DSpace/Manakin Repository

Ensinando a ler através da literatura infanto- juvenil.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA, L. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9022881814348404 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MARTINS, Lís Maria.
dc.contributor.advisor1ID MARTINS, L. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0290068964313599 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho objetivou possibilitar habilidades de leitura aos alunos de maneira lúdica, espontânea e por prazer, através da literatura infantil numa perspectiva critica, no âmbito do Ensino Fundamental na Escola Municipal Antonio Gregório de Lacerda em São José da Lagoa Tapada na Paraíba /PB. E promover a leitura de diferentes tipos de textos, tais como: poesias, contos, contos de fadas, fabulas, etc. Como exercício para estimular a leitura de forma dinâmica e ainda identificar os interesses e preferencias de leitura dos docentes da referente escola. Utilizou para esta analise uma amostra composta por quatro professores de Português que foram consultados através de um questionário, para se chegar ao entendimento sobre o interesse e as preferencias de leituras dos professores, o qual foi fundamentado na experiencia do dia-a-dia, no estagio juntos aos alunos do sétimo ano A, do turno da manha da referida Instituição. Os resultados revelaram que os alunos gostam do aspecto lúdico das narrativas do falar poético. Contudo, constatamos que para formar leitores, e preciso que a pratica da leitura seja frequente. Faz necessário, que os alunos vivenciem diversas situações de leituras. O professor tem em suas mãos instrumentos suficientes para transformar seus alunos em leitores atentos conscientes, aptos a refletir sobre o seu próprio saber, e, principalmente, a ler com prazer. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Ensinando a ler através da literatura infanto- juvenil. pt_BR
dc.date.issued 2007-05-10
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13321
dc.date.accessioned 2020-07-15T15:25:09Z
dc.date.available 2020-07-15
dc.date.available 2020-07-15T15:25:09Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Literatura infanto- juvenil pt_BR
dc.subject Habilidades de leitura pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Formação de leitor pt_BR
dc.subject Prática de leitura pt_BR
dc.subject Children and Youth Literature pt_BR
dc.subject Reading skills pt_BR
dc.subject Playfulness pt_BR
dc.subject Reader training pt_BR
dc.subject Reading practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Luciana Rocha de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching how to read through children's literature. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Luciana Rocha de. Ensinando a ler através da literatura infanto- juvenil. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta