Mostrar registro simples

dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6604591304301600 pt_BR
dc.contributor.advisor1 TORRES, Antônia Lis de Maria Martins.
dc.contributor.advisor1ID TORRES, A. L. M. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0290068964313599 pt_BR
dc.description.resumo A presente investigação teve por objetivo principal investigar o processo de formação do professor alfabetizador da Escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental Dr Thomaz Pires, na cidade de Sousa - PB. Algumas perguntas nos orientaram no decorrer da pesquisa, como: Como a não formação do professor alfabetizador se reflete na aprendizagem dos alunos? Quais os investimentos oferecidos pelo poder publico para melhorar a atuação desses profissionais? Por que a alfabetização, que e a base de todo o processo de escolarização, e tao desvalorizada pelo poder publico? Por que muitos profissionais não se dispõem a assumir uma turma de alfabetização? Por que as professoras alfabetizadoras, em sua maioria, são profissionais em fim de carreira? Para nossa fundamentação teórica buscamos renomados autores, entre eles destacamos: Libâneo (2000), Freire (1996), Perez (2003). Nossa investigação esta dividida em quatro capítulos, que nos levam a repensar nossa pratica pedagógica de maneira critica, a termos uma visão ampliada e sensível com relação a alfabetização. De inicio resgatamos um pouco da historia da formação das professoras primarias e a questão da feminização do magistério e a mistica da vocação. Em seguida, podemos analisar a importância da formação para o professor alfabetizador e o perfil das alfabetizadoras partindo de seus relatos, estes que demonstram o envolvimento pessoal que cada uma tem com a alfabetização, seu processo formativo e os saberes adquiridos pela experiencia de anos em sala de alfabetização. Por fim, adentramos na sala de alfabetização e acompanhamos de perto a rotina da sala de aula, com suas muitas dificuldades e com suas muitas "delicias". A somatória desses quatro capítulos que compõem nosso estudo e o resultado de muito trabalho e esforço na busca por aperfeiçoamento dos nossos conhecimentos acerca da temática. Diante do exposto, podemos concluir que e de fundamental importância a formação de qualidade para o professor alfabetizador, a reflexão aprofundada da própria pratica pedagógica e a busca incessante pela formação continuada e mais investimentos por parte do poder publico, como meios geradores de significativas mudanças para o sistema de ensino e para a (re) valorização da escola publica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A formação do professor alfabetizador. pt_BR
dc.date.issued 2007
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13323
dc.date.accessioned 2020-07-15T15:57:18Z
dc.date.available 2020-07-15
dc.date.available 2020-07-15T15:57:18Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject A formação de professor pt_BR
dc.subject Professor alfabetizador pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Literacy teacher pt_BR
dc.subject child education pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NÓBREGA, Margareth Tomaz da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The formation of the literacy teacher. pt_BR
dc.identifier.citation NÓBREGA, Margareth Tomaz da Silva. A formação do professor alfabetizador. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta