dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
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dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, D. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE's) no ensino
regular e uma pratica que vem sendo desenvolvida desde seculo XIX. onde a sociedade
possa perceber que a criança, o jovem e ate mesmo o adulto também tem capacidade
de ingressar no ensino regular, então as pessoas com necessidades educacionais
especiais (NEE'S), de alguma forma deixa de ser excluída e passa ser incluída no
ensino regular, mas para isso se faz necessário varias mudanças tanto no ensino, quanto
na estrutura física da escola. O Interesse por este terna, foi pela curiosidade de saber
como a escola trabalha com a inclusão desses alunos na sala de aula e a partir dai,
contribuir para a aprendizagem do aluno. Esta pesquisa se deu de forma qualitativa com
os alunos da Escola Diogo Doulavince Amador. A analise se deu através da coleta de
dados a partir da observação sistemática. entrevista semi-estruturada, aula teste e os
documentos de memorias, como o diário de campo e portfólio. Foi constatado que os
alunos com necessidades educacionais especiais tem aceitação dos colegas e
funcionários da escola. E diante das atividades desenvolvidas se fez necessário adaptar
os conteúdos para os alunos, pois alguns já eram bem adiantados. Portanto, a inclusão
de pessoas com necessidades educacionais especiais no ensino regular e de fundamental
importância para o desenvolvimento pedagógico na sala de aula e assim proporcionar
aos alunos resultados precisos, para o desenvolvimento cognitivo da criança, do jovem e
do adulto com necessidades especiais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Inclusão dos excepcionais no ensino regular. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
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dc.description.abstract |
The inclusion of people with special educational needs (SENs) in teaching
regular and a practice that has been developed since the 19th century. where society
can realize that the child, the youth and even the adult also has the capacity
to enter regular education, so people with educational needs
(NEE'S), somehow stops being excluded and starts being included in the
regular education, but for that it is necessary several changes both in teaching, as well as
in the physical structure of the school. The interest in this tender was due to the curiosity to know
how the school works with the inclusion of these students in the classroom and from there,
contribute to student learning. This research took place in a qualitative way with
the students of Escola Diogo Doulavince Amador. The analysis took place through the collection of
data from systematic observation. semi-structured interview, test class and the
memorial documents, such as the field diary and portfolio. It was found that
students with special educational needs are accepted by colleagues and
school staff. And in view of the activities developed, it was necessary to adapt
the contents for the students, since some were already well advanced. Therefore, inclusion
of people with special educational needs in mainstream and elementary education
importance for pedagogical development in the classroom and thus provide
students accurate results for the cognitive development of children, young people and
adult with special needs. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13299 |
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dc.date.accessioned |
2020-07-14T21:01:09Z |
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dc.date.available |
2020-07-14 |
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dc.date.available |
2020-07-14T21:01:09Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Pessoas com necessidades educacionais especiais |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino regular |
pt_BR |
dc.subject |
inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.subject |
People with special educational needs |
pt_BR |
dc.subject |
Regular education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BEZERRA, Maria do Carmo. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Inclusion of the exceptional in regular education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BEZERRA, Maria do Carmo. Inclusão dos excepcionais no ensino regular. 2010. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
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