dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, D. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O trabalho monográfico apresentado intitula-se " A relação professor-aluno: uma
analise na pre-escola" teve como objetivo identificar como a relação afetiva entre
professor e alunos contribui para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da
criança. E ainda teve o intuito de analisar a s problemáticas geradas pela falta de
afetividade. Para a realização destas analises teve - se como base principal os
pressupostos teóricos de Wallon , Oliveira, e Kullok. A pesquisa foi desenvolvida na
Creche Nossa Senhora dos Remédios na cidade de Cajazeiras - PB, numa sala do
pre-escolar II composta de dezessete alunos. A pesquisa definiu-se como estudo de
caso e, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados observação, entrevistas e,
fontes orais, memorias do presente obtidas durante o Estagio Supervisionado em
Docência. Durante a coleta e analise dos dados adotou - se um abordagem
qualitativa. Na analise do estagio teve-se como aporte teórico a Nova Historia
Cultural, que utiliza as fontes orais, narrativas e memorias do presente para significar
os discursos dos sujeitos que fizeram parte dessa vivencia. Portanto, teve-se como
percepção final que apesar de todas as problemáticas encontradas na instituição
investigada, e possível transformar a pratica docente num a relação que envolve
afetividade e respeito mutuo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Afetividade na relação professor - aluno: uma analise na creche e pre - escola. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.description.abstract |
The monographic work presented is entitled "The teacher-student relationship: a
analyze the pre-school "t e v e c o m the objective to identify the affective relationship between
teacher and students contributes to the cognitive, emotional and social development of
child. And it also had the intention of analyzing the problems generated by the lack of
affectivity. To carry out these analyzes, the main focus was on the
theoretical assumptions of Wallon, Oliveira, and Kullok. The research was developed at
Creche Nossa Senhora dos Remédios in the city of Cajazeiras - PB, in a room of the
pre-school II composed of seventeen students. The research was defined as a study of
case, and observation, interviews and,
oral sources, memories of the present obtained during the Supervised Internship in
Teaching. During data collection and analysis, an approach was adopted
qualitative. The analysis of the internship was based on the New History
Cultural, which uses the oral sources, narratives and memories of the present to
the speeches of the subjects who were part of this experience. Therefore, it was
final perception that despite all the problems found in the institution
investigated, it is possible to transform teaching practice into a relationship that involves
affection and mutual respect. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13298 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-14T20:24:55Z |
|
dc.date.available |
2020-07-14 |
|
dc.date.available |
2020-07-14T20:24:55Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Relação - professor e aluno |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização - aluno de creche |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Creche nossa Senhora dos remédios - Cajazeiras - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Relationship - teacher and student |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy - day care student |
pt_BR |
dc.subject |
child education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MACIEL, Maria de Lourdes Dantas do Nascimento. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Affectivity in the teacher - student relationship: an analysis in the nursery and pre - school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MACIEL, Maria de Lourdes Dantas do Nascimento. Afetividade na relação professor - aluno: uma analise na creche e pre - escola. 2010. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |