dc.creator.ID |
PAZ, E. O. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7881416580042884 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, D. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente estudo centra-se na abordagem do tema surdez, no intuito de promover uma
educação voltada a combater o preconceito no âmbito escolar e incentivar os educandos a
conviver com o outro respeitando como ser diferente. O estudo apresenta uma abordagem da
historicidade dos surdos, da educação inclusiva e as tendências educacionais sobre as
aprendizagens das crianças surdas. A educação inclusiva ao longo da historia teve uma
caminhada árdua até os dias atuais. A visão, em relação a pessoa surda, mudou muito ao
longo da historia da humanidade. O conhecimento de seus marcos legais e essencial para a
construção de uma visão ampla da educação das pessoas com deficiência. A inclusão escolar
dos surdos em escolas publicas tem a premissa de que e necessário reproduzir para o surdo as
mesmas condições em que o ouvinte adquire a língua oral. A discussão sobre a inclusão de
surdos no contexto educacional tem sido campo para inúmeras reflexões, as tendências que
foram adotadas ao longo da historia dos surdos, e que e preciso entender que não basta apenas
que o surdo frequente a escola, mas que seja atendido em suas necessidades. A referida
pesquisa foi realizada através das seguintes etapas: a coleta de dados, a observação e a analise
de dados. Foi realizada uma entrevista junto a 10% dos alunos da escola. Na analise quanti-qualitativo efetivada por meio de entrevista e observação identificou concepções relacionadas a educação inclusiva. O presente estudo revela que a maioria dos entrevistados concebe
educação inclusiva como a oportunidade de pessoas com deficiências serem incluídos nas
escolas regulares em todos os sentidos, desde a parte física da escola ate a pedagógica.
Admitem que a escola para ser inclusiva precisa de qualificação adequada para atender as
necessidades dos seus educandos. Entretanto, se faz necessárias ações, uma vez que a
educação inclusiva não sobrevive somente de teorias, ela e resultado de uma ação coletiva
dentro da instituição escolar. Nela, o educador vê os educandos com um novo olhar. Os
mesmos alunos demonstram ainda a necessidade de ampliação do conceito de educação
inclusiva, pois alguns ainda associam escola inclusiva com escola exclusiva para crianças com
necessidades educacionais especiais. Por fim, os discentes entrevistados consideram que a
escola inclusiva e aquela que trabalha com a diferença, primando pela interação, socialização
e superação dos preconceitos existentes com alunos que possuem deficiências. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Educação inclusiva: desenvolvimento e aprendizagens dos alunos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010-12 |
|
dc.description.abstract |
This study focuses on addressing the issue of deafness, in order to promote a
education aimed at combating prejudice in the school environment and encouraging students to
live with the other respecting how to be different. The study presents an approach to
historicity of the deaf, inclusive education and educational trends about
deaf children's learning. Inclusive education throughout history has had a
arduous walk to the present day. The view, in relation to the deaf person, changed a lot
throughout the history of mankind. Knowledge of its legal frameworks is essential for the
building a broad vision of education for people with disabilities. School inclusion
of deaf people in public schools has the premise that it is necessary to reproduce for the deaf the
same conditions in which the listener acquires the oral language. The discussion on the inclusion of
deaf in the educational context has been a field for numerous reflections, the trends that
adopted throughout the history of the deaf, and that it is necessary to understand that it is not enough to just
that the deaf go to school, but that they attend to their needs. The said
research was carried out through the following steps: data collection, observation and analysis
of data. An interview was conducted with 10% of the school's students. In the quantitative and qualitative analysis carried out through interviews and observation, he identified concepts related to inclusive education. The present study reveals that the majority of the interviewees
inclusive education as the opportunity for people with disabilities to be included in
regular schools in every way, from the physical part of the school to the pedagogical one.
They admit that the school to be inclusive needs adequate qualification to meet the needs of
needs of their students. However, actions are necessary, since the
inclusive education does not survive only on theories, it is the result of collective action
within the school institution. In it, the educator sees the students with a new look. The
same students also demonstrate the need to expand the concept of education
inclusive, as some still associate an inclusive school with an exclusive school for children with
special educational needs. Finally, the interviewed students consider that the
inclusive school and one that works with difference, striving for interaction, socialization
and overcoming existing prejudices with students who have disabilities. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13345 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-17T10:09:14Z |
|
dc.date.available |
2020-07-17 |
|
dc.date.available |
2020-07-17T10:09:14Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Surdez |
pt_BR |
dc.subject |
Escola pública |
pt_BR |
dc.subject |
Alunos surdos |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Deafness |
pt_BR |
dc.subject |
Public school |
pt_BR |
dc.subject |
Deaf students |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PAZ, Edna Oliveira da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Inclusive education: student development and learning. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PAZ, Edna Oliveira da. Educação inclusiva: desenvolvimento e aprendizagens dos alunos. . 2010. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |