dc.creator.ID |
SENA,M.C.B.F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3254209941932863 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, D. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, no qual se utilizou como instrumentos de coleta de dados a observação e entrevistas, com o objetivo de verificar as causas que levam os educandos da Escola Pública Municipal Maria Marques Formiga de Sousa, de São José da Lagoa Tapada - PB, a terem comportamentos e atitudes agressivos no ambiente escolar. Durante a pesquisa, foi percebido que os maus comportamentos dos educandos estão relacionados com o fato dos mesmos desconhecerem a importância ética/moral. para vida em sociedade. Ao término do trabalho concluímos que os alunos são agressivos/indisciplinados porque não receberam uma educação sobre uma boa conduta c também porque não acompanham os conteúdos que exige o domínio da leitura. Desta forma, cabe aos
responsáveis subsidiar os sujeitos nestes conhecimentos. Portanto, a família e escola são os agentes mais indicados para esta finalidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Consciência ética. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.description.abstract |
It is an exploratory qualitative research, in which instruments of
data collection, observation and interviews, with the objective of verifying the causes that lead
students of the Maria Marques Formiga de Sousa Municipal Public School, in São Jose da
Lagoa Tapada - PB, to have aggressive behaviors and attitudes in the school environment.
During the research, it was noticed that the students' bad behaviors are
related to the fact that they are unaware of the ethical / moral importance. for life in
society. At the end of the work we conclude that the students are aggressive / undisciplined
because they didn’t receive an education on good conduct and also because they didn’t
accompany the content that requires the mastery of reading. Thus, it is up to the
responsible to subsidize the subjects in this knowledge. Therefore, the family and school are the
agents most suitable for this purpose. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13269 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-13T20:46:02Z |
|
dc.date.available |
2020-07-13 |
|
dc.date.available |
2020-07-13T20:46:02Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ética |
pt_BR |
dc.subject |
Indisciplina escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Comportamento escolar |
pt_BR |
dc.subject |
ethic |
pt_BR |
dc.subject |
School indiscipline |
pt_BR |
dc.subject |
School behavior |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERNANDES, Maria Cilene Bernardino de Sena. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Ethical awareness. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERNANDES, Maria Cilene Bernardino de Sena. Consciência ética. 2010. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |