dc.creator.ID |
PEREIRA, M. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3655067079567624 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AMARAL, M. G. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O estudo realizado tem como temática central a avaliação escolar e como objetivo principal
mostrar que a avaliação e um requisito fundamental ao processo ensino-aprendizagem. O
referido trabalho possui inicialmente um caráter de pesquisa exploratória e no que se refere
aos procedimentos de coleta de dados e as fontes de pesquisa, preferi primeiramente realizar
uma pesquisa bibliográfica que sem duvida e indispensável em todo estudo cientifico. Em
seguida, realizei a pesquisa de campo, onde ocorre uma aproximação entre o pesquisador e a
população investigada. Realizei um estudo de caso e usei como meio de coleta de dados
questionários, entrevistas e a observação participante, que no caso garante a obtenção de
dados com professores, alunos e núcleo gestor da escola de maneira natural e descontraída.
Nesse estudo, coloco minha opinião quanto ao processo de avaliação da escola pesquisada,
bem como a avaliação de modo geral. Sabemos que o processo avaliativo progrediu em
relação as suas concepções passadas, mas ainda, precisa ser questionada em termos de
organização, de normas burocráticas, precisa de uma redefinição em termos de conteúdos e
funções docentes. A avaliação pode ser importante condição de desenvolvimento integral,
elemento criativo e transformador da personalidade humana, assim como pode tornar-se
instrumento de eliminação e seletividade em um sistema educacional voltado para os aspectos
quantitativos deste processo. Demonstra-se a necessidade de continuar pensando a avaliação,
sobretudo, de uma avaliação continua, formativa, na perspectiva do desenvolvimento integral
do aluno. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação escolar: um requisito fundamental ao processo ensino- aprendizagem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2007-11-10 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13329 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-15T18:20:29Z |
|
dc.date.available |
2020-07-15 |
|
dc.date.available |
2020-07-15T18:20:29Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação- conceitos |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação- funções |
pt_BR |
dc.subject |
School evaluation |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.subject |
Evaluation- concepts |
pt_BR |
dc.subject |
Evaluation- functions |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEREIRA, Maria do Socorro. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
School evaluation: a fundamental requirement for the teaching-learning process. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEREIRA, Maria do Socorro. Avaliação escolar: um requisito fundamental ao processo ensino- aprendizagem. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
pt_BR |