dc.creator.ID |
ANDRADE, F. P. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1291903009203656 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, D. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta monografia apresenta a importância de trabalhar o lúdico no processo de ensino e
aprendizagem, tendo sempre em mente que os jogos, brinquedos e brincadeiras fazem parte
do mundo da criança. Sabendo da importância do brincar na educação infantil, o trabalho
inicia-se com uma breve definição do que é o lúdico. Também aborda a pratica desenvolvida
pelos educadores e as dificuldades apresentadas pelos mesmos em trabalhar com esse
instrumento facilitador da aprendizagem integrando aos conteúdos. Nesse sentido, e destacada
a apresentação dos educandos sobre a utilização do lúdico no desenvolvimento da
aprendizagem, identificando a importância das atividades lúdicas como suporte na
aprendizagem para o desenvolvimento das potencialidades afetiva, criativa, cognitiva e social
da criança. A pesquisa, ainda, aborda as vivencias do Estagio Supervisionado em Docência,
no qual enfatiza dentre outros aspectos a utilização do lúdico no processo de ensino e
aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, na qual se utilizou como
instrumentos de coleta de dados a observação, entrevistas, fontes documentais, constituídas
por um Portfolio, com os pianos de aula e as atividades desenvolvidas durante o estagio, e um
diário de campo. Conclui-se que e essencial não esquecer que, se a criança brinca
espontaneamente, a atuação dos educadores não pode ser improvisada. No entanto, percebe-se
que as escolas precisam valorizar e trabalhar mais com o lúdico, para que tenham alunos
motivados a aprender de forma prazerosa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O lúdico. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010-11 |
|
dc.description.abstract |
This monograph presents the importance of working on play in the teaching and learning process
learning, always keeping in mind that games, toys and games are part of
of the child's world. Knowing the importance of playing in early childhood education, work
starts with a brief definition of what is playful. It also addresses the practice developed
by the educators and the difficulties presented by them in working with this
facilitator of learning by integrating content. In this sense, and highlighted
the presentation of students on the use of playfulness in the development of
learning, identifying the importance of ludic activities as support in the
learning for the development of affective, creative, cognitive and social potentials
of child. The research also addresses the experiences of the Supervised Internship in Teaching,
which emphasizes, among other aspects, the use of playfulness in the teaching process and
learning. It is a research with a qualitative approach, in which it was used as
instruments for data collection, observation, interviews, documentary sources, constituted
for a Portfolio, with the lesson plans and activities developed during the internship, and a
field journal. It is concluded that it is essential not to forget that if the child plays
spontaneously, the role of educators cannot be improvised. However, it is clear
that schools need to value and work more with play, so that they have students
motivated to learn in a pleasant way. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13338 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-17T00:09:48Z |
|
dc.date.available |
2020-07-16 |
|
dc.date.available |
2020-07-17T00:09:48Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Lúdico |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos e brincadeiras |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Atividades lúdicas |
pt_BR |
dc.subject |
Ludic |
pt_BR |
dc.subject |
Games and games |
pt_BR |
dc.subject |
Child education |
pt_BR |
dc.subject |
Playful activities |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GONÇALVES, Francineide de Paiva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The playful. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GONÇALVES, Francineide de Paiva. O lúdico. 2010. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |