dc.creator.ID |
BONIFÁCIO, M C. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7873116585098893 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CAMPOS, Maria de Lourdes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CAMPOS, M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/709435374248625 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O estudo da temática O ensino da leitura na escola: desafios e perspectivas teve como
objetivo analisar as praticas de leitura desenvolvida pelos professores das series iniciais
da Escola Municipal de Ensino Fundamental Celestino Gomes de Sá, possibilitando a
ampliação de suas concepções, proporcionando-lhes uma reflexão sobre suas praticas
pedagógicas com relação ao ensino da leitura. Para a realização dessa pesquisa,
utilizou-se como instrumento o questionário guiados de temas como: concepções de
leitura, a importância da leitura, os recurso utilizados para trabalhar a leitura, se
desenvolvem alguma atividade de motivação antes de iniciar uma atividade de leitura,
se os docentes encontram dificuldades no trabalho com a leitura. Os resultados
mostram que as atividades de leitura aparecem como uma construção dos sentidos e
não uma ambiguidade como faz a escola, quando coloca a criança em situações de
interpretação de textos. Na verdade a leitura requer do aluno uma elucidação de
sentidos, para que a aprendizagem não se resuma apenas a repetição de texto que não
condiz com a realidade dos alunos. Os professores veem o ato de ler não apenas como
a transformação dos signos linguísticos, mas sim, pela função de comunicação que
esse ato permite fato este que constatamos nos estudos com os professores. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de leitura na escola: desafios e perspectivas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2007 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13325 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-15T17:00:10Z |
|
dc.date.available |
2020-07-15 |
|
dc.date.available |
2020-07-15T17:00:10Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de leitura- estratégias |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de ensino- leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching reading - strategies |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching-reading practice |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BONIFÁCIO, Maria Cleide Fernandes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching reading at school: challenges and perspectives. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BONIFÁCIO, Maria Cleide Fernandes. O ensino de leitura na escola: desafios e perspectivas. 44f. Monografia. (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
pt_BR |