Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, V. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1 TORRES, Antônia Lis de Maria Martins.
dc.contributor.advisor1ID TORRES, A. L. M. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0290068964313599 pt_BR
dc.description.resumo Esta monografia faz uma análise pautada diante as discussões entre educação, cultura, identidade negra e formação docente. Para tal, apresenta a necessidade de articulação entre os processos educativos escolares e a inserção de novas temáticas e discussões no campo da formação de professores/as. Este estudo envolve a questão do afro-descendente e formação docente, constitui-se no objeto deste trabalho por serem instrumentos atuais que vem coibir comportamentos racistas na Sociedade brasileira. Partiu-se de antecedentes históricos, originados de acoes de homens que arrancaram os negros africanos de suas terras, por meio de forca de armas, causando a esse continente toda sorte de perversidade com prejuízos que perduram ate os dias de hoje. No entanto não percebemos que: africanos e seus descendentes resistiram e resistem, contribuíram e contribuem em diversos processos de construção deste pais. Dando continuidade as reflexões realizadas pela turma, discutem-se as representações sobre a cor negra, construídas dentro e fora do ambiente escolar, a partir de produções textuais, depoimentos de homens e mulheres negras em videos e desenhos. Para essas pessoas, a experiencia não se reduz ao espaço da família, das amizades, da militância. A escola aparece em vários depoimentos como um importante espaço no qual também se desenvolve o tenso processo de construção da identidade negra. Lamentavelmente, nem sempre ela e lembrada como uma instituição em que o negro e seu padrão estético são vistos de maneira positiva. O entendimento desse contexto revela que o corpo, como suporte de construção da identidade negra, ainda não tem sido uma temática privilegiada pelo campo educacional, principalmente pelos estudos sobre formação de professores e diversidade étnico-cultural. E que esse campo, também, ao considerar tal diversidade, devera se abrir para dialogar com outros espaços em que os negros construam suas identidades. Atentos a importância do trabalho com a questão racial e com a responsabilidade social da escola na desconstrução de estereótipos raciais, alguns estabelecimentos de ensino, sobretudo do setor publico, já desenvolvem trabalhos e projetos voltados para a valorização da cultura negra. As escolas que percebem a importância de um trabalho coordenado com a comunidade, os movimentos sociais e profissionais negros que lidam no seu cotidiano com a questão racial, abrem as suas portas para um trabalho em conjunto. E nesse momento que a articulação entre os espaços escolares e não-escolares pode acontecer. Cabe a nos ampliar e mudar o que temos diante de todos nós. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Afro- descendente e formação docente. pt_BR
dc.date.issued 2007
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13253
dc.date.accessioned 2020-07-13T16:27:42Z
dc.date.available 2020-07-13
dc.date.available 2020-07-13T16:27:42Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Identidade negra pt_BR
dc.subject Afro- descendente pt_BR
dc.subject Racismo pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Black identity pt_BR
dc.subject Afro-descendant pt_BR
dc.subject Racism pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Valmira Maria de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Afro-descendants and teacher training. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Valmira Maria de. Afro- descendente e formação docente. 71f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta