DSpace/Manakin Repository

Afetividade na relação professor - aluno: uma analise na creche e pre - escola.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, D. S. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 pt_BR
dc.description.resumo O trabalho monográfico apresentado intitula-se " A relação professor-aluno: uma analise na pre-escola" teve como objetivo identificar como a relação afetiva entre professor e alunos contribui para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança. E ainda teve o intuito de analisar a s problemáticas geradas pela falta de afetividade. Para a realização destas analises teve - se como base principal os pressupostos teóricos de Wallon , Oliveira, e Kullok. A pesquisa foi desenvolvida na Creche Nossa Senhora dos Remédios na cidade de Cajazeiras - PB, numa sala do pre-escolar II composta de dezessete alunos. A pesquisa definiu-se como estudo de caso e, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados observação, entrevistas e, fontes orais, memorias do presente obtidas durante o Estagio Supervisionado em Docência. Durante a coleta e analise dos dados adotou - se um abordagem qualitativa. Na analise do estagio teve-se como aporte teórico a Nova Historia Cultural, que utiliza as fontes orais, narrativas e memorias do presente para significar os discursos dos sujeitos que fizeram parte dessa vivencia. Portanto, teve-se como percepção final que apesar de todas as problemáticas encontradas na instituição investigada, e possível transformar a pratica docente num a relação que envolve afetividade e respeito mutuo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Afetividade na relação professor - aluno: uma analise na creche e pre - escola. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.description.abstract The monographic work presented is entitled "The teacher-student relationship: a analyze the pre-school "t e v e c o m the objective to identify the affective relationship between teacher and students contributes to the cognitive, emotional and social development of child. And it also had the intention of analyzing the problems generated by the lack of affectivity. To carry out these analyzes, the main focus was on the theoretical assumptions of Wallon, Oliveira, and Kullok. The research was developed at Creche Nossa Senhora dos Remédios in the city of Cajazeiras - PB, in a room of the pre-school II composed of seventeen students. The research was defined as a study of case, and observation, interviews and, oral sources, memories of the present obtained during the Supervised Internship in Teaching. During data collection and analysis, an approach was adopted qualitative. The analysis of the internship was based on the New History Cultural, which uses the oral sources, narratives and memories of the present to the speeches of the subjects who were part of this experience. Therefore, it was final perception that despite all the problems found in the institution investigated, it is possible to transform teaching practice into a relationship that involves affection and mutual respect. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13298
dc.date.accessioned 2020-07-14T20:24:55Z
dc.date.available 2020-07-14
dc.date.available 2020-07-14T20:24:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Relação - professor e aluno pt_BR
dc.subject Alfabetização - aluno de creche pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Creche nossa Senhora dos remédios - Cajazeiras - Paraíba pt_BR
dc.subject Relationship - teacher and student pt_BR
dc.subject Literacy - day care student pt_BR
dc.subject child education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MACIEL, Maria de Lourdes Dantas do Nascimento.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Affectivity in the teacher - student relationship: an analysis in the nursery and pre - school. pt_BR
dc.identifier.citation MACIEL, Maria de Lourdes Dantas do Nascimento. Afetividade na relação professor - aluno: uma analise na creche e pre - escola. 2010. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta