DSpace/Manakin Repository

O lúdico em sala de aula: representações sociais de professores e aluno de escola pública.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, L. D. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, M. J. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho tem por finalidade demonstrar as atividades desenvolvidas na pesquisa intitulada "O LÚDICO EM SALA DE AULA: representações sociais de professores e alunos de escola publica". Para a pesquisa foram entrevistados, através de grupos focais, cinco alunos e três professores das series iniciais do Ensino Fundamental, objetivando compreender o que e educação lúdica para estes sujeitos, identificar as experiencias vivenciadas dentro do lúdico, quais as dificuldades em se adotar tal pratica, bem como examinar a sua contribuição para o rendimento do aluno no que diz respeito a aprendizagem. 0 nosso interesse em se debruçar sobre tal tema se justifica pelo fato de que muito tem se escrito sobre educação lúdica, mas pouco se tem falado sobre os motivos pelos quais essa pratica não tem sido adotada efetivamente pelas escolas. O estudo nos revela que as docentes compartilham uma representação positiva acerca da educação lúdica. As mesmas acreditam que a o lúdico atua como facilitador da aprendizagem, no entanto apontam diversos empecilhos a essa pratica, tais como: falta de materiais na escola, realidade social dos alunos que impede que os mesmos disponham de materiais simples (lápis, cola, tesoura, tinta, etc.), pouco preparo referente a educação lúdica recebido durante a formação e falta tempo para criar e confeccionar materiais. Quanta aos discentes, estes elaboram uma representação contraditória sobre a educação lúdica, oscilando entre a incompatibilidade e a compatibilidade entre educação e brincadeira. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title O lúdico em sala de aula: representações sociais de professores e aluno de escola pública. pt_BR
dc.date.issued 2007
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13320
dc.date.accessioned 2020-07-15T14:47:36Z
dc.date.available 2020-07-15
dc.date.available 2020-07-15T14:47:36Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Educação lúdica pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Playfulness pt_BR
dc.subject Playful education pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Luciana Dantas S. da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The playfulness in the classroom: social representations of teachers and public school students. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Luciana Dantas S. da. O lúdico em sala de aula: representações sociais de professores e aluno de escola pública. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta