dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Z. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta pesquisa monográfica surgiu da necessidade de um maior
aprofundamento teórico acerca do tema, assim como do intuito de mostrar que
e possível aprender brincando. O tema e interessante considerando que a
partir dos jogos e brincadeiras realizados em sala de aula e possível
direcionarmos para o processo ensino-aprendizagem de conteúdos
sistematizados, assim como poderá favorecer a leitura e a escrita fazendo com
que a criança obtenha sucesso, tanto na escola, quanto fora dela. Para
chegarmos a uma maior compreensão desta temática elaboramos o seguinte
questionamento: como o lúdico utilizado em sala de aula e percebido pelos
educandos no seu processo de aprendizagem escolar? Nossa hipótese e que
alguns professores não estão preparados para trabalhar a ludicidade no
processo de aprendizagem escolar dos educandos. Para responder a este
questionamento elaboramos os objetivos: analisar a compreensão de alunos do
3° ano do Ensino Fundamental I em relação a utilização de jogos e brincadeiras
em sala de aula e refletir a importância do lúdico a partir da compreensão dos
alunos e da literatura estudada. Esta monografia esta organizada em três
capítulos: primeiro o referencial teórico com uma reflexão voltada para a
importância do lúdico na escola na visão de autores como: Almeida (1995);
Benjamin (1984); Freire (1984); Moyles (2002), dentre outros. No segundo,
trazemos a relevância do tema para as atividades escolares, a relação
pesquisador e sujeito e os instrumentos para a coleta de dados: observação e
entrevista semiestruturada. No capitulo de analise, apresentamos a
compreensão de alunos acerca do lúdico e sua relação com a leitura e a escrita
sistematizada. Foi possível concluirmos, a partir das falas dos alunos, que o
trabalho com jogos e brincadeiras torna o processo ensino-aprendizagem
prazeroso e significativo para as crianças e para o professor e uma ferramenta
a mais para o desenvolvimento de atividades em sala de aula. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O lúdico na sala de aula. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.description.abstract |
This monographic research arose from the need for greater
theoretical deepening on the theme, as well as the intention to show that
it is possible to learn while playing. The topic is interesting considering that the
from the games and games performed in the classroom and possible
direct to the teaching-learning process of content
systematized, as well as being able to favor reading and writing by making
the child to succeed, both at school and outside. For
reach a greater understanding of this theme, we elaborate the following
questioning: how playful used in the classroom and perceived by
students in their school learning process? Our hypothesis is that
some teachers are not prepared to work playfulness in the
students' school learning process. To answer this
questioning we elaborated the objectives: to analyze the understanding of students
3rd year of Elementary School I in relation to the use of games and games
in the classroom and reflect the importance of playfulness from the understanding of
students and the studied literature. This monograph is organized in three
chapters: first the theoretical framework with a reflection focused on the
importance of play at school in the view of authors such as: Almeida (1995);
Benjamin (1984); Freire (1984); Moyles (2002), among others. In the second,
bring the relevance of the theme to school activities, the relationship
researcher and subject and the instruments for data collection: observation and
semi structured interview. In the analysis chapter, we present the
students' understanding of playfulness and its relationship with reading and writing
systematized. It was possible to conclude, from the students' statements, that the
work with games and play makes the teaching-learning process
pleasant and meaningful for children and the teacher and a tool
more for the development of activities in the classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13371 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-17T18:26:02Z |
|
dc.date.available |
2020-07-17 |
|
dc.date.available |
2020-07-17T18:26:02Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Lúdico |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem através de jogos |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos e brincadeiras |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Ludic |
pt_BR |
dc.subject |
Learning through games |
pt_BR |
dc.subject |
Games and games |
pt_BR |
dc.subject |
Child education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DUARTE, Francisca Macena. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The playful in the classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DUARTE, Francisca Macena. O lúdico na sala de aula. 2010. 30f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |