
Este estudo teve por objetivo conhecer o perfil dos alunos que frequentam a
educação de jovens e adultos - EJA, nos dia atuais. Analisando, a partir de um
contexto sócio-econômico e politico o jovem e adulto que buscava esse tipo de
educação, seu comportamento, aspirações e atitudes, para, então, compreendermos
quais as implicações desta postura no perfil do aluno que busca a EJA nos dias
atuais. Quais são, hoje, as expectativas e perspectivas deste aluno em relação ao
futuro, e na educação, qual seria a importância atribuída. Compreendendo essa
dinâmica, acreditamos ser mais fácil de desenvolver uma educação significativa.
Desta forma, procuramos organizar nosso trabalho em cinco capítulos. Inicialmente,
buscamos resgatar a historia da educação de adultos, sua biografia, como forma de
compreendermos um pouco da essência dessa educação tao singular. A seguir,
recorremos a memoria, e percebemos que o MOBRAL poderia nos ajudar a
responder algumas destas questões suscitadas em nosso trabalho, uma vez que
ainda hoje se faz alusão a este movimento de educação tao contraditória. Buscamos
então a memoria de uma alfabetizadora, da época do MOBRAL , que podesse, em
suas perspectivas, desvendar como eram seus alunos da EJA, e, respeitadas as
épocas, pudêssemos associar esses alunos do MOBRAL aos alunos de hoje, de
modo a trazer novos elementos e enriquecer os conhecimentos e o ato educativo
Num terceiro momento fazemos uma reflexão sobre o real entendimento do que
seria educação de jovens e adultos, e suas implicações no fazer pedagógico. Da
mesma forma, refletimos sobre alguns desafios e peculiaridades dessa educação,
enfatizando a importância de se conhecer o aluno com o qual vamos trabalhar, para
partir desse diagnostico, desenvolver atividades significativas para o longo de suas
vidas. O quarto capitulo nos ajuda a responder duas perguntas cruciais em nosso
trabalho: quem e o educador de jovens e adultos e quem e o aluno jovem e adulto.
Com esses dois questionamentos procuramos descrever algumas características
desses sujeitos de nossa pesquisa, delineando o perfil dos docentes e discentes da
EJA, na contemporaneidade. Por fim, no quinto capitulo, relatamos toda nossa
experiência vivenciada no estagio supervisionado. Nesse instante descrevemos
momentos importantes, os quais nos deram oportunidade de, conhecendo nosso
aluno, conhecer a nos mesmos, proporcionando assim, uma aprendizagem
reciproca e um enriquecimento intelectual. A soma desses capítulos, portanto, nos
permite desvendar um pouco esse nosso aluno da EJA, e nos leva a refletir, diante
de seus comportamentos, perspectivas e expectativas em relação ao estudo e ao
futuro, nossa própria pratica pedagógica. |
pt_BR |