dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
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dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, D. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
As politicas educacionais ma luta pela preservação da água, embora tenham se
aperfeiçoado ao longo do tempo, ainda apresentam distorções que se configuram num
verdadeiro problema tanto para a vida em comunidade como para o convívio escolar. A
opção pelo estudo teve, no principio, como motivação o desejo em descobrir como a
escola conscientiza as crianças na luta pela preservação da água, posteriormente passou
a representar a necessidade de uma analise mais especifica englobando a relação água,
sociedade e educação. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativa realizada com
alunos do quarto ano do Ensino Fundamental. Todo o trabalho realizado através da
coleta de dados partiu dos seguintes instrumentos: observação sistemática, entrevista
semi-estruturada, aula teste e os documentos de memorias (diário de campo e portfólio);
teve como base os estudos de Caubet, Farias, Santos e Costa. Assim, os objetivos deste
trabalho foram: analisar o conhecimento dos alunos acerca das politicas educacionais de
preservação da água e enfatizar ainda mais a importância da preservação da água para as
futuras gerações e para boa qualidade de vida nos dias atuais. O estudo foi relevante do
ponto de vista que possibilitou conhecer a maneira como os alunos entendem os
problemas da escassez de água e poe em pratica acoes que visam a preservação deste
bem precioso. A conclusão que se tem do estudo e que a água enquanto bem da
humanidade ainda não e vista com o devido reconhecimento de sua importância e que
são poucos os estudos teóricos e as ações praticas voltadas para sua preservação; e
preciso entender que a água e sinônimo de saúde e boa qualidade de vida, merecendo
assim mais atenção da ciência e da sociedade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A importância de politicas educacionais na luta pela preservação da água. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
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dc.description.abstract |
Educational policies in the struggle for water preservation, although they have
perfected over time, still present distortions that are configured in a
real problem both for community life and school life. THE
The option for the study was motivated, in the beginning, by the desire to discover how
school makes children aware of the struggle for water preservation, later
to represent the need for a more specific analysis encompassing the water relationship,
society and education. It is a qualitative research carried out with
fourth grade students. All the work done through the
Data collection started from the following instruments: systematic observation, interview
semi-structured, test class and memorandum documents (field diary and portfolio);
was based on the studies of Caubet, Farias, Santos and Costa. Thus, the objectives of this
work were: to analyze the students' knowledge about the educational policies of
water preservation and further emphasize the importance of water preservation for
future generations and for good quality of life today. The study was relevant
point of view that made it possible to know the way students understand
problems of scarcity of water and poe in practice actions aimed at the preservation of this
very precious. The study's conclusion is that water as a good part of the
humanity is not yet seen with due recognition of its importance and that
there are few theoretical studies and practical actions aimed at their preservation; and
need to understand that water is synonymous with health and good quality of life, deserving
thus more attention from science and society. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13295 |
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dc.date.accessioned |
2020-07-14T19:53:27Z |
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dc.date.available |
2020-07-14 |
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dc.date.available |
2020-07-14T19:53:27Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Preservação da água |
pt_BR |
dc.subject |
Politicas educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Conscientização |
pt_BR |
dc.subject |
environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Water preservation |
pt_BR |
dc.subject |
Educational policies |
pt_BR |
dc.subject |
Awareness |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SENA, Maria de Fátima Lopes de. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The importance of educational policies in the fight for water preservation. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SENA, Maria de Fátima Lopes de. A importância de politicas educacionais na luta pela preservação da água. 2010. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |