DSpace/Manakin Repository

O ensino de leitura na escola: desafios e perspectivas.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BONIFÁCIO, M C. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7873116585098893 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.advisor1ID CAMPOS, M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/709435374248625 pt_BR
dc.description.resumo O estudo da temática O ensino da leitura na escola: desafios e perspectivas teve como objetivo analisar as praticas de leitura desenvolvida pelos professores das series iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Celestino Gomes de Sá, possibilitando a ampliação de suas concepções, proporcionando-lhes uma reflexão sobre suas praticas pedagógicas com relação ao ensino da leitura. Para a realização dessa pesquisa, utilizou-se como instrumento o questionário guiados de temas como: concepções de leitura, a importância da leitura, os recurso utilizados para trabalhar a leitura, se desenvolvem alguma atividade de motivação antes de iniciar uma atividade de leitura, se os docentes encontram dificuldades no trabalho com a leitura. Os resultados mostram que as atividades de leitura aparecem como uma construção dos sentidos e não uma ambiguidade como faz a escola, quando coloca a criança em situações de interpretação de textos. Na verdade a leitura requer do aluno uma elucidação de sentidos, para que a aprendizagem não se resuma apenas a repetição de texto que não condiz com a realidade dos alunos. Os professores veem o ato de ler não apenas como a transformação dos signos linguísticos, mas sim, pela função de comunicação que esse ato permite fato este que constatamos nos estudos com os professores. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title O ensino de leitura na escola: desafios e perspectivas. pt_BR
dc.date.issued 2007
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13325
dc.date.accessioned 2020-07-15T17:00:10Z
dc.date.available 2020-07-15
dc.date.available 2020-07-15T17:00:10Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Ensino de leitura- estratégias pt_BR
dc.subject Prática de ensino- leitura pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Teaching reading - strategies pt_BR
dc.subject Teaching-reading practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BONIFÁCIO, Maria Cleide Fernandes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching reading at school: challenges and perspectives. pt_BR
dc.identifier.citation BONIFÁCIO, Maria Cleide Fernandes. O ensino de leitura na escola: desafios e perspectivas. 44f. Monografia. (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta