dc.creator.ID |
FERREIRA, M. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
TORRES, Antônia Lis de Maria Martins. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
TORRES, A. L. M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0290068964313599 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A investigação feita sobre a leitura na escola considerando os
aspectos de construção da aprendizagem constitui o objetivo
primordial da presente pesquisa.Visando compreender este processo,
notadamente na escola pública, direcionamos a analise
fundamentada nos pressupostos teóricos sobre os quais a relevância
do enquadramento histórico, evidenciando que as bases do ensino
valorizam a leitura como aprendizagem na escola.Possibilitando
pensar com maior propriedade a questão de pratica da leitura
deixando claro a importância que os professores vivem com suas
experiencias com os alunos em sala de aula, poderão eles subsidiar a
formulação de uma nova metodologia de ensino da leitura voltada
para o interesse do aluno, objetivando a superação de uma visão
reprodutora do ensino que sabemos esta arraigada, desde a
colonização, no âmbito educacional brasileiro.
Nesse aspecto, este estudo busca orientar e refletir junto aos
discentes outros níveis de conhecimentos, considerando a leitura
como um processo continuo e interativo.
Foram fornecidos pressupostos gerais sobre o ensino nas series
iniciais, a elaboração da leitura, as teorias,as discussões e reflexões
dentro do espaço escolar.Em sequencia abordamos a linguagem suas
concepções a cerca da oralidade e escrita,dentro desse contexto
tentamos demonstrar a necessidade e a importância de o professor
saber identificar as fases da aprendizagem do aluno para
posteriormente adequar as atividades de acordo com o
desenvolvimento da turma, afim de que os mesmos através da
construção de suas hipóteses, pudessem formar seu conceito do que
e leitura.Tratamos também de algumas novas elementares da função
social da leitura como interação entre leitor e auto, via textos
realizamos também atividades com diversos portadores de textos
que se circulam em nossa sociedade, posteriormente abordavam-se
as dificuldades no processo de aprendizagem da leitura ou seja, os
pontos positivos e negativos que norteiam ,esse processo, os
métodos adotados pelos professores e os livros didáticos, estes ditos
como um dos grandes através da educação e que na sua maioria
reproduz o conhecimento muitas vezes desvalorizando as vivencias
e experiencias dos alunos.Apos ter sido levantado todas as questões
pertinentes ao desenvolvimento da temática, destacamos as opiniões
e sugestões dos professores, grandes responsáveis pelo
desenvolvimento no processo de aprendizagem dos alunos, e um
outro elemento fundamental que este estudo buscou foi o de
evidenciar a rela^ao do aluno no grupo, visando a colaboração
coletiva do conhecimento e a relação dialógica entre a criança e o
professor. Esse estudo trás uma proposta de ensino-aprendizagem
significativa entre o sujeito-aprendiz e objeto de
conhecimento, mediatizada pelo professor, onde a leitura deve ser
repensada como um processo no qual o leitor realiza um trabalho
ativo de conhecimento ,de modo a favorecer o desenvolvimento de
sua aprendizagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Leitura e aprendizagem: um processo em permanente construção. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2007 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13327 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-15T17:23:42Z |
|
dc.date.available |
2020-07-15 |
|
dc.date.available |
2020-07-15T17:23:42Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Construção de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura na escola |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Learning construction |
pt_BR |
dc.subject |
Reading practice |
pt_BR |
dc.subject |
Reading at school |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERREIRA, Maria das Neves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading and learning: a process in permanent construction. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERREIRA, Maria das Neves. Leitura e aprendizagem: um processo em permanente construção. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
pt_BR |