dc.creator.ID |
ALCÂNTARA, M. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1927014859752039 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Debia Suenia da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, D. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O desenho e um meio de linguagem que possui códigos próprios, ou seja, o ato de desenhar
oferece a criança a possibilidade de representar o objeto do jeito que sente e entende, e ao
adulto oferece a possibilidade de compreender o mundo particular da criança. O estagio
constituiu-se importante momento para compreensão do tema, através deste, teve-se a
oportunidade de refletir sobre a expressão da criança através de seus desenhos. O objetivo
desta pesquisa foi analisar o significado e concepção que estão por trás da pratica do desenho
na educação infantil identificando ate que ponto o mesmo favorece ou limita o
desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem da criança. A pesquisa foi realizada na
Escola Municipal de Ensino Infantil e fundamental "Papa Paulo V I " localizada na cidade de
Sousa-Pb, tendo como sujeitos da pesquisa 5 (cinco) alunos de uma sala de pre-escolar II.A
pesquisa foi desenvolvida por meio de estudo de caso, utilizando como instrumentos de
coletas de dados entrevistas semi-estruturadas realizadas com professores e alunos,observação
em sala de aula, bem como as fontes orais e documentais constituídas através do estagio
supervisionado em docência. A analise do material mostrou a importância e necessidade do
acompanhamento do processo de desenhar pelo educador, para que o mesmo possa interpretar
e compreender o desenho produzido pelo educação. O estudo ainda mostrou que o desenho
vem sendo trabalhado ora como distração ou nas datas comemorativas, não havendo a
valorização devida dessas amostras de expressão. Portanto, com a pesquisa conclui-se que por
meio do desenho o educador e capaz de notar o nível de aprendizagem da criança, tomando
por base as fases por que passa o desenho, apontadas por Luquet (1969), como também
enxergar que alem de serem validos na assimilação dos conteúdos no que diz respeito ao
ensino-aprendizagem, através do desenho pose-se identificar aspectos afetivos e emocionais
presentes nestas amostras, sendo necessário ao educador proporcionar praticas que
privilegiem esse exercício pelo fato do desenho fazer parte do processo de desenvolvimento
da criança. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Arte - educação: a importância do desenho para educação infantil. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.description.abstract |
Drawing is a language medium that has its own codes, that is, the act of drawing
offers the child the possibility of representing the object the way he feels and understands, and
adult offers the possibility to understand the child's private world. The internship
constituted an important moment for understanding the theme, through this, we had the
opportunity to reflect on the child's expression through his drawings. The goal
of this research was to analyze the meaning and conception that are behind the practice of drawing
in early childhood education by identifying the extent to which it favors or limits
development in the child's teaching-learning process. The research was carried out at
Municipal School of Infantile Education and fundamental "Papa Paulo V I" located in the city of
Sousa-Pb, with 5 (five) students from a pre-school room as subjects of the research.
The research was developed through a case study, using
data collections semi-structured interviews with teachers and students, observation
in the classroom, as well as the oral and documentary sources constituted through the internship
supervised in teaching. The analysis of the material showed the importance and need for
monitoring the process of drawing by the educator, so that he can interpret
and understand the design produced by education. The study also showed that the design
been worked either as a distraction or on commemorative dates, with no
due appreciation of these expression samples. Therefore, with the research it is concluded that for
through the drawing the educator is able to notice the child's level of learning, taking
based on the phases that the drawing goes through, pointed out by Luquet (1969), as well as
see that in addition to being valid in the assimilation of the contents with respect to the
teaching-learning, through drawing one can identify affective and emotional aspects
present in these samples, being necessary for the educator to provide practices that
privilege this exercise because design is part of the development process
of child. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13267 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-13T20:02:37Z |
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dc.date.available |
2020-07-13 |
|
dc.date.available |
2020-07-13T20:02:37Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Desenho |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino - aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Kindergarten |
pt_BR |
dc.subject |
Drawing |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching - learning |
pt_BR |
dc.subject |
Child development |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALCÂNTARA, Marcilânia Gomes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Art - education: the importance of drawing for early childhood education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALCÂNTARA, Marcilânia Gomes. Arte - educação: a importância do desenho para educação infantil. 2010. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |