dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, D. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
0 presente trabalho teve seu inicio com o estudo do fracasso escolar, e seu objetivo foi
pesquisar, investigar e analisar aspectos referentes a sua problemática nas series iniciais
da Escola de Ensino Fundamental Vicente Felizardo Vieira, localizada no Distrito de
Felizardo, município de Ipaumirim, no estado do Ceara. Tomando como embasamento
teórico, alguns autores como: Jose Carlos Libaneo, Selma Garrido, Jussara Hoffmann,
Içami Tiba, David Fontana, dentre outros, que contribuirão com o desenvolvimento
desse tema. Para o desenvolvimento da pesquisa foram realizadas entrevistas com os
alunos, sendo uma investigação do tipo qualitativa e quantitativa, essas sendo do tipo
semi-estruturadas partiram de conversas informais com alguns dos educandos. Para a
coleta do material foi utilizado gravador e, em seguida foram feitas a transcrição dos
dados. O estagio supervisionado também foi parte do processo metodológico, pois o
mesmo proporciona entender, questionar e problematizar o tema em questão, mostrando
como e a pratica docente e, com isso perceber os reais problemas que propiciam o
fracasso escolar dos alunos aqui estudados. Ao concluir este trabalho, percebe-se que
não existe um único "culpado" pelo fracasso escolar. No entanto, e discutindo,
estudando e pesquisando, que pode-se criar novas teorias capazes de dar maiores
subsídios juntamente com as teorias antigas para a solução de tal problema. Nesta
perspectiva, a coleta dos dados desta pesquisa, se coloca como fonte de recursos que
deram possibilidades para construção de soluções que venham ajudar aos alunos a
desenvolverem-se e assim não desistirem dos estudos, evitando com isso a evasão,
dando oportunidades e possibilidades de discussão e construção de respostas para uma
aprendizagem mais eficaz, mantendo o aluno estudando e aprendendo. evitando a
continuidade do fracasso escolar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Fracasso escolar causas e consequências do fracasso escolar nos anos iniciais. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.description.abstract |
The present work started with the study of school failure, and its objective was
research, investigate and analyze aspects related to your problem in the initial series
Vicente Felizardo Vieira Elementary School, located in the District of
Felizardo, municipality of Ipaumirim, in the state of Ceara. Taking as a basis
theoretical, some authors such as: Jose Carlos Libaneo, Selma Garrido, Jussara Hoffmann,
Içami Tiba, David Fontana, among others, who will contribute to the development
this theme. For the development of the research, interviews were conducted with
students, being a qualitative and quantitative research, these being the type
semi-structured started informal conversations with some of the students. To the
recorder was used to collect the material, and then the transcripts of the
Dice. The supervised internship was also part of the methodological process, as the
even provides understanding, questioning and problematizing the theme in question, showing
how and the teaching practice and, with that, realize the real problems that provide the
school failure of the students studied here. Upon completing this work, it is clear that
there is not a single "culprit" for school failure. However, and arguing,
studying and researching, that new theories can be created capable of giving greater
subsidies along with ancient theories to solve such a problem. In this
perspective, the collection of data from this research is a source of resources that
gave possibilities for building solutions that will help students to
develop and thus do not give up their studies, thereby avoiding evasion,
providing opportunities and possibilities for discussion and building answers for a
more effective learning, keeping the student studying and learning. avoiding
continuity of school failure. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13268 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-13T20:24:25Z |
|
dc.date.available |
2020-07-13 |
|
dc.date.available |
2020-07-13T20:24:25Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject |
Fracasso escolar - causas |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Fracasso escolar - séries iniciais |
pt_BR |
dc.subject |
Evaluation |
pt_BR |
dc.subject |
School failure - causes |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.subject |
School failure - early grades |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ROLIM, Margarete Mangueira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
School failure causes and consequences of school failure in the early years. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ROLIM, Margarete Mangueira. Fracasso escolar causas e consequências do fracasso escolar nos anos iniciais. 2010. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |