dc.creator.ID |
LIMA, L. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9022881814348404 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MARTINS, Lís Maria. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MARTINS, L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0290068964313599 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho objetivou possibilitar habilidades de leitura aos alunos de maneira lúdica,
espontânea e por prazer, através da literatura infantil numa perspectiva critica, no âmbito do
Ensino Fundamental na Escola Municipal Antonio Gregório de Lacerda em São José da
Lagoa Tapada na Paraíba /PB. E promover a leitura de diferentes tipos de textos, tais como:
poesias, contos, contos de fadas, fabulas, etc. Como exercício para estimular a leitura de
forma dinâmica e ainda identificar os interesses e preferencias de leitura dos docentes da
referente escola. Utilizou para esta analise uma amostra composta por quatro professores de
Português que foram consultados através de um questionário, para se chegar ao entendimento
sobre o interesse e as preferencias de leituras dos professores, o qual foi fundamentado na
experiencia do dia-a-dia, no estagio juntos aos alunos do sétimo ano A, do turno da manha da
referida Instituição. Os resultados revelaram que os alunos gostam do aspecto lúdico das
narrativas do falar poético. Contudo, constatamos que para formar leitores, e preciso que a
pratica da leitura seja frequente. Faz necessário, que os alunos vivenciem diversas situações
de leituras. O professor tem em suas mãos instrumentos suficientes para transformar seus
alunos em leitores atentos conscientes, aptos a refletir sobre o seu próprio saber, e,
principalmente, a ler com prazer. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Ensinando a ler através da literatura infanto- juvenil. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2007-05-10 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13321 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-15T15:25:09Z |
|
dc.date.available |
2020-07-15 |
|
dc.date.available |
2020-07-15T15:25:09Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infanto- juvenil |
pt_BR |
dc.subject |
Habilidades de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Ludicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de leitor |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Children and Youth Literature |
pt_BR |
dc.subject |
Reading skills |
pt_BR |
dc.subject |
Playfulness |
pt_BR |
dc.subject |
Reader training |
pt_BR |
dc.subject |
Reading practice |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Luciana Rocha de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching how to read through children's literature. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Luciana Rocha de. Ensinando a ler através da literatura infanto- juvenil. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
pt_BR |