DSpace/Manakin Repository

Indisciplina escolar: desafios na sala de aula.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Z. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 pt_BR
dc.description.resumo A temática indisciplina, escolar tem ocupado espaço nas discussões entre docentes, gestores e coordenadores pedagógicos, sendo uma das queixas mais frequentes e uma das maiores dificuldades encontradas no relacionamento interpessoal entre alunos e professores. Esta monografia traz o seguinte questionamento: de que maneira a indisciplina se apresenta era sala de aula e quais as suas causas? Para responder nos utilizaremos dos seguintes objetivos: analisar causas e efeitos que a indisciplina gera na escola, especificamente em sala de aula; identificar motivos que fazem com que alunos se tornem indisciplinados e analisar conflitos gerados pela falta de disciplina. Para a elaboração do referencial teórico utilizamos os seguintes autores: Vasconcellos (2009, p. 122); Tiba (2006, p. 15); Devries e Zan (1997, p. 130); Fernandez (2005, p.74), dentre outros. A monografia esta dividida em três capítulos: no I apresentamos uma discussão teórica voltada para a compreensão da indisciplina era sala de aula, suas causas, efeitos e a compreensão dos inúmeros desafios vividos por todos os envolvidos na ação educativa. No I I temos os procedimentos metodológicos no qual destacamos os instrumentos para a coleta de dados: observações da pratica docente, entrevista semi estruturada e anotações no caderno de campo; contextualização do campo e dos participantes, assim como a importância da relação pesquisador-participante. No I II capitulo temos a Analise dos dados: ouvir, registrar e refletir, momento em que tentamos apreender o que os participantes da pesquisa entendem por indisciplina e o que pontuam como causas desta em sala de aula. Os dados obtidos nos levaram a seguinte consideração: a indisciplina na sala de aula ocorre por diferentes razoes: fatores relacionados a aspectos intra e extra escolares; a convivência com a família se for vivida de forma aversiva com ausências de regras e limites e a falta de um trabalho pedagógico diferenciado pelo professor. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Indisciplina escolar: desafios na sala de aula. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.description.abstract The indiscipline, school theme has occupied space in discussions between teachers, pedagogical managers and coordinators, being one of the most frequent complaints and a major difficulties encountered in the interpersonal relationship between students and teachers. This monograph raises the following question: how does the indiscipline presents itself in the classroom and what are its causes? To answer us we will use the following objectives: to analyze causes and effects that indiscipline generates in school, specifically in the classroom; identify reasons that make students become undisciplined and analyze conflicts generated by lack of discipline. To the elaboration of the theoretical framework we used the following authors: Vasconcellos (2009, P. 122); Tiba (2006, p. 15); Devries and Zan (1997, p. 130); Fernandez (2005, p.74), among others. The monograph is divided into three chapters: in I we present a discussion theoretical approach aimed at understanding indiscipline was the classroom, its causes, effects and understanding the countless challenges experienced by everyone involved in the action educational. In I I we have the methodological procedures in which we highlight the instruments for data collection: observations of teaching practice, semi-interview structured and notes in the field notebook; contextualization of the field and participants, as well as the importance of the researcher-participant relationship. In I II chapter we have the data analysis: listening, recording and reflecting, moment when we try to apprehend what the research participants understand by indiscipline and what score as causes of this in the classroom. The data obtained led us to the following consideration: indiscipline in the classroom occurs for different reasons: factors related to intra and extra school aspects; living with the family if it is experienced aversively with the absence of rules and limits and the lack of pedagogical work differentiated by the teacher. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13276
dc.date.accessioned 2020-07-14T10:31:22Z
dc.date.available 2020-07-14
dc.date.available 2020-07-14T10:31:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Indisciplina escolar pt_BR
dc.subject Relação professor- aluno pt_BR
dc.subject Aluno indisciplinado- causas e efeitos pt_BR
dc.subject School indiscipline pt_BR
dc.subject Teacher-student relationship pt_BR
dc.subject Undisciplined student - causes and effects pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PORFÍRIO, Emilia Viviane Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative School indiscipline: challenges in the classroom. pt_BR
dc.identifier.citation PORFÍRIO, Emilia Viviane Ferreira. Indisciplina escolar: desafios na sala de aula. 2010. 33f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta