dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, D. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A Leitura se constitui como uma fonte inesgotável de conhecimento. Sua importância e de
extrema consagração no mundo escolar proporcionando variados benefícios a todos que se
dedicam a esta pratica da leitura ativa. A capacidade de ler e de importância tão singular na
vida de alguém, que sua experiência na aprendizagem da leitura sela seu destino em relação a
vida escolar. De acordo com a riqueza da temática, surgiu o interesse em investigar a
concepção dos alunos em relação a pratica da leitura na escola. Para desvendar essa
problemática propus realizar esse trabalho monográfico tendo como objetivo identificar a
compreensão e percepção dos alunos a respeito da leitura trabalhada em sala de aula. Numa
pesquisa que possui um perfil qualitativo, usei como método, para colher dados, a entrevista
com alunos do 5° ano da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental
Vitoria Bezerra, localizada no município de Cajazeiras - Paraíba. Para fundamentar essa
investigação tomei como referenda os textos de Martins (1994), Freire (1994), Zilberman
(1998), Kleiman (1999) entre outros. Ao termino da pesquisa, ficou constatado que a maioria
dos alunos gosta de ler e faz isso na escola. Na escola suas fontes de leituras são variadas:
além do livro didático, eles costumam ler revistas, jornais e fora da escola continuam a
praticar o exercício da leitura com variados portadores de textos. A concepção que os alunos
possuem da leitura e boa, demonstra que eles sabem e reconhecem os benefícios dessa
atividade. A realização deste trabalho de monografia veio oferecer subsídios para uma
formação mais efetiva e consciente da importância do professor em incentivar os alunos a
exercer atividades frequentes de leitura. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Leitura: a prática e a concepção dos alunos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010-12 |
|
dc.description.abstract |
Reading is an inexhaustible source of knowledge. Its importance and
extreme consecration in the school world providing varied benefits to all those
dedicated to this practice of active reading. The ability to read and of such singular importance in the
someone's life, that their experience in learning to read seals their destiny in relation to
school life. According to the richness of the theme, there was an interest in investigating the
conception of students in relation to the practice of reading at school. To unravel this
I proposed to carry out this monographic work with the objective of identifying the
students' understanding and perception about reading worked in the classroom. In
research that has a qualitative profile, I used as a method, to collect data, the interview
with 5th grade students from the Municipal School of Early Childhood Education and Elementary Education
Vitoria Bezerra, located in the municipality of Cajazeiras - Paraíba. To substantiate this
investigation I took as a reference the texts of Martins (1994), Freire (1994), Zilberman
(1998), Kleiman (1999) among others. At the end of the research, it was found that the majority
of students like to read and do it at school. At school, your reading sources are varied:
in addition to the textbook, they often read magazines, newspapers and outside school
practice reading with a variety of text holders. The conception that students
good reading skills, demonstrates that they know and recognize the benefits of this
activity. The accomplishment of this monograph work came to provide subsidies for a
more effective training and aware of the importance of the teacher in encouraging students to
exercise frequent reading activities. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13341 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-17T09:32:06Z |
|
dc.date.available |
2020-07-17 |
|
dc.date.available |
2020-07-17T09:32:06Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura concepção de alunos |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Reading conception of students |
pt_BR |
dc.subject |
Reading practice |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CARTAXO, Dayanna e Silva Paiva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading: students' practice and conception. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CARTAXO, Dayanna e Silva Paiva. Leitura: a prática e a concepção dos alunos. 2010. 35f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |