dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, D. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A presente monografia apresenta a importância de trabalhar a Educação Ambiental nas series
iniciais do Ensino Fundamental I com o objetivo de pesquisar o que os discentes entendem
por Meio Ambiente e quais os problemas que afetam a natureza. A mesma aborda as praticas
desenvolvidas pelos educadores e as dificuldades encontradas durante o desenvolvimento do
objeto de estudo, quando relacionava com os conteúdos programados. Esta pesquisa ainda
aborda as experiências adquiridas durante o Estagio Supervisionado em Docência, onde foi
trabalhado a Educação Ambiental durante todo esse período, contribuindo para o processo de
ensino aprendizagem, e uma pesquisa com abordagem qualitativa, que utilizou como
instrumentos de coleta de dados, entrevistas, observação e fontes documentais como: portfolio
e diário de campo elaborado durante o estagio. Assim conclui-se que para a continuidade
deste trabalho e necessário que as escolas e educadores tomem consciência da importância de
trabalhar Educação Ambiental em todas as disciplinas como uma possibilidade de
conscientizar os discentes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A preservação da natureza nas séries iniciais. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010-12 |
|
dc.description.abstract |
This monograph presents the importance of working with Environmental Education in the series
of Elementary School I in order to research what students understand
by Environment and what problems affect nature. It addresses the practices
developed by educators and the difficulties encountered during the development of the
object of study, when related to the programmed contents. This research
addresses the experiences acquired during the Supervised Teaching Internship, where
Environmental Education worked throughout this period, contributing to the process of
teaching learning, and a research with a qualitative approach, which used as
instruments for data collection, interviews, observation and documentary sources such as: portfolio
and field diary prepared during the internship. Thus it is concluded that for the continuity
this work and it is necessary that schools and educators become aware of the importance of
to work on Environmental Education in all subjects as a possibility of
make students aware. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13340 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-17T09:09:41Z |
|
dc.date.available |
2020-07-17 |
|
dc.date.available |
2020-07-17T09:09:41Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Meio ambiente |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Natureza-preservação |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Environment |
pt_BR |
dc.subject |
Child education |
pt_BR |
dc.subject |
Nature-preservation |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOARES, Cristiana Pereira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The preservation of nature in the initial series. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOARES, Cristiana Pereira. A preservação da natureza nas séries iniciais. 2010. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |