dc.creator.ID |
ARAÚJO, A. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3270749673958963 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Z. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Com a intenção de mostrarmos a importância das atividades lúdicas para a
aprendizagem escolar de crianças do 2° ano de Ensino Fundamental I, de uma
Escola Pública Estadual de São José da Lagoa Tapada/PB, e que este trabalho de
monografia teve como foco entendermos se e possível que o processo ensino aprendizagem ocorra a partir de jogos e brincadeiras. Para responder a este
questionamento elaboramos os objetivos: analisar como os jogos e brincadeiras
contribuem no desenvolvimento da aprendizagem de crianças; identificar atividades
lúdicas que despertam o interesse e a criatividade de crianças e refletir de que
maneira os jogos e brincadeiras favorecem o processo de ensino aprendizagem da
leitura e da escrita. Para a realização desta pesquisa conversamos com cinco
participantes através de entrevista semiestruturada. Adotamos como referenda!
teórico os estudos de Dohme (2003); Marly Pinto (2003); Velasco (1996), dentre
outros. A partir do estudo inicial para a elaboração do referencial teórico e que
organizamos a monografia da seguinte forma: no I capitulo apresentamos uma
discussão teórica voltada para a compreensão do lúdico como ferramenta a mais
para o processo ensino-aprendizagem escolar. No II temos os Procedimentos
Metodológicos no qual trazemos a relevância do tema, a escolha do campo e dos
participantes da pesquisa, os instrumentos para a realização da coleta de dados:
entrevista semiestruturada e observação da pratica docente. No III capitulo,
trazemos as falas dos participantes referentes aos questionamos realizados durante
a entrevista. Finalizamos esta pesquisa concluindo que a escola não dispõe de
práticas educativas que apresentem o lúdico como subsidio para o desenvolvimento
da aprendizagem das crianças, mas que se estes recursos forem considerados
como um instrumento a mais da pratica educativa poderemos ensinar-aprender com
mais dedicação e vontade, sem autoritarismos ou imposições de conteúdos
sistematizados. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A ludicidade do aprender na compreensão de alunos do 2º ano do ensino fundamental I. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.description.abstract |
With the intention of showing the importance of recreational activities for the
school learning of children of the 2nd year of Elementary Education, from a
State Public School of São José da Lagoa Tapada / PB, and that this work of
The monograph focused on understanding if it is possible that the teaching-learning process occurs from games and play. To answer this
questioning we elaborated the objectives: to analyze how the games and games
contribute to the development of children's learning; identify activities
that arouse children's interest and creativity and reflect that
In this way, games and games favor the teaching-learning process of
reading and writing. To carry out this research, we talked to five
participants through semi-structured interviews. We adopted it as a referendum!
theoretical studies by Dohme (2003); Marly Pinto (2003); Velasco (1996), among
others. From the initial study to the elaboration of the theoretical framework and that
we organized the monograph as follows: in the first chapter we present a
theoretical discussion aimed at understanding playfulness as the most
for the school teaching-learning process. In II we have the Procedures
Methodological in which we bring the relevance of the theme, the choice of field and
research participants, the instruments for data collection:
semi-structured interview and observation of teaching practice. In the third chapter,
we bring the speeches of the participants regarding the questions made during
the interview. We concluded this research concluding that the school does not have
educational practices that present play as a subsidy for development
children's learning, but that if these resources are considered
as an additional tool of educational practice we can teach-learn with
more dedication and willingness, without authoritarianism or content impositions
systematized. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13273 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-14T09:27:27Z |
|
dc.date.available |
2020-07-14 |
|
dc.date.available |
2020-07-14T09:27:27Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ludicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Atividades lúdicas |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos e brincadeiras |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem através de jogos |
pt_BR |
dc.subject |
Playfulness |
pt_BR |
dc.subject |
Playful activities |
pt_BR |
dc.subject |
Games and games |
pt_BR |
dc.subject |
Learning through games |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Adriana de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The playfulness of learning in the understanding of 2nd year students of elementary school I. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO Adriana de Sousa. A ludicidade do aprender na compreensão de alunos do 2º ano do ensino fundamental I. 2010. 36f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |