dc.creator.ID |
XAVIER, F. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4170765401884340 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, D. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O referido trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento cognitivo das
crianças no que diz respeito ao ensino aprendizagem de matemática na sala de aula.
O mesmo utilizou como instrumentos de coleta de dados observações e entrevistas.
Além dos instrumentos utilizados para a pesquisa, foram realizadas a aula teste e o
Estagio Supervisionado em Docência no intuito de vivenciar o âmbito escolar. Foram
utilizadas também algumas fontes de pesquisa como um portfolio e um diário de
campo, produzidos antes e no decorrer do estagio. Essas utilizações das fontes de
pesquisa tiveram o intuito de enriquecer o trabalho. As fontes de pesquisa tem
abordagem metodológica na Nova Historia Cultural, a qual valoriza fontes orais
escritas, narrações, entre outras. A pesquisa teve inicio numa turma de 1° ano, porém
a continuidade da mesma e o estagio foram realizados numa turma de 4° ano, em
uma escola da rede publica de Cajazeiras - PB. A pesquisa em si referia-se ao
conhecimento sobre a importância do lúdico em atividades matemáticas que os
alunos e a professora adquirissem. Pode-se dizer que os alunos pesquisados não
possuem conhecimentos sobre os benefícios que os jogos, as atividades lúdicas
podem proporcionar para sua aprendizagem. Para eles. os jogos possuem apenas fins
de diversão e distração, e não um fim educativo. Mesmo com as dificuldades que a
escola publica apresenta, e possível trabalhar diferencialmente a matemática,
contribuindo para a aprendizagem dos educandos. Porem, para que haja uma
aprendizagem compensatória, e preciso que os professores, gestores e demais
funcionários da área educacional discutam e reflitam sobre a educação e a
importância da ludicidade nela envolvida. O Estagio Supervisionado em docência,
também realizado para dar continuidade ao referido trabalho apresentou
conhecimentos e experiências significativas para a futura pratica docente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Matemática: trabalhando com o lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010-11 |
|
dc.description.abstract |
This work aims to analyze the cognitive development of children
children with regard to teaching math learning in the classroom.
He used observations and interviews as data collection instruments.
In addition to the instruments used for the research, the test class and the
Supervised Teaching Internship in order to experience the school environment. Were
Some research sources such as a portfolio and a
field, produced before and during the stage. These uses of sources of
research aimed at enriching the work. Research sources have
methodological approach in the New Cultural History, which values oral sources
writings, narrations, among others. The research started in a 1st year class, however
the continuity of the same and the internship were carried out in a 4th grade class, in
a school in the public network of Cajazeiras - PB. The research itself referred to the
knowledge about the importance of playfulness in mathematical activities that
students and the teacher acquire. It can be said that the students surveyed did not
have knowledge about the benefits that games, play activities
can provide for your learning. For them. games have only purposes
fun and distraction, not an educational purpose. Even with the difficulties that
public school presents, and it is possible to work differently on mathematics,
contributing to the students' learning. However, for there to be a
compensatory learning, and I need teachers, managers and others
education officials discuss and reflect on education and
importance of the playfulness involved. The Supervised Internship in teaching,
also carried out to continue that work presented
meaningful knowledge and experiences for future teaching practice. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13339 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-17T00:27:44Z |
|
dc.date.available |
2020-07-16 |
|
dc.date.available |
2020-07-17T00:27:44Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática- ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Lúdico |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics - elementary school |
pt_BR |
dc.subject |
Math learning |
pt_BR |
dc.subject |
Ludic |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
XAVIER, Fernanda de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Mathematics: working with the playful in the early years of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
XAVIER, Fernanda de Sousa. Matemática: trabalhando com o lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental. 2010. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |