dc.creator.ID |
BRAGA, V. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AMARAL, M. G. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A presente investigação tem como objetivo principal discutir com professores do Ensino
Fundamental, novas alternativas de avaliação, que torne o aluno, não objeto, mas sujeito do
processo avaliativo. Adotei como metodologia a pesquisa exploratória, partindo de um
levantamento bibliográfico tomando como base autores renomados como Cipriano Luckesi,
Jussara Hoffmann, Maria Celina Melchior, Celso Vasconcellos e Pedro Demo entre outros,
que permitiu um maior aprofundamento da temática. Adotei como instrumento de coleta de
dados o questionário que favoreceu uma visão do que pensam os professores e quais os
principais problemas vivenciados, esse trabalho de aplicação e análise do questionário
juntamente com as observações, norteou o planejamento do próximo passo da pesquisa
prevendo possíveis intervenções. Passei a realizar sessões de estudo com os envolvidos
debatendo sobre o tema avaliação, procurando desenvolver novas estrategias que possam
melhorar as praticas avaliativas que são aplicadas pelo corpo docente e toda a comunidade
escolar, pois e essa a razão principal dessa pesquisa, apontar possíveis soluções aos problemas
existentes. Diante desse estudo, torna-se evidente a necessidade de se investir cada vez mais
na formação dos docentes e também de toda a equipe pedagógica para que juntos possamos
ser conhecedores das mudanças que ocorrem no tocante a educação e todo o processo
pedagógico que a fomenta. E necessário que sejamos conhecedores conscientes e críticos para
que possamos colaborar para a formação de sujeitos capazes de fazer a diferença dentro de
uma sociedade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação escolar: um desafio para os docentes. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2007-05-10 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13255 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-13T16:39:18Z |
|
dc.date.available |
2020-07-13 |
|
dc.date.available |
2020-07-13T16:39:18Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Processo avaliativo |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
School evaluation |
pt_BR |
dc.subject |
Evaluation process |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BRAGA, Verilene Gomes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
School evaluation: a challenge for teachers. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BRAGA, Verilene Gomes. Avaliação escolar: um desafio para os docentes. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
pt_BR |