DSpace/Manakin Repository

A preservação da natureza nas séries iniciais.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, D. S. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 pt_BR
dc.description.resumo A presente monografia apresenta a importância de trabalhar a Educação Ambiental nas series iniciais do Ensino Fundamental I com o objetivo de pesquisar o que os discentes entendem por Meio Ambiente e quais os problemas que afetam a natureza. A mesma aborda as praticas desenvolvidas pelos educadores e as dificuldades encontradas durante o desenvolvimento do objeto de estudo, quando relacionava com os conteúdos programados. Esta pesquisa ainda aborda as experiências adquiridas durante o Estagio Supervisionado em Docência, onde foi trabalhado a Educação Ambiental durante todo esse período, contribuindo para o processo de ensino aprendizagem, e uma pesquisa com abordagem qualitativa, que utilizou como instrumentos de coleta de dados, entrevistas, observação e fontes documentais como: portfolio e diário de campo elaborado durante o estagio. Assim conclui-se que para a continuidade deste trabalho e necessário que as escolas e educadores tomem consciência da importância de trabalhar Educação Ambiental em todas as disciplinas como uma possibilidade de conscientizar os discentes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A preservação da natureza nas séries iniciais. pt_BR
dc.date.issued 2010-12
dc.description.abstract This monograph presents the importance of working with Environmental Education in the series of Elementary School I in order to research what students understand by Environment and what problems affect nature. It addresses the practices developed by educators and the difficulties encountered during the development of the object of study, when related to the programmed contents. This research addresses the experiences acquired during the Supervised Teaching Internship, where Environmental Education worked throughout this period, contributing to the process of teaching learning, and a research with a qualitative approach, which used as instruments for data collection, interviews, observation and documentary sources such as: portfolio and field diary prepared during the internship. Thus it is concluded that for the continuity this work and it is necessary that schools and educators become aware of the importance of to work on Environmental Education in all subjects as a possibility of make students aware. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13340
dc.date.accessioned 2020-07-17T09:09:41Z
dc.date.available 2020-07-17
dc.date.available 2020-07-17T09:09:41Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Natureza-preservação pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Environment pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Nature-preservation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOARES, Cristiana Pereira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The preservation of nature in the initial series. pt_BR
dc.identifier.citation SOARES, Cristiana Pereira. A preservação da natureza nas séries iniciais. 2010. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta