dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, D. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Ao longo deste trabalho para possibilitar um melhor entendimento, vamos procurar analisar a
influencia da relação professor aluno no processo de ensino-aprendizagem destacando que o
ato de ensinar e aprender implica uma mudança na postura por parte do professor, que e
superar a mera transmissão de conhecimento, cumprindo um papel mais prospectivo de
conhecimento e aperfeiçoamento. O objetivo deste estudo e possibilitar a compreensão do
contexto nos elementos centrais da pesquisa - aluno, professor e escola. A metodologia
utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi o estudo de cada caso. Utilizaram-se como
instrumentos de coleta de dados o questionário, a entrevista, o portfólio e o diário de campo.
Nesse sentido, os resultados obtidos contribuem significativamente para o entendimento de
questões relacionadas a aprendizagem que possam contribuir de forma abrangente nas
possibilidades de mudanças. Nessa perspectiva, destaca-se a relação professor - aluno que e
um dos aspectos centrais das questões educacionais nos dias atuais. E que deve fazer parte do
projeto politico das unidades escolares, e preciso que aconteça essa interação dentro da escola,
pois e um assunto que precisa ser questionado e trabalhado na sala de aula. No entanto, esse
tema deve fazer parte constantemente da pratica pedagógica nas instituintes educacionais por
ser o ponto principal do processo ensino-aprendizagem para assim adquirir uma interação
entre o professor e o aluno. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Relação professor - aluno: influencia no processo ensino aprendizagem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.description.abstract |
Throughout this work to enable a better understanding, we will try to analyze the
influences the teacher-student relationship in the teaching-learning process, highlighting that the
the act of teaching and learning implies a change in attitude on the part of the teacher, who
overcome the mere transmission of knowledge, fulfilling a more prospective role of
knowledge and improvement. The aim of this study is to make it possible to understand the
context in the central elements of the research - student, teacher and school. The methodology
used for the development of the research was the study of each case. They were used as
instruments for data collection: the questionnaire, the interview, the portfolio and the field diary.
In this sense, the results obtained contribute significantly to the understanding of
learning-related issues that can contribute comprehensively to the
possibilities for change. In this perspective, the teacher-student relationship that
one of the central aspects of educational issues today. And that should be part of
political project of the school units, and I need this interaction to happen within the school,
because it is a subject that needs to be questioned and worked on in the classroom. However, this
theme should be a constant part of the pedagogical practice in educational institutes for
be the main point of the teaching-learning process to acquire an interaction
between the teacher and the student. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13330 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-15T20:14:24Z |
|
dc.date.available |
2020-07-15 |
|
dc.date.available |
2020-07-15T20:14:24Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Relação - professor e aluno |
pt_BR |
dc.subject |
Relacionamento escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Escola - interação - professor e aluno |
pt_BR |
dc.subject |
Aluno - relação com professor |
pt_BR |
dc.subject |
Relationship - teacher and student |
pt_BR |
dc.subject |
School relationship |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.subject |
School - interaction - teacher and student |
pt_BR |
dc.subject |
Student - relationship with teacher |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEREIRA, Maria do Carmo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teacher - student relationship: influences the teaching - learning process. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEREIRA, Maria do Carmo. Relação professor - aluno: influencia no processo ensino aprendizagem. 2010. 37f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |