Mostrar registro simples

dc.creator.ID ANDRADE, F. P. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1291903009203656 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, D. S. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 pt_BR
dc.description.resumo Esta monografia apresenta a importância de trabalhar o lúdico no processo de ensino e aprendizagem, tendo sempre em mente que os jogos, brinquedos e brincadeiras fazem parte do mundo da criança. Sabendo da importância do brincar na educação infantil, o trabalho inicia-se com uma breve definição do que é o lúdico. Também aborda a pratica desenvolvida pelos educadores e as dificuldades apresentadas pelos mesmos em trabalhar com esse instrumento facilitador da aprendizagem integrando aos conteúdos. Nesse sentido, e destacada a apresentação dos educandos sobre a utilização do lúdico no desenvolvimento da aprendizagem, identificando a importância das atividades lúdicas como suporte na aprendizagem para o desenvolvimento das potencialidades afetiva, criativa, cognitiva e social da criança. A pesquisa, ainda, aborda as vivencias do Estagio Supervisionado em Docência, no qual enfatiza dentre outros aspectos a utilização do lúdico no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, na qual se utilizou como instrumentos de coleta de dados a observação, entrevistas, fontes documentais, constituídas por um Portfolio, com os pianos de aula e as atividades desenvolvidas durante o estagio, e um diário de campo. Conclui-se que e essencial não esquecer que, se a criança brinca espontaneamente, a atuação dos educadores não pode ser improvisada. No entanto, percebe-se que as escolas precisam valorizar e trabalhar mais com o lúdico, para que tenham alunos motivados a aprender de forma prazerosa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O lúdico. pt_BR
dc.date.issued 2010-11
dc.description.abstract This monograph presents the importance of working on play in the teaching and learning process learning, always keeping in mind that games, toys and games are part of of the child's world. Knowing the importance of playing in early childhood education, work starts with a brief definition of what is playful. It also addresses the practice developed by the educators and the difficulties presented by them in working with this facilitator of learning by integrating content. In this sense, and highlighted the presentation of students on the use of playfulness in the development of learning, identifying the importance of ludic activities as support in the learning for the development of affective, creative, cognitive and social potentials of child. The research also addresses the experiences of the Supervised Internship in Teaching, which emphasizes, among other aspects, the use of playfulness in the teaching process and learning. It is a research with a qualitative approach, in which it was used as instruments for data collection, observation, interviews, documentary sources, constituted for a Portfolio, with the lesson plans and activities developed during the internship, and a field journal. It is concluded that it is essential not to forget that if the child plays spontaneously, the role of educators cannot be improvised. However, it is clear that schools need to value and work more with play, so that they have students motivated to learn in a pleasant way. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13338
dc.date.accessioned 2020-07-17T00:09:48Z
dc.date.available 2020-07-16
dc.date.available 2020-07-17T00:09:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Jogos e brincadeiras pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Atividades lúdicas pt_BR
dc.subject Ludic pt_BR
dc.subject Games and games pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Playful activities pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GONÇALVES, Francineide de Paiva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The playful. pt_BR
dc.identifier.citation GONÇALVES, Francineide de Paiva. O lúdico. 2010. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta