Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.creator.ID | SILVA, L. D. S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Maria Janete de. | |
dc.contributor.advisor1ID | LIMA, M. J. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por finalidade demonstrar as atividades desenvolvidas na pesquisa intitulada "O LÚDICO EM SALA DE AULA: representações sociais de professores e alunos de escola publica". Para a pesquisa foram entrevistados, através de grupos focais, cinco alunos e três professores das series iniciais do Ensino Fundamental, objetivando compreender o que e educação lúdica para estes sujeitos, identificar as experiencias vivenciadas dentro do lúdico, quais as dificuldades em se adotar tal pratica, bem como examinar a sua contribuição para o rendimento do aluno no que diz respeito a aprendizagem. 0 nosso interesse em se debruçar sobre tal tema se justifica pelo fato de que muito tem se escrito sobre educação lúdica, mas pouco se tem falado sobre os motivos pelos quais essa pratica não tem sido adotada efetivamente pelas escolas. O estudo nos revela que as docentes compartilham uma representação positiva acerca da educação lúdica. As mesmas acreditam que a o lúdico atua como facilitador da aprendizagem, no entanto apontam diversos empecilhos a essa pratica, tais como: falta de materiais na escola, realidade social dos alunos que impede que os mesmos disponham de materiais simples (lápis, cola, tesoura, tinta, etc.), pouco preparo referente a educação lúdica recebido durante a formação e falta tempo para criar e confeccionar materiais. Quanta aos discentes, estes elaboram uma representação contraditória sobre a educação lúdica, oscilando entre a incompatibilidade e a compatibilidade entre educação e brincadeira. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | O lúdico em sala de aula: representações sociais de professores e aluno de escola pública. | pt_BR |
dc.date.issued | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13320 | |
dc.date.accessioned | 2020-07-15T14:47:36Z | |
dc.date.available | 2020-07-15 | |
dc.date.available | 2020-07-15T14:47:36Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Educação lúdica | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Playfulness | pt_BR |
dc.subject | Playful education | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Luciana Dantas S. da. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The playfulness in the classroom: social representations of teachers and public school students. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Luciana Dantas S. da. O lúdico em sala de aula: representações sociais de professores e aluno de escola pública. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. | pt_BR |