Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, D. S. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 pt_BR
dc.description.resumo A inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE's) no ensino regular e uma pratica que vem sendo desenvolvida desde seculo XIX. onde a sociedade possa perceber que a criança, o jovem e ate mesmo o adulto também tem capacidade de ingressar no ensino regular, então as pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE'S), de alguma forma deixa de ser excluída e passa ser incluída no ensino regular, mas para isso se faz necessário varias mudanças tanto no ensino, quanto na estrutura física da escola. O Interesse por este terna, foi pela curiosidade de saber como a escola trabalha com a inclusão desses alunos na sala de aula e a partir dai, contribuir para a aprendizagem do aluno. Esta pesquisa se deu de forma qualitativa com os alunos da Escola Diogo Doulavince Amador. A analise se deu através da coleta de dados a partir da observação sistemática. entrevista semi-estruturada, aula teste e os documentos de memorias, como o diário de campo e portfólio. Foi constatado que os alunos com necessidades educacionais especiais tem aceitação dos colegas e funcionários da escola. E diante das atividades desenvolvidas se fez necessário adaptar os conteúdos para os alunos, pois alguns já eram bem adiantados. Portanto, a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais no ensino regular e de fundamental importância para o desenvolvimento pedagógico na sala de aula e assim proporcionar aos alunos resultados precisos, para o desenvolvimento cognitivo da criança, do jovem e do adulto com necessidades especiais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Inclusão dos excepcionais no ensino regular. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.description.abstract The inclusion of people with special educational needs (SENs) in teaching regular and a practice that has been developed since the 19th century. where society can realize that the child, the youth and even the adult also has the capacity to enter regular education, so people with educational needs (NEE'S), somehow stops being excluded and starts being included in the regular education, but for that it is necessary several changes both in teaching, as well as in the physical structure of the school. The interest in this tender was due to the curiosity to know how the school works with the inclusion of these students in the classroom and from there, contribute to student learning. This research took place in a qualitative way with the students of Escola Diogo Doulavince Amador. The analysis took place through the collection of data from systematic observation. semi-structured interview, test class and the memorial documents, such as the field diary and portfolio. It was found that students with special educational needs are accepted by colleagues and school staff. And in view of the activities developed, it was necessary to adapt the contents for the students, since some were already well advanced. Therefore, inclusion of people with special educational needs in mainstream and elementary education importance for pedagogical development in the classroom and thus provide students accurate results for the cognitive development of children, young people and adult with special needs. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13299
dc.date.accessioned 2020-07-14T21:01:09Z
dc.date.available 2020-07-14
dc.date.available 2020-07-14T21:01:09Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Pessoas com necessidades educacionais especiais pt_BR
dc.subject Ensino regular pt_BR
dc.subject inclusive education pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject People with special educational needs pt_BR
dc.subject Regular education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BEZERRA, Maria do Carmo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Inclusion of the exceptional in regular education. pt_BR
dc.identifier.citation BEZERRA, Maria do Carmo. Inclusão dos excepcionais no ensino regular. 2010. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta