dc.creator.ID |
COSTA, A. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9092637859800112 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, D. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta monografia tem como objetivo discutir sobre O lúdico na matemática,
enfatizando seus aspectos benéficos sobre a aprendizagem. Sendo assim, será ressaltada
a grande eficácia que o lúdico traz ao ensino e a aprendizagem da matemática, de forma
a desmistificar a rotulagem sobre a mesma. Ela e vista como a disciplina mais difícil,
como um monstro, na qual os alunos ficam reprovados com maior frequência. O lúdico
na matemática e uma forma de ensinar, que chama mais atenção dos alunos sobre o que
esta sendo ensinado, evitando que as aulas sejam monótonas e desfavoráveis a
aprendizagem, pois o lúdico trata o ensino de forma prazerosa e diversificada sendo um
estimulo ao estudo. Para tal discussão, fez-se o uso de pesquisas no ambiente escolar
onde se realizou o estagio, por meio de entrevistas e observações, tendo na culminância
da pesquisa uma abordagem tanto qualitativa quanto quantitativa. O próprio estágio,
também serviu de estudo para esse tema, já que o lúdico foi trabalhado na sala de aula,
durante o mesmo, sendo registrado no Diário de Campo. Com esse estudo, foi concluído
que a rotulagem sobre as dificuldades em matemática, antes tão em vigor nas escolas,
hoje esta fragilizada, e ate mesmo esta se invertendo os pontos, mudando o ensino
diário e repetitivo da matemática sem nenhum atrativo. Atualmente, já se tem trabalhos
que buscam a perspectiva lúdica para o ensino, pois esta sendo visto a eficácia que essa
maneira de ensinar favorece a aprendizagem e o interesse pelo estudo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O lúdico na matemática. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010-12 |
|
dc.description.abstract |
This monograph aims to discuss the playful in mathematics,
emphasizing its beneficial aspects of learning. Therefore, it will be highlighted
the great effectiveness that the ludic brings to teaching and learning mathematics, in a
to demystify the labeling on it. It is seen as the most difficult discipline,
like a monster, in which students fail more often. The playful
in mathematics and a way of teaching that draws more attention from students about what
is being taught, preventing the classes from being monotonous and unfavorable to
learning, because the playful one treats teaching in a pleasurable and diversified way being a
I encourage study. For such discussion, research was used in the school environment
where the internship took place, through interviews and observations, culminating in the
a qualitative and quantitative approach to research. The internship itself,
it also served as a study for this theme, since the play was worked in the classroom,
during the same, being registered in the Field Diary. With this study, it was concluded
that labeling about math difficulties, once so prevalent in schools,
today it is fragile, and even the points are reversing, changing the teaching
daily and repetitive math without any attractions. Currently, there are already works
who seek the playful perspective for teaching, as the effectiveness that this
way of teaching favors learning and interest in study. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13279 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-14T10:49:46Z |
|
dc.date.available |
2020-07-14 |
|
dc.date.available |
2020-07-14T10:49:46Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Lúdico na matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos e brincadeiras |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática- ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Instruções através de jogos |
pt_BR |
dc.subject |
Playful in mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Math learning |
pt_BR |
dc.subject |
Games and games |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática- ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Instructions through games |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA, Alcineide Pereira da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The playful in mathematics. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COSTA, Alcineide Pereira da. O lúdico na matemática. 2010. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |