Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, D. S. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho monográfico objetiva elucidar as questões sobre como esta a leitura na infância, quais os métodos utilizados, se os mesmos estão dando algum resultado e como esses métodos tem contribuído para a aprendizagem dos alunos nas series iniciais. Como também as dificuldades de leitura dos mesmos diante da diversidade de leituras existentes. Foi realizada uma pesquisa de campo para que fosse observado o cotidiano escolar de uma sala de aula, em uma escola de Pombal e posteriormente o estagio Supervisionado em Docência. Assim, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados a entrevista e a observação, alem de fontes documentais, como um portfólio e um diário de campo que serviram para registrar as memorias do Estagio. Desta forma, constata-se que o estagio direciona para a iniciação a pratica docente, visto que o mesmo faz entender a importância de descobrir a identidade profissional como futures educadores. Ademais, este possibilitou trabalhar a questão da leitura sem separa-las das disciplinas fazendo uma interação com as mesmas, formando leitores com senso critico capaz de tomar decisões sobre as questões que se deparam no seu cotidiano. Enfim, o estudo consistiu em analisar e detectar alguns problemas de leitura para que assim fosse possível trabalhar, de forma significativa, os problemas existentes, tendo assim, um maior suporte para saber transformar as dificuldades em desafios a serem superados. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Leitura na infância. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.description.abstract The present monographic work aims to elucidate the questions about how this reading in the childhood, what methods are used, whether they are giving any results and how these methods have contributed to students' learning in the initial grades. Like also the difficulties in reading them given the diversity of existing readings. Was field research was carried out to observe the school routine of a classroom. class, in a school in Pombal and later the Supervised Teaching Internship. Thus, interview and observation were used as instruments of data collection, in addition to documentary sources, such as a portfolio and a field diary that served to record the internship memories. In this way, it appears that the internship directs the initiation to teaching practice, since it makes us understand the importance of discovering the identity professional as future educators. Furthermore, this made it possible to work on the issue of reading without separating them from the disciplines by interacting with them, forming critical-minded readers capable of making decisions about the issues they face in their daily. Finally, the study consisted of analyzing and detecting some reading problems for so that it was possible to work, in a meaningful way, the existing problems, taking thus, greater support to know how to transform difficulties into challenges to be faced. overcome. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13331
dc.date.accessioned 2020-07-15T20:27:42Z
dc.date.available 2020-07-15
dc.date.available 2020-07-15T20:27:42Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Leitura na infância pt_BR
dc.subject Aprendizagem de leitura pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Childhood reading pt_BR
dc.subject Learning to read pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Maria do Carmo Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Childhood reading. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Maria do Carmo Silva. Leitura na infância. 2010. 37f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta