Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, A. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9092637859800112 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, D. S. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 pt_BR
dc.description.resumo Esta monografia tem como objetivo discutir sobre O lúdico na matemática, enfatizando seus aspectos benéficos sobre a aprendizagem. Sendo assim, será ressaltada a grande eficácia que o lúdico traz ao ensino e a aprendizagem da matemática, de forma a desmistificar a rotulagem sobre a mesma. Ela e vista como a disciplina mais difícil, como um monstro, na qual os alunos ficam reprovados com maior frequência. O lúdico na matemática e uma forma de ensinar, que chama mais atenção dos alunos sobre o que esta sendo ensinado, evitando que as aulas sejam monótonas e desfavoráveis a aprendizagem, pois o lúdico trata o ensino de forma prazerosa e diversificada sendo um estimulo ao estudo. Para tal discussão, fez-se o uso de pesquisas no ambiente escolar onde se realizou o estagio, por meio de entrevistas e observações, tendo na culminância da pesquisa uma abordagem tanto qualitativa quanto quantitativa. O próprio estágio, também serviu de estudo para esse tema, já que o lúdico foi trabalhado na sala de aula, durante o mesmo, sendo registrado no Diário de Campo. Com esse estudo, foi concluído que a rotulagem sobre as dificuldades em matemática, antes tão em vigor nas escolas, hoje esta fragilizada, e ate mesmo esta se invertendo os pontos, mudando o ensino diário e repetitivo da matemática sem nenhum atrativo. Atualmente, já se tem trabalhos que buscam a perspectiva lúdica para o ensino, pois esta sendo visto a eficácia que essa maneira de ensinar favorece a aprendizagem e o interesse pelo estudo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O lúdico na matemática. pt_BR
dc.date.issued 2010-12
dc.description.abstract This monograph aims to discuss the playful in mathematics, emphasizing its beneficial aspects of learning. Therefore, it will be highlighted the great effectiveness that the ludic brings to teaching and learning mathematics, in a to demystify the labeling on it. It is seen as the most difficult discipline, like a monster, in which students fail more often. The playful in mathematics and a way of teaching that draws more attention from students about what is being taught, preventing the classes from being monotonous and unfavorable to learning, because the playful one treats teaching in a pleasurable and diversified way being a I encourage study. For such discussion, research was used in the school environment where the internship took place, through interviews and observations, culminating in the a qualitative and quantitative approach to research. The internship itself, it also served as a study for this theme, since the play was worked in the classroom, during the same, being registered in the Field Diary. With this study, it was concluded that labeling about math difficulties, once so prevalent in schools, today it is fragile, and even the points are reversing, changing the teaching daily and repetitive math without any attractions. Currently, there are already works who seek the playful perspective for teaching, as the effectiveness that this way of teaching favors learning and interest in study. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13279
dc.date.accessioned 2020-07-14T10:49:46Z
dc.date.available 2020-07-14
dc.date.available 2020-07-14T10:49:46Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Lúdico na matemática pt_BR
dc.subject Aprendizagem de matemática pt_BR
dc.subject Jogos e brincadeiras pt_BR
dc.subject Matemática- ensino pt_BR
dc.subject Instruções através de jogos pt_BR
dc.subject Playful in mathematics pt_BR
dc.subject Math learning pt_BR
dc.subject Games and games pt_BR
dc.subject Matemática- ensino pt_BR
dc.subject Instructions through games pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Alcineide Pereira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The playful in mathematics. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Alcineide Pereira da. O lúdico na matemática. 2010. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta