DSpace/Manakin Repository

Educação inclusiva e o processo de socialização e aprendizagem dos discentes.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, Nozângela Maria Rolim. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 pt_BR
dc.description.resumo O trabalho trata da necessidade de compreender como se da o processo da Educação Inclusiva de pessoas com deficiência, uma vez que essa proposta busca a integração pessoal e social dessa população. No processo de desenvolvimento, procurou-se levar em consideração todo um contexto histórico, politico, social, cultural e econômico das pessoas com deficiência, pois não basta resumir a inclusão aos números de matriculados na escola. A presente pesquisa buscou, a partir da perspectiva dos alunos do 3° ano de uma escola inclusiva da cidade de Sousa/PB, verificar como ocorre a socialização, em uma sala de aula com 18 alunos "ditos normais" com os que tem deficiência. Para tanto, fez-se uso de um roteiro de entrevistas semi-estruturado, deixando-os livres para colocarem suas ideias e posicionamentos. Na analise dos dados, procurou-se contextualizar as respostas de cada um dos sujeitos. Sendo assim, observou-se no decorrer desse trabalho, que se faz necessário que todos participem da Inclusão para que ela ocorra de fato. Logo, aprender a trabalhar com a inclusão tornou-se um desafio, tanto para os docentes, como para as escolas e a comunidade. E importante que o professor entenda que e essencial aprender sempre mais e que a aprendizagem docente e permanente e se faz de diferentes formas e em diferentes lugares. Sendo assim, a educação inclusiva não se refere somente ao terreno educativo. Ela esta presente tanto no convívio social, como na inserção e participação da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Isso se da, a partir do processo educativo, pois o mesmo ajuda a adquirir habilidades, que são utilizadas na escola, em casa, no laser e no trabalho. Portanto, este estudo nos leva a uma reflexão que envolve a importância da Educação Inclusiva na vida das pessoas com deficiência. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Educação inclusiva e o processo de socialização e aprendizagem dos discentes. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.description.abstract The work deals with the need to understand how the process of Inclusive Education for people with disabilities, since this proposal seeks the personal and social integration of this population. In the development process, an attempt was made to take into account the entire historical, political, social, cultural and economic context of people with disabilities, as it is not enough to summarize the inclusion of numbers enrolled in school. The present research sought, from the perspective of the students of the 3rd year of an inclusive school in the city of Sousa / PB, to verify how socialization occurs, in a classroom with 18 students "said to be normal" with those with disabilities. For that, a semi-structured interview script was used, leaving them free to put their ideas and positions. In the analysis of the data, we tried to contextualize the responses of each of the subjects. Thus, it was observed in the course of this work, that it is necessary for everyone to participate in Inclusion for it to actually happen. Soon, learning to work with inclusion has become a challenge, both for teachers, as well as for schools and the community. It is important for the teacher to understand that it is essential to always learn more and that teaching and permanent learning is done in different ways and in different places. Thus, inclusive education does not refer only to the educational terrain. It is present both in social life and in the insertion and participation of people with disabilities in the labor market. This occurs from the educational process, as it helps to acquire skills, which are used at school, at home, at the laser and at work. Therefore, this study leads us to a reflection that involves the importance of Inclusive Education in the lives of people with disabilities pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13337
dc.date.accessioned 2020-07-16T23:57:01Z
dc.date.available 2010-07-16
dc.date.available 2020-07-16T23:57:01Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Socialização pt_BR
dc.subject Escola inclusiva- Sousa-Paraíba pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Socialization pt_BR
dc.subject Inclusive School - Sousa-Paraíba pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Flaviana Alves de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Inclusive education and the students' socialization and learning process. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Flaviana Alves de. Educação inclusiva e o processo de socialização e aprendizagem dos discentes. 2010. 27f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta