Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, S. F. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0198714540449772 pt_BR
dc.contributor.advisor1 TORRES, Antônia Lis de Maria Martins.
dc.contributor.advisor1ID TORRES, A. L. M. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0290068964313599 pt_BR
dc.description.resumo Este estudo teve por objetivo conhecer o perfil dos alunos que frequentam a educação de jovens e adultos - EJA, nos dia atuais. Analisando, a partir de um contexto sócio-econômico e politico o jovem e adulto que buscava esse tipo de educação, seu comportamento, aspirações e atitudes, para, então, compreendermos quais as implicações desta postura no perfil do aluno que busca a EJA nos dias atuais. Quais são, hoje, as expectativas e perspectivas deste aluno em relação ao futuro, e na educação, qual seria a importância atribuída. Compreendendo essa dinâmica, acreditamos ser mais fácil de desenvolver uma educação significativa. Desta forma, procuramos organizar nosso trabalho em cinco capítulos. Inicialmente, buscamos resgatar a historia da educação de adultos, sua biografia, como forma de compreendermos um pouco da essência dessa educação tao singular. A seguir, recorremos a memoria, e percebemos que o MOBRAL poderia nos ajudar a responder algumas destas questões suscitadas em nosso trabalho, uma vez que ainda hoje se faz alusão a este movimento de educação tao contraditória. Buscamos então a memoria de uma alfabetizadora, da época do MOBRAL , que podesse, em suas perspectivas, desvendar como eram seus alunos da EJA, e, respeitadas as épocas, pudêssemos associar esses alunos do MOBRAL aos alunos de hoje, de modo a trazer novos elementos e enriquecer os conhecimentos e o ato educativo Num terceiro momento fazemos uma reflexão sobre o real entendimento do que seria educação de jovens e adultos, e suas implicações no fazer pedagógico. Da mesma forma, refletimos sobre alguns desafios e peculiaridades dessa educação, enfatizando a importância de se conhecer o aluno com o qual vamos trabalhar, para partir desse diagnostico, desenvolver atividades significativas para o longo de suas vidas. O quarto capitulo nos ajuda a responder duas perguntas cruciais em nosso trabalho: quem e o educador de jovens e adultos e quem e o aluno jovem e adulto. Com esses dois questionamentos procuramos descrever algumas características desses sujeitos de nossa pesquisa, delineando o perfil dos docentes e discentes da EJA, na contemporaneidade. Por fim, no quinto capitulo, relatamos toda nossa experiência vivenciada no estagio supervisionado. Nesse instante descrevemos momentos importantes, os quais nos deram oportunidade de, conhecendo nosso aluno, conhecer a nos mesmos, proporcionando assim, uma aprendizagem reciproca e um enriquecimento intelectual. A soma desses capítulos, portanto, nos permite desvendar um pouco esse nosso aluno da EJA, e nos leva a refletir, diante de seus comportamentos, perspectivas e expectativas em relação ao estudo e ao futuro, nossa própria pratica pedagógica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title O perfil dos alunos da EJA. pt_BR
dc.date.issued 2007
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13251
dc.date.accessioned 2020-07-13T15:59:52Z
dc.date.available 2020-07-13
dc.date.available 2020-07-13T15:59:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Relação professor e aluno pt_BR
dc.subject Perfil de alunos pt_BR
dc.subject Youth and adult education pt_BR
dc.subject Teacher-student relationship pt_BR
dc.subject Student profile pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Simone Fernandes Ferreira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The profile of EJA students. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Simone Fernandes Ferreira de. O perfil dos alunos da EJA. 94f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta