dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Z. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho apresenta considerações acerca da relação existente entre a
família e a escola e a reflexão voltada para a necessidade de despertarmos o
desejo de participação. Esta pesquisa foi delineada a partir do seguinte
questionamento: a falta de participação da família na escola torna-se um
obstáculo para a aprendizagem dos alunos do 4° ano do Ensino Fundamental
I? Nossa hipótese nos levou a pensar que o aluno que e acompanhado pelos
pais na escola tem um maior e melhor desempenho em suas atividades
escolares. Para responder a esse questionamento elaboramos os seguintes
objetivos: investigar se o desinteresse dos alunos e pela falta de participação
da família na escola e refletir as possíveis consequências para o aprendizado
do aluno que não tem a participação da família na sua trajetória estudantil. O
fenômeno da relação família escola foi discutido a partir do seguinte referencial:
Carvalho (2004); Moreira (2008); Nicoietti (2009); Ludke & Andre (1980);
Szymanski (1995); dentre outros. Dividimos esta monografia em três capítulos;
no primeiro trazemos uma discussão teórica a partir de autores que trabalham
com a temática família e escola, destacando a possibilidade de envolvimento
dos pais nas atividades escolares para além do momento da matricula. No
segundo capitulo temos o Procedimento Metodológico no qual apresentamos a
escolha dos sujeitos e do campo onde a pesquisa foi desenvolvida, a
importância da relação pesquisador-pesquisado e da caracterização da
instituição. No terceiro apresentamos a analise dos dados, momento em que
nos deparamos com as falas das crianças referente a participação dos seus
pais na vida escolar. Por fim concluímos que a relação família-escola, precisa
efetivamente acontecer e para que isso seja possível e necessário que ambos
compreendam seu papel diante da educação das crianças, favorecendo uma
pratica voltada para o acompanhamento e para medidas que nos possibilitem
sairmos das teorizações apenas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Relação família escola: uma parceria necessária. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.description.abstract |
This work presents considerations about the relationship between the
family and school and reflection on the need to awaken the
desire to participate. This research was delineated from the following
questioning: the lack of family participation in school becomes an
obstacle to the learning of 4th grade elementary school students
I? Our hypothesis led us to think that the student who is accompanied by
parents at school have a greater and better performance in their activities
schoolchildren. To answer this question, we elaborated the following
objectives: to investigate whether the students' lack of interest and the lack of participation
at school and reflect the possible consequences for learning
of the student who does not have the participation of the family in his student trajectory. THE
phenomenon of the family-school relationship was discussed based on the following framework:
Carvalho (2004); Moreira (2008); Nicoietti (2009); Ludke & Andre (1980);
Szymanski (1995); among others. We divided this monograph into three chapters;
in the first we bring a theoretical discussion from authors who work
with the theme of family and school, highlighting the possibility of involvement
parents in school activities beyond the time of enrollment. At the
second chapter we have the Methodological Procedure in which we present the
choice of subjects and the field where the research was developed, the
importance of the researcher-researched relationship and the characterization of
institution. In the third we present the analysis of the data, when
we come across the children's statements regarding the participation of their
parents in school life. Finally, we conclude that the family-school relationship needs to
actually happen and for that to be possible and necessary that both
understand their role in the education of children, favoring a
practice focused on monitoring and measures that enable us
we leave theorizations only. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13296 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-14T20:10:15Z |
|
dc.date.available |
2020-07-14 |
|
dc.date.available |
2020-07-14T20:10:15Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Relação família- escola |
pt_BR |
dc.subject |
Diálogo- pais e professores |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Família- participação na escola |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Family-school relationship |
pt_BR |
dc.subject |
Dialogue - parents and teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.subject |
Family - participation in school |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BEZERRA, Fabíola Braga. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
School-family relationship: a necessary partnership. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BEZERRA, Fabíola Braga. Relação família escola: uma parceria necessária. 2010. 35f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |