Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, D. S. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho versa sobre o lúdico na matemática, dessa forma, pretende-se em linhas gerais apresentar o resultado de uma pesquisa sobre a concepção dos alunos a respeito da matemática ensinada e aprendida no cotidiano da sala de aula. A visão dos alunos em relação a matemática veiculada em sala de aula, traz importantes contribuições para o entendimento de como a disciplina em questão esta sendo trabalhada pelos professores e concebida pelos alunos na realidade atual do contexto escolar. A proposta central e pensar como se efetiva o lúdico na matemática de forma que contribua para a aprendizagem efetiva do aluno que por ventura tenha dificuldade nesse componente curricular. Esta e uma pesquisa qualitativa que utiliza como fonte de coleta de dados a observação e a entrevista; além de fontes documentais como o diário de campo e o caderno de pianos de aula. Também foi realizado o estagio supervisionado em docência que veio contribuir para a aprendizagem da profissionalização, bem como o fortalecimento do mesmo. A conclusão obtida com essa pesquisa e" que a maioria dos alunos gosta da disciplina matemática, acreditam que ela pode ser usada no dia-a-dia das pessoas e tem forte relação com as atividades diárias da vida. Em contrapartida, outros alunos sentem aversão pela referida disciplina e não sentem prazer em estuda-la. Essa questão pode ser resolvida com a associação da matemática e o lúdico de maneira que os alunos apreciam para aprender os conteúdos dessa área de estudo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O lúdico na matemática. pt_BR
dc.date.issued 2010-11
dc.description.abstract This work deals with the playfulness in mathematics, in this way, it is intended, in general, to present the result of a research on the conception of students regarding the mathematics taught and learned in the classroom. The view of students in relation to mathematics conveyed in the classroom, brings important contributions to the understanding of how the subject in question is being worked on by teachers and conceived by students in the current reality of the school context. The central proposal is to think about how playfulness in mathematics takes place in a way that contributes to the effective learning of students who may have difficulty in this curricular component. This is a qualitative research that uses observation and interview as a source of data collection; in addition to documentary sources such as the field diary and the class piano notebook. The supervised teaching internship was also carried out, which contributed to the learning of professionalization, as well as its strengthening. The conclusion reached with this research is "that most of students like mathematics, believe that it can be used in people's daily lives and has a strong relationship with the daily activities of life. On the other hand, other students feel aversion to the subject and do not enjoy studying it. This issue can be resolved with the association of mathematics and play in a way that students appreciate to learn the contents of this area of ​​study. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13300
dc.date.accessioned 2020-07-14T23:11:52Z
dc.date.available 2020-07-14
dc.date.available 2020-07-14T23:11:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Lúdico na matemática pt_BR
dc.subject Aprendizagem de matemática pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Instruções através de jogos pt_BR
dc.subject Playful in mathematics pt_BR
dc.subject Math learning pt_BR
dc.subject Mathematics teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOARES, Flávia Pereira de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The playful in mathematics. pt_BR
dc.identifier.citation SOARES, Flávia Pereira de Sousa. O Lúdico na matemática. 2010. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta