DSpace/Manakin Repository

Avaliação escolar: um requisito fundamental ao processo ensino- aprendizagem.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PEREIRA, M. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3655067079567624 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.advisor1ID AMARAL, M. G. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 pt_BR
dc.description.resumo O estudo realizado tem como temática central a avaliação escolar e como objetivo principal mostrar que a avaliação e um requisito fundamental ao processo ensino-aprendizagem. O referido trabalho possui inicialmente um caráter de pesquisa exploratória e no que se refere aos procedimentos de coleta de dados e as fontes de pesquisa, preferi primeiramente realizar uma pesquisa bibliográfica que sem duvida e indispensável em todo estudo cientifico. Em seguida, realizei a pesquisa de campo, onde ocorre uma aproximação entre o pesquisador e a população investigada. Realizei um estudo de caso e usei como meio de coleta de dados questionários, entrevistas e a observação participante, que no caso garante a obtenção de dados com professores, alunos e núcleo gestor da escola de maneira natural e descontraída. Nesse estudo, coloco minha opinião quanto ao processo de avaliação da escola pesquisada, bem como a avaliação de modo geral. Sabemos que o processo avaliativo progrediu em relação as suas concepções passadas, mas ainda, precisa ser questionada em termos de organização, de normas burocráticas, precisa de uma redefinição em termos de conteúdos e funções docentes. A avaliação pode ser importante condição de desenvolvimento integral, elemento criativo e transformador da personalidade humana, assim como pode tornar-se instrumento de eliminação e seletividade em um sistema educacional voltado para os aspectos quantitativos deste processo. Demonstra-se a necessidade de continuar pensando a avaliação, sobretudo, de uma avaliação continua, formativa, na perspectiva do desenvolvimento integral do aluno. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Avaliação escolar: um requisito fundamental ao processo ensino- aprendizagem. pt_BR
dc.date.issued 2007-11-10
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13329
dc.date.accessioned 2020-07-15T18:20:29Z
dc.date.available 2020-07-15
dc.date.available 2020-07-15T18:20:29Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Avaliação escolar pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Avaliação- conceitos pt_BR
dc.subject Avaliação- funções pt_BR
dc.subject School evaluation pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Evaluation- concepts pt_BR
dc.subject Evaluation- functions pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Maria do Socorro.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative School evaluation: a fundamental requirement for the teaching-learning process. pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Maria do Socorro. Avaliação escolar: um requisito fundamental ao processo ensino- aprendizagem. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta