dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6604591304301600 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
TORRES, Antônia Lis de Maria Martins. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
TORRES, A. L. M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0290068964313599 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A presente investigação teve por objetivo principal investigar o processo de formação
do professor alfabetizador da Escola Estadual de Educação Infantil e Ensino
Fundamental Dr Thomaz Pires, na cidade de Sousa - PB. Algumas perguntas nos
orientaram no decorrer da pesquisa, como: Como a não formação do professor
alfabetizador se reflete na aprendizagem dos alunos? Quais os investimentos oferecidos
pelo poder publico para melhorar a atuação desses profissionais? Por que a
alfabetização, que e a base de todo o processo de escolarização, e tao desvalorizada pelo
poder publico? Por que muitos profissionais não se dispõem a assumir uma turma de
alfabetização? Por que as professoras alfabetizadoras, em sua maioria, são profissionais
em fim de carreira? Para nossa fundamentação teórica buscamos renomados autores,
entre eles destacamos: Libâneo (2000), Freire (1996), Perez (2003). Nossa investigação
esta dividida em quatro capítulos, que nos levam a repensar nossa pratica pedagógica de
maneira critica, a termos uma visão ampliada e sensível com relação a alfabetização. De
inicio resgatamos um pouco da historia da formação das professoras primarias e a
questão da feminização do magistério e a mistica da vocação. Em seguida, podemos
analisar a importância da formação para o professor alfabetizador e o perfil das
alfabetizadoras partindo de seus relatos, estes que demonstram o envolvimento pessoal
que cada uma tem com a alfabetização, seu processo formativo e os saberes adquiridos
pela experiencia de anos em sala de alfabetização. Por fim, adentramos na sala de
alfabetização e acompanhamos de perto a rotina da sala de aula, com suas muitas
dificuldades e com suas muitas "delicias". A somatória desses quatro capítulos que
compõem nosso estudo e o resultado de muito trabalho e esforço na busca por
aperfeiçoamento dos nossos conhecimentos acerca da temática. Diante do exposto,
podemos concluir que e de fundamental importância a formação de qualidade para o
professor alfabetizador, a reflexão aprofundada da própria pratica pedagógica e a busca
incessante pela formação continuada e mais investimentos por parte do poder publico,
como meios geradores de significativas mudanças para o sistema de ensino e para a (re)
valorização da escola publica. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
A formação do professor alfabetizador. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2007 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13323 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-15T15:57:18Z |
|
dc.date.available |
2020-07-15 |
|
dc.date.available |
2020-07-15T15:57:18Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
A formação de professor |
pt_BR |
dc.subject |
Professor alfabetizador |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy teacher |
pt_BR |
dc.subject |
child education |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NÓBREGA, Margareth Tomaz da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The formation of the literacy teacher. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NÓBREGA, Margareth Tomaz da Silva. A formação do professor alfabetizador. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
pt_BR |